SÃO CARLOS/SP - Na última segunda (21), a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, em conjunto com o Conselho Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM), realizou uma etapa preparatória à 7ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que ocorrerá no dia 31 deste mês.
A presidenta da Frente, a vereadora Raquel Auxiliadora, explicou que a iniciativa partiu da reunião de fevereiro da Frente Parlamentar. “No mês passado, nos propusemos, enquanto Frente, a analisar todas as deliberações das seis Conferências Municipais anteriores. Além de analisar nossas conquistas, nosso principal objetivo era estudar as reivindicações históricas do movimento de mulheres na cidade de São Carlos.”
Após apresentação organizada pelo CMDM, constatou-se a reivindicação de abertura do Centro de Referência da Mulher (CRM) em todas as Conferências, desde a primeira em 2004. Sobre isso, comenta Raquel, "o CRM é um equipamento público de acolhimento para mulheres em situação de risco, com atendimento e direcionamento personalizado.”
Raquel continua, “implantei o CRM em 2007 enquanto gestora de políticas públicas para mulheres no governo Newton Lima (PT). Em 2016, foi fechado pelo governo Altomani (PSDB) e desde então, sua reabertura é pauta prioritária do movimento de mulheres da cidade.”
E conclui, “em 2021, nosso mandato aprovou emenda à Lei Orgânica do Município para destinar verba à reabertura do CRM, articulação que só foi possível graças ao acúmulo da luta das mulheres são-carlenses.”
A mobilização das mulheres é essencial para que suas reivindicações sejam atendidas de acordo com Raquel. Por isso, a vereadora ressalta a importância da participação na 7ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres no dia 31 de março, com inscrições pelo site da Prefeitura Municipal entre os dias 23 e 27 de março de 2022.