fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Santa Casa é o 1º Hospital da região a usar o shockwave para desobstrução da artéria

Santa Casa é o 1º Hospital da região a usar o shockwave para desobstrução da artéria

Escrito por  Abr 02, 2023

Procedimento de litotripsia intravascular foi realizado para tratar uma lesão de calcificação em uma artéria do coração de um paciente de 82 anos.

 

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos foi o primeiro hospital da região a utilizar o Shockwave para desobstrução de artérias coronárias. A tecnologia ultramoderna chegou ao Brasil há poucos meses e tem como finalidade restabelecer o fluxo sanguíneo de vasos obstruídos sem a necessidade de cirurgias mais complexas.

O cardiologista do hospital, Dr. Sergio Berti, contou que a técnica nova foi realizada neste mês de março em um homem, de 82 anos, que já havia sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena no coração.

Ele estava com uma grande quantidade de cálcio na artéria coronária e houve a necessidade de realizar o procedimento de litotripsia intravascular, que consiste em introduzir na artéria coronária um cateter balão, chamado Shockwave, que fica ligado a um gerador. Esse gerador dispara ondas de pressão sonora capazes de fraturar o cálcio, que é provocado pelo acúmulo de gordura.

“Essa tecnologia permitiu que fizéssemos uma angioplastia, colocássemos um Stent e que o resultado fosse excelente, reduzindo os riscos de morte e complicações da cirurgia. Obviamente que isso melhora a qualidade de vida a partir do momento que você desentope uma artéria principal do coração, onde normalmente causa algum sintoma de dor a esforços ou cansaço, faz com que esse paciente passe a ficar sem sintomas, onde a qualidade de vida e o esforço que fizer, vai fazer sem incômodo nenhum”, contou o médico.

O cardiologista explica que existem outras técnicas para desobstruir artérias cororarianas, como aterectomia, porém, elas utilizam uma broca que traz alguns riscos, como perfurações das artérias e liberação de detritos do cálcio.

A litotripsia intravascular pelo equipamento Shockwave é aplicado na artéria que apresenta endurecimento por placas de gordura. De acordo com Berti, o procedimento não desgasta o vaso, o que gera menos riscos e complicações ao paciente.

“Essa nova tecnologia age unicamente na parede interna do vazo, quebrando e fragmentando esse cálcio, deixando ela bem molinha ali dentro e facilitando o implante do stent, permitindo que seja implantado com um resultado excelente”, explicou o cardiologista.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.