SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso (MDB), parabenizou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16), os quatro são-carlenses nomeados pelo presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, para a equipe de transição do Governo Federal.
“É digno de registro termos quatro pessoas de São Carlos nomeadas para a transição do novo governo federal. Desejo toda a sorte para eles e para o futuro governo brasileiro”, frisou Roselei.
Jacqueline Sinhoretto, Sílvio Crestana, Glaucius Oliva e Thiago Thobias tiveram os nomes anunciados pelo coordenador da equipe de transição, o vice presidente eleito, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira.
Jacqueline Sinhoretto, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), irá compor o grupo que se dedicará à transição das áreas de Justiça e Segurança Pública. Ela atua em temas como administração institucional de conflitos, acesso à justiça, violência, segurança pública, sistema de justiça, prisões, controle estatal do crime, entre outros.
Ex-presidente nacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana integrará a área de Agricultura na transição de governo. Silvio, que também presidiu a Embrapa Instrumentação de São Carlos, é graduado em física com doutorado em física aplicada a solos, tem mais de 200 projetos assinados e orientou mais de 30 pesquisadores de mestrado e doutorado.
Glaucius Oliva foi nomeado para grupo ligado à Ciência e Tecnologia. Ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é professor do instituto de física da USP São Carlos, especialista em pesquisas em biologia estrutural e química medicinal aplicadas ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com ênfase em doenças infecciosas endêmicas brasileiras.
Já o advogado Thiago Thobias integrará a área da Igualdade Racial. Mestre em gestão pública e política, militante do movimento negro é secretário executivo do Comitê de Diversidade e Inclusão da Fundação Getúlio Vargas, foi Diretor de Políticas de Educação do Campo Indígena e Relações Étnico-raciais (2013-2015) do Ministério da Educação e assistente legislativo no Congresso Nacional (2008-2012).
Roselei Françoso disse ainda que do total de indicados para a transição de governo, quatro serem de São Carlos, ligados a temas tão importantes como Justiça, Segurança Pública, Ciência e Tecnologia e Igualdade Racial, é motivo de comemoração.
“São Carlos está presente na transição de governo e tenho certeza que ajudará o nome governo eleito a melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destacou.