fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Saúde vai oferecer horário estendido nas unidades de saúde para vacinação

Saúde vai oferecer horário estendido nas unidades de saúde para vacinação

Escrito por  Abr 02, 2024

SÃO CARLOS/SP - A Secretária Municipal de Saúde (SMS), por meio dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial, informa que em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) o horário de atendimento será estendido até às 19h nesta terça e na quinta-feira.
O objetivo é aumentar o índice vacinal do município, já que 60% das cidades não alcançou a meta de 95% de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde. “O nosso foco são crianças e adolescentes que precisam regularizar a situação vacinal, além de adultos que trabalham e não conseguem encaixar seu horário com o horário de atendimento nas unidades. Quem faz parte dos grupos prioritários também já pode receber a dose da vacina contra a gripe e de outras vacinas que estejam em atraso”, alerta Denise Martins.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) também está convocando os pais de alunos que não apresentaram a carteira de vacinação dos filhos atualizadas. “Solicitamos a SME e as escolas estão cobrando para que os pais levem seus filhos para receber as doses que estão faltando”, finaliza a diretora de Vigilância em Saúde.
Normalmente sem o horário estendido as unidades de saúde atendem aos usuários SUS de segunda da sexta-feira das 7h30 às 16h30. Portanto, excepcionalmente nos dias 02 e 04 de abril as unidades de saúde estarão funcionando das 7h30 às 19h (horário estendido) para vacinação.
A Saúde informa, ainda, que são necessários a apresentação dos seguintes documentos: documento pessoal da criança ou adolescente; carteira de vacinação atualizada (entregue aos pais ou responsáveis).

INFLUENZA – A vacinação contra a influenza (gripe) começou no último dia 25 de março para os grupos prioritários, ou seja, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Em 2022, o município de São Carlos atingiu 67,3% de cobertura vacinal dos grupos prioritários. Já em 2023 o índice ficou em 58% e a média nacional em 60%.  Esse ano 3.662 doses já foram aplicadas desde o início da campanha em 25 de março. A população alvo é de 101.212 pessoas. A meta é vacinar 90% da população alvo.
É importante destacar que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação. Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.