Serão quase R$ 5 milhões que virão de financiamento com recursos do FGTS; proposta foi apresentada pela autarquia ao Governo Federal em novembro de 2023.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) irá construir um poço tubular profundo com capacidade para produzir 200 metros cúbicos por hora de água no Centro de Reservação e Distribuição do Parque Industrial. A verba de R$ 4.887.263,40 será destinada pelo Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, dentro do Eixo ‘Água para Todos/Subeixo Abastecimento Urbano’, conforme anúncio divulgado por portaria do Ministério das Cidades no último dia 26 de julho de 2024.
O centro de reservação e distribuição do bairro Parque Industrial possui um sistema composto por reservatório apoiado, reservatório elevado, casa de bombas e demais instalações elétricas e hidráulicas. O local já está em operação, porém o abastecimento dos reservatórios é realizado pelo poço em operação localizado no bairro Jardim Jockey Club, distante aproximadamente 2.0 km deste local em lado oposto à Rodovia Washington Luiz.
Com o crescimento populacional, a vazão produzida pelo poço do bairro Jockey Club está sendo insuficiente para atender a região, causando constantes problemas de abastecimento. A implantação do poço com capacidade de 200 m³/h atenderá a atual demanda resolvendo os problemas de desabastecimento registrados, promovendo a universalização do abastecimento de água urbano no município.
PARCERIA SAAE E DAEE - O pedido de recursos ao Governo Federal, feito exclusivamente pela autarquia em novembro de 2023, reforça que o projeto foi bem elaborado e com justificativa social determinante para ser contemplado na seleção entre as destinações de recursos via PAC. O projeto foi elaborado pelo SAAE em parceria com o DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, órgão do Governo Estadual Paulista, que será responsável pela autorização da perfuração do poço.
Com a implantação da obra, na Rua Ernestino Block, s/n, no Parque Industrial, haverá um aumento de 50% na oferta de água, beneficiará 4000 ligações diretas e 6000 indiretas, o que corresponde, em média, a 30.000 pessoas, cerca de 10.000 famílias. Vale lembrar que o grande objetivo dessa obra é desafogar o Jockey Clube e interligar esse Centro de Produção ao Centro de Produção e Reservação do grande Santa Felícia.
O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, salientou que esta é mais uma nova e grande notícia para São Carlos, fruto do trabalho da administração do prefeito Airton Garcia. E reclamou das fake news que têm sido veiculadas acerca disso. “É lamentável que neste período haja a ação de oportunistas creditando para si essa conquista. Nós tivemos a ideia, nós elaboramos o projeto em parceria com o DAEE, nós enviamos a solicitação ao Governo Federal e, claro, nós estamos acompanhando todas as etapas, passo a passo. Como presidente do SAAE, não posso e nem devo admitir que pessoas e grupos que nada fizeram busquem enganar a população sobre a autoria dessa conquista. Portanto, reafirmo e repito: ela é exclusivamente dos servidores públicos da Prefeitura e do SAAE na atual gestão”.