fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Novembro Azul: preconceito masculino ainda está muito presente

Escrito por  Nov 17, 2020

SÃO PAULO/SP - Em pleno ano de 2020, muitos homens ainda morrem em decorrência do câncer de próstata. Uma doença que pode ser plenamente evitada, mas, conforme lembra o neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu, ainda recheada de preconceitos e sem o devido conhecimento da sua importância.

A campanha Novembro Azul está aí! Diversos meios de comunicação abrem espaço para ouvir especialistas, compartilhar opiniões, e informar os homens acerca dos cuidados preventivos contra o câncer de próstata. No entanto, por puro e simples preconceito, a classe masculina cria barreiras que podem trazer sérias consequências, e podem ser facilmente derrubadas com o exame de toque retal. 

O neurocientista Fabiano de Abreu fala sobre este tipo de câncer e como o preconceito em como é feito o exame, pode levar as pessoas a não fazerem o exame isso acarrete na morte. 

“A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga, por isso a necessidade do exame ser feito com eficiência pelo toque retal e análise sanguínea do PSA. Esta glândula é responsável pela produção do líquido seminal que protege e nutre os espermatozóides. O câncer é devido à mutações no DNA das células normais da próstata se desenvolvendo de maneira anormal formando o câncer. 

No entanto, por preconceito, os homens deixam de lado o exame preventivo e se tornam vítimas em potencial desta doença; estamos na era em que o preconceito não leva a nada, a sua opção sexual condiz apenas a você mesmo, e ninguém mais se importa com isso. E não é um teste deste que vai dizer quem você é e quais as suas visões deste assunto”, alerta o neurocientista, filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu.  Ainda de acordo com o especialista, é importante que os homens “sejam racionais e maduros para saber que um teste simples pode salvar a sua vida”, reforça Fabiano.

Dentre as diversas celebrações marcadas para o mês de novembro, uma delas é o Dia da Consciência Negra. Aliando à campanha de prevenção ao câncer de próstata, Fabiano de Abreu deixa um recado para os homens negros: “Dados científicos comprovam que estes têm duas vezes mais chances de ter este tipo de câncer”. Outro grupo de risco também são os obesos: “A obesidade também aumenta as chances para este tipo de câncer”, destaca o neurocientista.

Fabiano de Abreu recomenda que os homens, a partir dos 40 anos de idade, superem o preconceito e façam o exame: “Verifique e faça o diagnóstico de todas as possibilidades, para que se possa cortar este mal pela raiz e a pessoa não venha a morrer de algo que poderia ter sido tão facilmente evitado, a partir do momento que se faz o exame preventivo”, completa.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.