ARARAQUARA/SP - Equipes da Guarda Civil Municipal da cidade de Araraquara conduziram para a delegacia um jardineiro acusado de furto no interior de um cemitério nesta última segunda-feira (26).
O homem, que é terceirizado da prefeitura, foi flagrado escondendo uma bíblia de bronze em um monte de areia no Cemitério das Cruzes, no Vale do Sol.
Em buscas, os guardas localizaram quatro placas de bronze no carro do jardineiro, que tem 45 anos de idade. Após o flagra, o caso foi apresentado na delegacia, onde o acusado pagou uma fiança de mil reais e foi liberado.
A reportagem do site Portal Morada já denunciou vários outros casos de arrombamentos no local. A Guarda Municipal esteve no cemitério em 2017 e constatou dano em sepulturas, porém não havia indícios de furto.
Em 2015, um servente de obras, de 27 anos, chegou a ser detido após furtar uma carriola e materiais do cemitério São Bento, no centro da cidade.
Na época o homem foi abordado próximo ao cemitério com uma carriola, enxada, cavadeira, par de luvas e fios. Questionado pelos policiais, o homem confessou que havia furtado o material do cemitério e que era morador de rua e usuário de drogas.
O cemitério São Bento também já foi alvo de bandidos e vândalos por várias vezes. Na véspera do feriado de finados de 2018, familiares que estiveram no local, ao chegar para visitar os túmulos, foram surpreendidos com atos de vandalismo. Placas foram arrancadas das lápides e cerca de 20 túmulos tiveram placas e crucifixos levados.
Questionada na época a Guarda Municipal relatou que era responsável pela vigilância, porém alternava o patrulhamento em outros prédios públicos de Araraquara.
*Por: PORTAL MORADA