Mais de 10 mil pontos da iluminação pública da cidade serão substituídos por luzes de LED
Atendendo uma solicitação do prefeito Airton Garcia, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), anunciou na manhã desta terça-feira (26/01), no paço municipal, o investimento de R$ 8 milhões para a modernização da iluminação pública com luzes de LED ((light-emitting diode). O anúncio foi feito durante uma reunião do consultor de negócios da CPFL, Júlio Cesar de Oliveira e do analista de projetos da companhia, Giuliano Bolognese Archilli junto ao Prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito Edson Ferraz, do secretário Municipal de Serviços Públicos, Mariel Olmo e do secretário de Esportes e Cultura, João Muller.
Sem custo algum para o município, 10.130 pontos de iluminação pública serão substituídos pela nova tecnologia de LED, que corresponde um terço de toda a iluminação pública da cidade. Durante a apresentação do projeto no paço municipal, o consultor da CPFL, Júlio Cesar de Oliveira, lembrou que a substituição das lâmpadas, que variam com a potência de 70 a 115 watts, além de melhorar a iluminação, irá gerar uma economia de 60% no consumo de energia. “Já temos um projeto inicial dos lugares que irão receber a nova iluminação de LED. Além da economia, também temos a questão da modernização do todo o sistema de iluminação da cidade”.
Previsto para o início do mês de fevereiro, o trabalho de substituição da iluminação pública será realizado pela V.A. Engenharia, empresa contratada pela própria CPFL. Ao todo, seis equipes irão revezar os trabalhos em dois turnos, diurno e noturno, com prazo de conclusão estipulado para 6 meses. Para essa primeira etapa, a Secretaria de Serviços Públicos já indicou os locais que devem receber a nova tecnologia de iluminação. “Já temos um projeto das avenidas e ruas que irão receber as lâmpadas de LED, nosso próximo passo é apresentar para a companhia o cronograma para o desenvolvimento do trabalho. A ideia da Prefeitura, é futuramente levar a iluminação a base de LED para toda a cidade”, enfatizou o secretário Mariel Olmo.
O prefeito Airton Garcia lembrou que além da economia, a nova tecnologia trará menos problemas para o município, já que as lâmpadas de LED têm maior tempo de duração com uma vida útil de até 15 anos. “É um ganho muito grande, pois se melhora a iluminação e gera economia, toda a população de São Carlos ganha com isso”, enfatizou o prefeito, que também lembrou que há anos a cidade não conquistava um investimento desse porte em iluminação pública, sem custo algum para o município.
O vice-prefeito Edson Ferraz acrescentou que o novo investimento em iluminação com lâmpadas de LED, vai ao encontro do que a Prefeitura busca, que é modernizar a cidade. “Um investimento de R$ 8 milhões mostra a grandeza da CPFL e o comprometimento do prefeito Airton Garcia para que esse investimento se tornasse realidade. Além do ganho da iluminação pública e da economia gerada, uma boa iluminação também traz mais segurança para a cidade”, concluiu Ferraz.