fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Lei de Marquinho Amaral nomeia biblioteca da EMEB Janete Maria Martinelli Lia em homenagem a Vera Regina Casari Boccato

Escrito por  Set 23, 2021

SÃO CARLOS/SP - Foi publicada no Diário Oficial a Lei Municipal nº 20149/2021, de iniciativa do vereador Marquinho Amaral, que oficializou o nome de Professora Vera Regina Casari Boccato à Biblioteca Municipal anexa à escola municipal de educação básica (EMEB) Janete Maria Martinelli Lia, localizada no bairro Jardim Pacaembu.

Vera Regina Casari Boccato (1958-2013) foi docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar e foi bibliotecária da Universidade de São Paulo (USP) por 27 anos.

Concluiu Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Marília, em 2009 e 2005, respectivamente, com o tema Avaliação de linguagens documentárias alfabéticas .

Cursou especialização em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Álvares Penteado (1991) e em Sistemas Automatizados de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCamp (1994).

Além da graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), concluiu a graduação em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Atuou como Membro do Grupo de Construção e Gestão do Vocabulário Controlado USP do Banco de Dados Bibliográficos da USP DEDALUS, durante o período de 1993 a 2006.

Possui vasta produção científica em artigos de periódicos, trabalhos em anais de eventos, livros, entre outros, na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia.

Foi parecerista ad hoc de revistas científicas em Ciência da Informação, membro de Comitê Científico de periódico multidisciplinar e membro de Comissões Científicas de eventos nacionais. Além disso, foi membro da International Society of Knowledge Organization - ISKO e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB.

Foi a grande idealizadora do Programa de Educação Tutorial (PET) para o Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, quarto grupo PET de Biblioteconomia do Brasil e o primeiro Grupo Pet da área de Ciências Humanas e Sociais da UFSCar.

Continua depois da publicidade

JUSTA HOMENAGEM - O vereador Marquinho Amaral destacou que a nomeação reconhece o excelente trabalho desenvolvido por Vera Regina Casari Boccato, que durante toda sua vida, com persistência e comprometimento, contribuiu para o desenvolvimento da área de Ciência da Informação e Biblioteconomia, ficando seu nome permanentemente memorizado como exemplo para as futuras gerações.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.