“São 21 pacientes que não podem contar com o serviço de transporte para o tratamento, a falta dessa assistência pode custar vidas”.
SÃO CARLOS/SP - Vereador Elton Carvalho (Republicanos) participou de uma reunião, na terça-feira, 05, com o prefeito Airton Garcia, onde estiveram presentes o secretário de Governo, Edson Fermiano, a secretária da Saúde, Jôra Porfírio, o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Gustavo Curvelo, e a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Hospitalar, Lindiamara Soares, para pedir solução sobre a falta de transporte de pacientes para o tratamento de hemodiálise em São Carlos.
Após receber uma denúncia sobre a falta de transporte para os pacientes dialisados fazerem tratamento, o parlamentar apurou que atualmente existem 21 pacientes que não podem contar com a oferta deste serviço e informações sobre o registro de faltas/ausências nas sessões de hemodiálise em decorrência da falta de transporte.
Em geral, os pacientes com doença renal crônica fazem hemodiálise três ou quatro vezes por semana, ou até mesmo diariamente dependendo da situação clínica do paciente, a cada sessão que não é realizada aumenta o risco do paciente apresentar problemas cardíacos, derrames, edema pulmonar e, consequentemente, o risco de morte por conta do acúmulo de líquido e toxinas no sangue.
“O tratamento de hemodiálise, que ocorre em média de duas a três vezes por semana, causa uma série de reações no paciente. Muitos apresentam problemas de locomoção e saem ainda mais debilitados do procedimento. Por isso, ampliar a capacidade do serviço urgentemente e garantir o transporte é essencial para a continuidade e o sucesso do tratamento. Viemos pedir soluções e garantir a oferta de transporte para esses pacientes” enfatizou Elton Carvalho.
Como fechamento da reunião, houve consenso positivo entre a Secretaria Municipal de Saúde, com aval do Prefeito Airton Garcia, do secretário de Governo, Edson Fermiano, e do parlamentar.
“Apresentamos uma solução temporária que será implantada de imediato: a gratuidade do transporte público para os pacientes irem até a hemodiálise e adequação dos itinerários e horários do Serviço Integrado de Transporte Sanitário para garantir o retorno dos pacientes após o tratamento. Imediatamente também, iremos iniciar os trâmites necessários para um remanejamento orçamentário a fim de viabilizar a compra de uma van adequada para solucionar esse transporte” concluiu a secretária de Saúde, Jôra Porfírio.