BRASÍLIA/DF - Os taxistas que estão regularizados poderão hoje, 16, receber o Auxilio Taxista como determinado pela Emenda Constitucional Nº123. Como cada parcela equivale a R$ 1.000,00, cada motorista receberá R$ 2 mil neste mês.
Segundo Ministério do Trabalho, 245 mil taxistas devem receber o benefício. A grana será depositada nas contas poupança sociais digitais e podem ser movimentadas por meio do aplicativo da Caixa. O beneficiário precisará movimentar os recursos em até 90 dias após o depósito. Caso não faça, o dinheiro voltará para o caixa da União.
Criado por emenda constitucional que criou estado de emergência por causa da alta do preço dos combustíveis, o Auxílio Taxista será pago até dezembro. A emenda elevou benefícios sociais e instituiu auxílios emergenciais até o fim do ano.
Já no dia 30 de agosto, uma segunda leva de pagamentos será feita para taxistas que realizaram o registro até ontem (15).
De acordo com a Dataprev, estatal que processa a lista de beneficiários, as prefeituras incluíram mais 25 mil taxistas que estão tendo os dados analisados para verificar se podem ou não receber o auxílio, pois requisitos precisam ser atendidos.
Até ontem, mais de 3.500 municípios enviaram os dados de taxistas cadastrados. De acordo com Ministério, entre os dias 25 de julho e 2 de agosto, foram 300 mil inscritos pelas prefeituras de todo Brasil. Uma terceira janela de cadastramento será aberta no próximo dia 20 de agosto, com prazo final até 11 de setembro. Nesse caso, o pagamento começará na terceira parcela, sem direito a valores retroativos. O Ministério do Trabalho e Previdência, não descarta a possibilidade de prorrogar o prazo, caso seja necessário.
IMPRESA BRASIL