SÃO CARLOS/SP - Na tentativa de se adequar ao novo cenário imposto pela pandemia, empresas de diferentes tamanhos e segmentos precisaram se digitalizar para minimizar o impacto das medidas adotadas para contenção da covid-19. Segundo Relatório da Socialbakers, uma das maiores plataformas de monitoramento em redes sociais do mundo, no primeiro semestre de 2021, os investimentos em anúncios no Facebook e no Instagram cresceram 60% quando comparado ao ano anterior, reforçando como as ferramentas digitais ganharam ainda mais força, principalmente para os negócios, por terem grande adesão de públicos cada vez mais conectados.
José Teixeira da Silva Junior, docente da área de tecnologia da informação do Senac São Carlos, explica que ferramentas digitais podem ser quaisquer dispositivos com componentes eletrônicos capazes de ajudar no desenvolvimento das atividades do dia a dia, inclusive para gerir ou dar visibilidade aos negócios.
“Por exemplo, profissionais da área do marketing podem utilizar a gestão do tráfego, quando são realizados anúncios a públicos direcionados e segmentados, para atingir o nicho desejado. Já no segmento de solução e negócios, a aplicação é voltada para o mapeamento e administração, com o uso de plataformas como o Google Meu Negócio ou o Google Trends. E na área de comunicação, elas abrangem as redes sociais, pois são uma maneira de ligar a empresa ao cliente, como WhatsApp, Facebook e Instagram”, explica.
Para que o uso dessas ferramentas seja efetivo e traga o retorno desejado, sua aplicação deve ser planejada e direcionada de maneira estratégica. Nesse contexto, possuir conhecimento e estar apto a explorá-las exige qualificação, atenção e organização. O docente orienta que dominar o sistema operacional de trabalho e produzir conteúdos atrativos, que incluam fotos e vídeos com layout diferenciado e público-alvo definido, são maneiras de se destacar.
“Para os profissionais que atuam ou desejam iniciar uma atividade em marketing digital fazendo uso de ferramentas digitais, é importante identificar com qual público irá se relacionar, o que ele deseja, como se comporta, suas escolhas e até mesmo como a concorrência se posiciona. É importante definir o nicho de mercado, não adianta oferecer variedade, se isso não for estratégico”, pontua o docente do Senac.
O ambiente on-line, aliado às ferramentas tecnológicas, é um mundo de muitas possibilidades. Por isso, atuar nesse ramo requer conhecimento, planejamento e a escolha correta dos canais que atenderão as expectativas do mercado. Algumas dicas, segundo José, são avaliar o cenário, pesquisar tendências e se capacitar.
Investindo em conhecimento
O Senac São Carlos possui um amplo portfólio de temas que auxiliam no aprimoramento de práticas e conteúdos sobre marketing digital e suas ferramentas. Para saber mais, acesse www.sp.senac.br/senac-sao-carlos. A instituição está também com a campanha Cursos Técnicos por R$ 99 mensais, desenvolvida para reforçar que aprendizado técnico pode ser o caminho ideal para quem busca uma oportunidade de traçar novas rotas na carreira, especializar-se em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.
Serviço:
Senac São Carlos
Local: Rua Episcopal, 700 – centro, São Carlos/SP
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos
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