fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Santa Casa discute com vereadores e DRS solução para sobrecarga de Neurocirurgias

Santa Casa discute com vereadores e DRS solução para sobrecarga de Neurocirurgias

Escrito por  Maio 21, 2022

Atualmente hospital de São Carlos é o único a realizar esse tipo de cirurgia em toda a região de São Carlos e Araraquara.

 

SÃO CARLOS/SP - Em uma reunião realizada no auditório Alois Partel, na Santa Casa de São Carlos, na manhã desta sexta-feira (20), foi discutida a interrupção do serviço de neurocirurgia da Santa Casa de Araraquara.

Com isso, o hospital vem absorvendo toda a demanda do Departamento Regional de Saúde (DRS-III) – responsável por gerenciar o atendimento em saúde de 24 cidades da região de São Carlos e Araraquara.

Durante a reunião, houve uma homenagem para a equipe de neurocirurgiões da Santa Casa.

O evento contou com a participação do Provedor Antônio Valério Morillas Júnior, a Diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, e do Diretor Administrativo e Operações, Mario José Calderaro, representando o hospital, e Sônia Regina Souza Silva, Diretora de Planejamento do Departamento Regional de Saúde (DRS-III).

Por parte do Poder Legislativo estiveram presentes: o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Roselei Françoso (MDB), o presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Lucão Fernandes (MDB), Sérgio Rocha (PTB), Ubirajara Teixeira (PSD), Raquel Auxiliadora (PT) e Professora Neusa (Cidadania).

Além disso, Dr. Danillo Daniel Vilela, coordenador do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa, e o neurocirurgião Dr. Leandro Moreira, representaram toda a equipe de neurocirurgia do hospital, composta por eles e pelos médicos Dr. Lucas Eduardo Bonadio, Dr. Matheus Fernando Manzolli Ballestero e Dr. Renato Kishi.

Cada um deles recebeu um certificado de agradecimento da Provedoria e Direção do hospital pelos serviços prestados neste momento de sobrecarga no atendimento.

“Faz quase dois meses que nós estamos extremamente sobrecarregados, atendendo uma população que não é referência nossa. Nós saímos de 500 mil habitantes para mais de 1 milhão de habitantes”, afirmou o Dr. Danillo Vilela.

O Coordenador do Serviço de Neurocirurgia da Santa Casa de São Carlos também agradeceu a toda a equipe do setor pelo esforço e dedicação. “Todos abraçaram essa situação, estão colaborando e fazendo mais do que o possível para poder atender essas pessoas e não deixar elas sem tratamento”, disse.

A Diretora de Planejamento do Departamento Regional de Saúde (DRS-III), Sônia Regina Souza Silva, disse que o prazo dado para a Santa Casa de Araraquara contratar uma nova equipe de neurocirurgiões e normalizar o atendimento terminou ontem, quinta-feira (19), e está ainda sem solução. “Até o momento, a Prefeitura de Araraquara, que é a gestora do hospital e tem que dar um posicionamento, não se manifestou. Então por isso que a gente pediu um posicionamento, inclusive com cópia para o Ministério Público, para a gente ver se acelera isso. Mas eu não tenho nada definido ainda, infelizmente”, explicou.

Para presidente da Comissão de Saúde, vereador Lucão Fernandes, é preciso buscar uma solução o mais rápido possível para desafogar o atendimento em São Carlos. “Nós acreditamos que em um curto espaço de tempo esse problema de Araraquara seria resolvido. Inclusive, a Comissão de Saúde, que representa o município na Câmara, está tentando fazer contato com o prefeito de Araraquara e o hospital de lá para que possamos unir forças e ajudar na retomada desse tipo de procedimento naquela cidade”, disse.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara de São Carlos, Roselei Françoso, convidou a provedoria e mesa diretora da Santa Casa para uma conversa na sede do Legislativo, na próxima terça-feira (24), para esclarecer a situação atual aos demais vereadores e também à sociedade. “A Santa Casa pede para nós, vereadores, tentarmos mostrar para a população as dificuldades que ela passa. Mas a população, quando chega aqui na porta do hospital, ela não quer saber qual a justificativa vamos dar, ela quer ser atendida”, disse.

“O que nós temos que fazer é buscar, através dos governantes, esses que têm a responsabilidade de buscar uma solução para o fato, que eles se mexam”, complementou o presidente da Câmara.

O Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, agradeceu a presença e atenção dos vereadores para a explicação sobre a dificuldade que a Santa Casa vem enfrentando por absolver esses pacientes da região de Araraquara.

“Os vereadores, como sempre sensíveis aos problemas e com o propósito de ajudar a solucioná-los, mais uma vez estão aqui tentando encontrar soluções para que consigamos resolver o mais rápido possível, para que a nossa coirmã Araraquara e a Santa Casa de Araraquara consigam encontrar uma solução e voltar o atendimento”, disse.

Por fim, o Provedor agradeceu a equipe de neurocirurgia da Santa Casa pelo empenho neste momento de dificuldade. “São médicos que vem abandonando seus consultórios para salvar vidas de toda essa população. Então nós temos que reconhecer o esforço do nosso corpo clínico, especialmente da neurocirurgia, por contribuir com a nossa cidade, a cidade de Araraquara e com o Estado, para não deixar os pacientes desassistidos”, concluiu Antônio Valério Morillas Júnior.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.