fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Saae mantém sob controle vazamento e desperdício de água, com ajuda de geofone

Saae mantém sob controle vazamento e desperdício de água, com ajuda de geofone

Escrito por  Jun 30, 2023

Equipamento funciona como ‘estetoscópio’ para descobrir fendas ou fissuras na rede subterrânea; população também pode colaborar.


SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE), através do 0800 300-1520, recebeu várias reclamações de falta de água do Núcleo Residencial Silvio Vilari nesta quinta-feira, 29/06. Equipes foram até o local e rapidamente descobriram o motivo: era um vazamento subterrâneo na rede de água na Rua Francisco Marmorato. E esta descoberta só foi possível porque, mais uma vez, o SAAE colocou em operação o geofone, detector eletrônico acústico de vazamentos constituído de amplificador, sensores de ruídos e fones de ouvido. O equipamento eletrônico ajuda com mais precisão a detectar vazamentos de água através do áudio. É uma espécie de ‘estetoscópio’ que consegue captar o barulho da água vazada de forma subterrânea. 
 

VANTAGENS - O procedimento é simples: a cada 50 cm no curso da rede de água é feita uma escuta com o geofone, até identificar o local onde o ruído é maior, sinalizando, dessa forma, o lugar exato do vazamento. Outras vantagens:  esse equipamento permite menor abertura de buraco com a máquina retroescavadeira, suja menos a rua ou avenida, interdita o trânsito em tempo mais reduzido e, portanto, causa menos transtornos a moradores, pedestres e motoristas. Além desses benefícios, é uma atividade de prevenção adotada pelo SAAE que, principalmente, diminui bastante a ocorrência de futuras e grandes perdas para o usuário e para a autarquia também.
 

ORIENTAÇÃO - Lauriberto Corcci (Mola), Gerente de Obras e Saneamento do SAAE, revela que, em média, por semana, o uso dessa tecnologia consegue detectar 15 vazamentos não visíveis nas vias. “Estamos trabalhando com dois geofones para identificar e resolver os problemas externos, na rua. Nesses casos, o SAAE pode ser acionado pelo 0800 300-1520 para detecção e reparo.  Mas é importante que a população também colabore e faça uma boa inspeção dentro de casa, para descobrir os possíveis vazamentos internos. A dica é: feche todas as torneiras e veja se o hidrômetro está parado. Se ele continuar girando, é sinal de que pode haver um vazamento na cozinha, no banheiro, na garagem, no quintal, etc.” Vale ressaltar que nesta situação é o morador quem deve procurar um profissional para o conserto.
O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, disse que os dois equipamentos de geofone usados têm ajudado bastante a controlar as perdas. “Dentro de nosso orçamento, e de nossas demandas urgentes, vamos analisar a chance de aquisição de novos geofones e montagem de mais equipes treinadas para a ampliação dessa atividade que detecta os vazamentos na origem e fase inicial, evita prejuízos e garante economia para o usuário e para o SAAE”.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.