SÃO CARLOS/SP - Chegou ao nosso conhecimento que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos está como diria na linguagem popular, na "UTI", afirmamos isso pois alguns funcionários procuraram a Rádio Sanca e nos informaram que a situação é desesperadora.
Para se ter uma ideia, hoje o SAMU tem 5 Unidades de Suporte Básica (USB) e 2 Unidades de Suporte Avançado (USA), entretanto a USA 400 que é a unidade utilizada no dia-a-dia para socorro urgente está com problemas técnicos, e foi para a oficina. Fomos informados ainda que apesar do ótimo estado de conservação, ela é um veículo velho, com muita quilometragem, então mesmo com manutenção recorrente tende a falhar. Já a USA 500, que é justamente a reserva da USA 400 está batida, pois ocorreu um acidente no qual envolveu a ambulância, ou seja, de modo improvisado, para a cidade não ficar sem uma Unidade de Suporte Avançado, recorreram a USB 286 para fazer uma adaptação e funcionar de forma improvisada e muito limitada como uma Unidade de Suporte Avançada.
Neste momento São Carlos está com 4 Unidades de Suporte Básico e 1 Unidade de Suporte Avançado totalmente improvisada, o que é insuficiente para atender uma cidade com 250 mil habitantes, onde acidentes de trânsito ocorrem diariamente, e ainda o SAMU atende além de São Carlos, também os distritos de Santa Eudóxia e Água Vermelha, fora a região.
O que auxilia e muito a equipe do SAMU é a motolancia, que chega primeiro nas ocorrências e muitas vezes cancelam a ida de ambulâncias quando a ocorrência não é muito grave ou o socorro é ignorado pela própria vítima, entretanto, a os técnicos que trabalham na motolancia também estão necessitando de atenção, pois hoje existem apenas 2 técnicos que revezam entre eles, quando o necessário seriam uma equipe de 2 técnicos por plantão, pois as motolancias deveriam andar em dupla e hoje em São Carlos, eles andam sozinhos, sem apoio.
Outro problema enfrentado pelo SAMU é com relação ao Centro de Controle Operacional do SAMU (CCO), que hoje está com estrutura totalmente precária, antiga, necessitando urgente de uma revitalização e modernização, uma vez que é essencial para a prestação do socorro de toda população.
Fora tudo que citamos, a equipe ainda nos informou que as ambulâncias são constantemente usadas para fazer a remoção de pacientes com COVID-19 do Ginásio Milton Olaio Filho, para a Santa Casa, praticamente o dia todo, o que diminui ainda mais o número de ambulâncias que ficam disponíveis para atender acidentes e outras ocorrências.
Os funcionários do SAMU que conversaram com a reportagem da Radio Sanca, informaram que hoje se sentem desmotivados, pois antigamente eles recebiam prêmios e bonificações, mas isso foi tirado, o que os desmotivam, e ainda com a pandemia, ficam emocionalmente e fisicamente sobrecarregados, sem nenhum tipo de reconhecimento.
A Radio Sanca lembra os leitores que a muito tempo nossa equipe vem pedindo e informando a todos que a cidade necessita com urgência de uma USA 0 km, para atender com mais eficiência e suprir a necessidade em casos de grave acidente, porém até o momento, esse pedido foi ignorado, e mais do que nunca é necessário que algo seja feito!
Procuramos a Prefeitura e fomos informados através de nota enviada pela Secretaria de Comunicação o seguinte:
"Todas as viaturas do Samu passam por manutenção preventiva e tem prioridade na entregas desses veículos, existe uma empresa contrata que realiza essa manutenção.
Quanto a renovação da frota existe um planejamento que depende de recursos para troca desses veículos."
A equipe do SAMU procurou a Radio Sanca para que esse pedido chegue até as autoridades, ou seja, senhores vereadores, prefeitura e quem puder ajudar, pois a vida de muitos São-Carleses foram salvas graças ao SAMU, que hoje também precisa ser salvo, precisa de ajuda, e os profissionais nada mais pedem, do que condições dignas para poder continuar salvando a vida de quem mais precisa!