fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
tabua com gengibre, limão e hortelã e um copo com água e os mesmos ingredientes que combatem mau hálito tabua com gengibre, limão e hortelã e um copo com água e os mesmos ingredientes que combatem mau hálito © Shutterstock

Mau hálito nunca mais: os alimentos heróis e vilões do bafo na boca

Escrito por  Jul 24, 2022

SÃO PAULO/SP - Ninguém gosta de ficar com mau hálito e muito menos ficar se preocupando se a comida que escolheu em uma saída com amigos ou com uma pessoa especial vai deixar um cheiro ruim na boca ou não. Por isso, uma dica para ficar sempre seguro é saber de antemão quais alimentos podem causar o mau hálito e quais, além de não deixar cheiro ruim, ainda combatem o odor.

 

O que causa o mau hálito?

O mau hálito tem diversas causas, mas a maioria delas está na nossa boca. O acúmulo de restos de comida por falta de higiene bucal, inflamação na gengiva, tártaro e outros problemas nos dentes são alguns dos principais. Mas não ache que ficar sem comer resolve. Quando o estômago está vazio, o odor do suco gástrico passa para a boca. Então ficar mais de três horas sem comer pode ser tão ruim quanto ficar sem escovar os dentes.

A saliva tem um papel importante no combate do mau hálito e, sem ela, o odor pode aparecer. Por isso é comum ter mau hálito quando acordamos, já que de noite a produção de saliva é menor, ou quando bebemos pouca água durante o dia. Respirar pela boca, ficar muito tempo no ar condicionado e alguns remédios também podem deixar a boca seca e malcheirosa.

 

O que fazer para tirar o mau hálito?

Não tem mistério. O truque mais direto para tirar o mau hálito é uma boa higiene bucal. Escovar os dentes e a língua e passar fio dental elimina os restos de comida e as bactérias da boca. No caso de boca seca, beber bastante água ao longo do dia estimula a saliva para prevenir a volta do cheiro ruim.

Pensou em pegar uma bala para tirar o mau hálito? Cuidado porque a bala pode disfarçar o cheiro, mas não elimina ele e o açúcar ainda pode atiçar as bactérias. Chicletes sem açúcar, por outro lado, estimulam a saliva então podem sim ajudar no mau hálito. Além disso, evitar alimentos que causam mau hálito e preferir comidas que combatem o mau cheiro podem ajudar a deixar você sem o temido bafo.

 

Os vilões: alimentos que causam o mau hálito

Alho e cebola

Que alho e cebola dão mau hálito não é surpresa para ninguém. Mas qual o motivo desses alimentos terem um efeito tão forte no nosso bafo? A resposta é que ambos são ricos em enxofre. Logo quando comemos, substâncias do enxofre deixam o ar que expiramos pela boca com um cheiro forte dos alimentos. Além disso, depois de serem digeridos, mais compostos do enxofre entram em ação sendo transportado pelo sangue e deixam um mau cheiro no ar que exalamos pela boca e pelo nariz. Outro alimentos ricos em enxofre que tem o mesmo efeito são couve, brócolis, repolho, azeitona, picles e ovo.

 

Café

O café fresquinho tem um aroma agradável que apreciamos antes mesmo de beber. Só que, na nossa boca, esse cheiro bom pode virar mau hálito. A cafeína é um estimulante que provoca uma reação similar ao estresse no corpo. O estresse, por sua vez, reduz a salivação e deixa a boca seca, resultando no mau hálito. Como o problema é a falta de saliva, beber água ou estimular a salivação de outras maneiras pode compensar o efeito. Outras bebidas que possuem cafeína, como o chá mate, possuem o mesmo problema.

 

Leite

O tradicional café com leite pode ser mais problemático do que se imagina. Além do café, o leite e seus derivados podem causar mau hálito. As bactérias da nossa boca fazem a festa com os aminoácidos das proteínas dos laticínios e deixam de presente um odor desagradável. Isso vale para os derivados, como queijos amarelos, manteiga e até chocolate ao leite. Alimentos ricos em gordura e em proteína animal como carnes também têm aminoácidos que causam o mau cheiro. E não é preciso dizer que a união dos dois, como na pizza calabresa ou no cheeseburguer, potencializam ainda mais o mau hálito.

 

Bebidas alcoólicas

O cheiro de álcool na boca aparece na hora sempre que alguém ingere alguns copos da bebida alcoólica favorita. Mas essa não é a pior parte. O álcool deixa a boca seca e, como já falamos anteriormente, a falta de saliva leva ao mau hálito. Por isso, além da ressaca, você também pode acabar com bafo depois de uma noite de bebedeira. Ou seja, é mais um motivo para se manter hidratado e colocar alguns copos de água entre as doses de bebida alcoólica.

 

Peixe

Muita gente já não gosta do cheiro do peixe nas peixarias ou nos restaurantes, e a situação não melhora na boca. Os peixes possuem trimetilamina, um composto que gera um odor forte similar à amônia e que permanece na nossa boca. O cheiro é ainda mais forte em peixes enlatados, por causa da concentração do componente dentro da pequena lata de metal.

 

Os heróis: alimentos que combatem o mau hálito

Frutas cítricas

As frutas cítricas como o limão, a laranja e a acerola promovem a produção da saliva, tão importante no combate ao mau hálito. Além disso, são alimentos ricos em vitamina C que diminui a proliferação das bactérias bucais que causam esse odor na boca. Outras frutas que estimulam a salivação e possuem vitamina C são morango e kiwi. E vale lembrar que nem toda fruta é boa para o hálito. Manga e pêssego, por exemplo, são ricas em sacarose, um tipo de açúcar que pode alimentar as bactérias da boca.

 

Gengibre

O gengibre é muito usado em chás diuréticos por facilitar a digestão e é justamente essa capacidade do gengibre que beneficia o seu hálito. Outros condimentos e aromatizantes que possuem o mesmo efeito do gengibre são a hortelã e a canela. Terminar uma refeição com um chá de hortelã e gengibre ou um chá de maracujá com canela são perfeitos para manter a boca com cheiro bom.

 

Cravo

O cravo-da-índia também pode ser usado para impedir o mau hálito. Ele possui um composto antibacteriano que impede os micro-organismos da boca. Nesse caso, a indicação é colocar um cravinho na boca e dar uma mordida de leve para liberar o seu óleo natural. O cravo em forma de pó ou óleo não deve ser ingerido diretamente porque pode queimar a boca.

 

Maçã

A maçã crua e com casca tem um efeito bem particular na hora de combater o mau hálito. Para começar, ela tem uma casca grossa e uma textura crocante que ajudam a remover a sujeira grudada no dente antes que as bactérias atuem. A maçã também estimula a saliva por causa da mastigação e das suas fibras. Por fim, ela ajuda a equilibrar o pH da boca, o que controla a ação das bactérias. Ou seja, uma maçã por dia pode manter o mau hálito longe. Cenouras, pepinos e frutas secas também são aliados de um hálito cheiroso pelos mesmos motivos.

 

Iogurte natural

A maioria dos laticínios podem ser vilões do mau hálito, mas o iogurte vai na contramão e pode, na verdade, ajudar nos cuidados da boca. O iogurte natural diminui a quantidade de bactérias na boca e também reduz a quantidade de gás sulfídrico que eles produzem. Para você ter uma ideia, esse gás sulfídrico também é produzido por ovos e carnes estragadas. Por isso, vale a pena investir em iogurte natural para manter um hálito agradável. Mas lembre-se de escolher produtos com menos açúcar para não ter seus efeitos anulados.

 

 

Paula Araripe / TUDO GOSTOSO

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.