fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Animais em extinção no Brasil: confira a lista dos principais animais ameaçados © Yuri Ferreira

Animais em extinção no Brasil: confira a lista dos principais animais ameaçados

Escrito por  Jul 22, 2021

SÃO PAULO/SP - O Brasil possui uma das mais ricas faunas de todo o planeta. Entretanto, há animais em extinção em todos os biomas: dos oceanos aos rios, dos pampas à Amazônia, a interferência humana fez com que diversas espécies tivessem sua existência ameaçada. Hoje, vamos falar de vários animais em extinção no Brasil e quais são as causas dessa perda para a nossa fauna.

© Yuri Ferreira

Biodiversidade no Brasil está em risco com desmatamento em aceleração e destruição do Ibama

Segundo dados do IBGE, pelo menos 3.299 espécies estavam em risco de extinção no Brasil em 2014. Apenas uma parcela da fauna foi analisada e, conforme apontam os dados, 10% da nossa diversidade natural está ameaçada à inexistência. Conheça algumas dessas espécies de animais em extinção no Brasil através dessa Seleção:

Lista de animais em extinção no Brasil

Não podemos listar aqui as mais de 3200 espécies ameaçadas de extinção em nosso país. Mas procuramos selecionar alguns animais em extinção no Brasil para mostrar que a necessidade de conservação e de políticas públicas nesse sentido é ampla: em todos os cantos e águas de nossa pátria de dimensões continentais há necessidade de proteção.

1. Ararinha-azul

animais em extinção no brasil - animal em extinção - tartaruga

© Kauê Vieira animais em extinção no Brasil - animal em extinção - tartaruga

Continua depois da publicidade

Ararinha-azul não é vista na natureza há anos; existem cerca de 200 pássaros desse tipo ao redor do mundo

A ararinha-azul é uma espécie de arara que costumava ser bastante comum nas regiões da Caatinga e no Cerrado. Considerada extinta na natureza, a espécie só existe em cativeiros e zoológicos atualmente. Um dos principais motivos para sua extinção é a caça e o tráfico de animais, além da destruição de seu habitat pela mão humana. É um dos animais em extinção do Brasil que mais recebe atenção internacional.

2. Lobo-guará

animais em extinção no brasil - lobo guará

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - lobo guará

Muito além da nota de R$ 200, o lobo-guará é considerado símbolo nacional, mas está ameaçado de extinção

O lobo-guará é um animal que habita o bioma do Cerrado. Principal canídeo da América do Sul, o nosso lobinho está considerado em risco de entrar em extinção devido à recente redução de sua população. Seu habitat comum era a Mata Atlântica e os Pampas, mas acabou sendo afastado de lá e foi para o Alto Pantanal, para o Cerrado e, em casos raros, para a Caatinga.

3. Tartaruga-cabeçuda

animais em extinção no brasil - tartaruga

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - tartaruga

Tartaruga-cabeçuda está ameaçada de extinção: animal também é chamado de tartaruga-comum

A tartaruga-cabeçuda (ou tartaruga-comum) não habita somente o nosso país. Entretanto, é comum que esse animal bote seus ovos na costa brasileira, especialmente nos estados do Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Rio de Janeiro. A espécie é considerada ameaçada de extinção e boa parte desse processo está relacionado com a destruição de seus ovos na praia.

4. Jacaré-do-papo-amarelo

animais em extinção no brasil - jacaré do papo amarelo

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - jacaré do papo amarelo

Jacaré do Papo Amarelo é outro símbolo nacional que pode deixar de existir

O Jacaré do Papo Amarelo é um dos animais em extinção no Brasil. Segundo o Ibama, a destruição de seu meio ambiente – como as queimadas no Pantanal – e a poluição nas águas têm causado uma redução considerável de sua população nos últimos anos.

5. Macaco-prego dourado

animais em extinção no brasil - macaco prego

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - macaco prego

Apesar de parecido e também estar em extinção, não confunda o macaco-prego com o mico-leão dourado!

O macaco-prego dourado é um animal natural da Mata Atlântica nordestina. Também conhecido como macaco-prego galego, ele está em grande risco de extinção, segundo os especialistas. Hoje, ele habita unidades de conservação na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

6. Boto-cor-de-rosa

animais em extinção no brasil - boto cor de rosa

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - boto cor de rosa

Boto-cor-de-rosa é lenda das águas e pode ser extinto; animal é vítima da pesca de outros animais

O boto-cor-de-rosa é um daqueles animais míticos do Brasil: o amazônico é o maior golfinho de água-doce, mas a pesca na Amazônia com redes acaba predando os botos e, por isso, ele é considerado ameaçado de extinção.

7. Ariranha

animal em extinção no brasil - ariranha

© Yuri Ferreira animal em extinção no Brasil - ariranha

A ariranha é um dos animais ícones da Amazônia; seu som icônico e seu rosto ora engraçado, ora assustador, é símbolo das águas

A ariranha é um mustelídeo – como as doninhas e as lontras – nem tão comum assim nas águas amazônicas. Nem tão comum porque o animal é vítima da caça e da pesca e, por isso, está ameaçado de extinção. Atualmente, há menos de cinco mil ararinhas no Brasil.

8. Curimatã

animal em extinção no brasil - curimatã

© Yuri Ferreira animal em extinção no Brasil - curimatã

O curimatã ou curimbatá é vítima da pesca; peixe de água doce é comestível, mas pode desaparecer em breve

O curimatã é um dos peixes mais comuns da mesa brasileira: o animal de água doce está sempre no prato do brasileiro. Mas a pesca de rede e a expansão da tilápia (em breve, explicamos) fez com que essa espécie entrasse em risco de extinção recentemente no Brasil.

9. Toninha

animais em extinção no brasil - toninha

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - toninha

A toninha é um dos animais em extinção no Brasil e no mundo todo

Toninha é um nome relativamente genérico para diversos tipos de baleias e golfinhos. Entretanto, por conta da pesca e até do som que os navios fazem no mar, as toninhas que habitam a costa brasileira estão desaparecendo e a maior parte das espécies estão em risco de extinção.

10. Pica-pau-cara-de-canela

animais em extinção no brasil - pica-pau

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - pica-pau

Pica-pau de capacete ou Pica-pau-de-cara-canela é um animal em extinção no Brasil

Em extinção no Brasil, o pica-pau-de-cara-canela é uma ave comum no Paraguai, no Paraná e em São Paulo. Um dos poucos pica-paus do nosso país, esse animal é alvo do tráfico de pássaros e da destruição de seu habitat, a Mata Atlântica.

11. Pacu

animais em extinção no brasil - pacu

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - pacu

O pacu é um dos principais peixes das águas doces do nosso país

O pacu, assim como o curimatã, é outro peixe comum na mesa dos brasileiros. Comumente consumido como assado, o animal é vítima de pescas em épocas inapropriadas e pode deixar de existir nas águas do nosso país com o baixo nível de regulação sobre a pesca que há no país.

12. Gato-do-mato-pequeno

animais em extinção no brasil - gato-do-mato-pequeno

© Yuri Ferreira animais em extinção no Brasil - gato-do-mato-pequeno

Sim, a exploração desmedida do meio ambiente fez com que essa bichano aí ficasse em risco de extinção

O gato do mato pequeno não tem esse nome à toa: ele é menor que os gatos domésticos, pesa em média só 2 quilos e raramente passa dos 50 centímetros de comprimento. Natural de toda região norte e nordeste do Brasil, ele foi perdendo espaço para as aglomerações humanas.

13. Ararajuba

© Yuri Ferreira

A ararajuba é um dos mais belos animais da nossa fauna e é mais um pássaro vitimado pelo tráfico

A ararajuba ou guaruba é um animal endêmico do norte do Brasil.  Devido ao tráfico de animais, há pouco menos de 3 mil guarubas vivas no país atualmente e a caça preocupa especialistas. Atualmente, ela só existe na Floresta Nacional do Tapajós e na Reserva Biológica do Gurupi.

Animais em extinção no Brasil – causas

Existem diversas causas para o risco dos animais em extinção no Brasil: mas basicamente elas podem ser divididas em três categorias:

  • Caça e tráfico: especialmente quando falamos de aves – vítimas do tráfico – e peixes – vítimas da pesca em momentos particulares ou a famosa pesca de arrasto -, esses animais são mortos diretamente pela mão humana para lucro.
  • Desmatamento e poluição: quando falamos de pássaros e mamíferos, o desmatamento e a poluição de habitats acaba se tornando um motivo preponderante para a extinção rápida de diversas espécies.

A preservação da diversidade da fauna passa não só pelo trabalho de conservação dos biólogos, mas também é responsabilidade de políticas públicas com o fim de desacelerar a mudança climática, que também intensifica o processo de extinção de diversas espécies ao redor de todo o planeta.

“As mudanças climáticas ameaçam áreas transbordantes de espécies que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do mundo. O risco de que tais espécies se percam para sempre aumenta mais de dez vezes se falharmos os objetivos do Acordo de Paris”, alerta Stella Manes cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

 

*Por: Yuri Ferreira / HYPENESS 

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31