SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos e a Associação de Arquivistas de São Paulo (AR2-SP), entregam no próximo dia 03 de outubro, às 15h, no auditório do Paço Municipal, o certificado de conclusão do Curso Introdutório a Arquivologia para 110 servidores municipais.
Nessa primeira etapa o curso foi realizado de forma online e teve a duração de 02 meses no período de 24/06 a 28/08. A capacitação teve como objetivo apresentar aos alunos uma visão geral da Arquivologia e padronizar seus conceitos.
De acordo com a Fundação Pró-Memória para que possa ser iniciado os trabalhos do Arquivo Público Municipal de São Carlos, determinado pelo Decreto Municipal de nº 540/2019, foi contratada a Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP que dará apoio técnico na questão de Gestão de Documentos e Patrimônio Arquivístico para as secretarias da Prefeitura, para as fundações e autarquias municipais, bem como para a Câmara Municipal.
O apoio técnico será de 12 meses e prevê a realização de um diagnóstico em todas as secretarias municipais e autarquias e oferecer capacitação para servidores das unidades da administração municipal, direta e indireta, preferencialmente selecionados como membros da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA). A Comissão foi nomeada por meio do Decreto 603/2023.
A área da Arquivologia corresponde ao processo de gestão de documentos e arquivos com os avanços das tecnologias de armazenamento e organização de dados, conhecimentos a respeito de princípios e técnicas de arquivamento, conservação, manutenção e organização de documentos e arquivos, independente do seu formato.