fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Campanha “Outubro Rosa Pet” é lançada em São Carlos

Campanha “Outubro Rosa Pet” é lançada em São Carlos

Escrito por  Out 11, 2021

SÃO CARLOS/SP - Através de uma iniciativa pioneira entre CEDIMVET, veterinários oncologistas de São Carlos, Prefeitura, UNICEP e Espaço Animal, acaba de ser lançada em São Carlos a Campanha “Outubro Rosa Pet”, visando prevenir e orientar a população sobre o câncer de mama em animais domésticos e as principais formas de tratamento.

O evento será realizado no próximo dia 23, das 9h às 12h, na FESC, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

De acordo com o sócio proprietário da CEDIMVET, Odair Confella Jr, a ideia para essa campanha surgiu para mostrar que, por mais surpreendente que pareça, a incidência de câncer de mama entre os pets é muito maior do que nas mulheres. “Um levantamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária mostra que o câncer de mama atinge cerca de 45% das fêmeas caninas e 30% das fêmeas felinas”, aponta.

Carlos Confella Jr explica que inicialmente convocou os veterinários oncologistas de São Carlos e juntos, optaram por desenvolver uma ação de conscientização. “Estamos convidando as pessoas que têm animais de estimação a comparecerem à FESC no dia 23, no período da manhã, e se inteirar desse problema que é tão comum, mas é tão pouco falado. No local, elas poderão conversar e esclarecer as dúvidas com veterinários especializados no assunto”, finaliza o sócio-próprietário da CEDIMVET.

Continua depois da publicidade

A veterinária oncologista, Silvana Alvares de Oliveira, afirma que o câncer de mama é especialmente comum em fêmeas não castradas. “A castração reduz em mais de 99% o risco nas cadelas e em 91% nas gatas. Tutores que optam por realizar a castração devem fazê-lo antes do primeiro cio, entre o quinto e sexto mês de vida da fêmea”, alerta.

Por fim, Silvana Oliveira salienta que animais de todas as raças estão sujeitos a desenvolver esse câncer, sobretudo os que têm mais de 5 anos de idade. “Assim como nos humanos, o câncer de mama também pode ocorrer os machos, embora seja menos comum. Cadelas que desenvolveram gravidez psicológica, fêmeas que ingeriram anticoncepcionais ou vacinas anti-cio também são mais propensas a desenvolver a doença, assim como os pets com sobrepeso”, conclui a veterinária oncológica.

 

Campanha “Outubro Rosa Pet”

Idealizador: CEDIMVET

Apoiadores: Veterinários oncologistas do município (Anneliese Baetz Buzatto, Silvana Alvares de Oliveira e Filliphe Santos Barrose), Prefeitura, UNICEP e Espaço Animal.

Data: 23 de outubro de 2021 (sábado)

Horário: das 09h às 12h

Local: FESC (Rua São Sebastião, 2828, Vila Nery)

Objetivo: Prevenir e orientar a população sobre o câncer de mama em pets e suas principais consequências

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31