fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 

Os animais de São Carlos pedem socorro, saiba como você pode ajudar.

Escrito por  Jan 15, 2021

SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Carlos tem muitas coisas boas, obras e conquistas que podemos nos orgulhar, entretanto um assunto que já é antigo, ainda sim precisa melhorar e muito em nossa cidade, estamos falando da proteção ao animal.

Estamos em 2021, é verdade que em vários anos, São Carlos evoluiu muito com relação a proteção animal, e foi um trabalho de vários nomes envolvidos, iremos citar a ex-vereadora Laide Simões, que após vários anos lutando por esta causa na Câmara Municipal, não estará no pleito nestes 4 anos, nem por isso, os animais devem se preocupar, pois terão uma representando excelente, que daremos mais detalhes daqui a pouco.

A Rádio Sanca no ano de 2020 foi até São Paulo e conversou com o Deputado Estadual Bruno Ganem, porém por falta de interesse do Poder Público e do legislativo da época, não foi possível trazer um hospital público para animais. Hoje se você tem um problema com seu animal de estimação, você tem que leva-lo em um veterinário particular onde muitas vezes a despesa e muito alta e muitas pessoas não tem a condição de tratar, neste momento acontece o abandono do animal, que muitas vezes morre ou se recupera e passa a viver nas ruas sem amparo nenhum.

O intuito desta matéria é fazer com que as autoridades do município se importem mais com a causa animal, desta forma iremos citar em tópicos o que falta em São Carlos com relação a proteção e cuidado dos animais.

 

• SAMU ANIMAL

• DELEGACIA DE PROTEÇÃO ANIMAL

• HOSPITAL PÚBLICO ANIMAL

 

SAMU ANIMAL - O Samu animal nada mais é do que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos de rua em situação de alto risco. Ele existe em diversas cidades do Brasil, como Campinas, Osasco, Pouso Alegre (MG), Pernambuco (RE), Florianópolis (RS), Cachoeirinha (RS), entre outras.

 

DELEGACIA DE PROTEÇÃO ANIMAL - A delegacia animal tem a função de receber denúncias de qualquer tipo de abuso, crueldade e maus tratos contra os animais e os acusados do crime de maus-tratos a animais podem sofrer detenção de três meses a um ano, além de multa. Hoje existem 3 delegacias de proteção animal no Estado de São Paulo, a mais próxima fica em Ribeirão Preto.

 

HOSPITAL PÚBLICO ANIMAL - Os hospitais públicos animais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação aos animais. No total são oito especialidades: clínica geral, oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia. Existem 5 hospitais públicos para animais na grande São Paulo e um em Mogi das Cruzes.

 

Este ano de 2021 a Câmara Municipal de São Carlos teve diversas renovações. Uma delas foi a professora Neusa Golineli, que além de atuar na educação, no esporte, ela também é uma das grandes protetoras animais que existem em nossa cidade, porém, que poucos conhecem justamente pela pouca atenção que esse assunto recebe. A Professora Neusa com toda certeza irá lutar com muita garra pelos animais que são indefesos, e que precisam de ajuda. No município existem outras pessoas que também lutam pela causa, como Guilherme Marrara, a própria Laide que cuida da Uipa, que recebe animais em situação de rua, entretanto, São Carlos precisa urgentemente de serviços especializados e com o suporte necessário. Os protetores animais muitas vezes tiram do bolso para poder cuidar desses animais quando poderiam ser auxiliados pelo SAMU animal, hospital público animal e até mesmo pela delegacia animal.

O município atualmente tem um departamento de proteção animal, entretanto a demanda é muito grande e muitas vezes é impossível que este departamento de conta de buscar animais abandonados, e ainda cuidar de suas obrigações como canil municipal e posto zootécnico.

A Rádio Sanca mais uma vez lembra que o intuito desta matéria é pedir encarecidamente que os órgãos competentes do município possam abraçar a causa, lutar para criar esses órgãos em nossa cidade e cuidar destes animais que precisam da ajuda de todos.

Queremos também pedir as pessoas que não abandonem os animais, quando você decidir adotar um animal, o adote de verdade, não faça como algumas pessoas que deixam seus cachorros para fora de casa, na rua, com fome, cede, muitas vezes na chuva e tendo que ser cuidado por outras pessoas, sendo que o lar dele deveria ser a sua casa. Tenha compaixão com os animais, não os maltrate e nem os abandone!

Segundo o artigo 32º da lei Federal nº 9.605/98, “Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena: detenção de três meses a um ano e multa
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Assim como no artigo 23º da Lei Municipal 13.209/03 estabelece que “É proibido soltar ou abandonar animais em vias e logradouros públicos”.
Portanto, fique de olho! Ao ver um fato que possa ser caracterizado como abandono, faça uma análise rápida: verifique se existem outras pessoas que presenciaram o fato e que podem testemunhar; anote, se for o caso, a placa do veículo e também o local, dia e hora exatos da ocorrência. Por fim, DENUNCIE!

Última modificação em Sexta, 15 Janeiro 2021 14:30
Rodrigo Stein

Vendedor e Jornalista.
Ajudo a compor as materias e deixar a rádio sanca mais conhecida positivamente na cidade

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/rodrigo-stein
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28

Comércio e Serviços em Geral