IBATÉ/SP - Oficinas, vivência, intercambio, aprendizado e enriquecimento cultural. Foi assim no último sábado (03), para os alunos do Curso de Percussão do Centro Cultural de Ibaté.
O evento aconteceu na cidade de Matão, organizado pela Secretaria de Cultura de Matão em parceria com Grupo Rochedo de Ouro da cidade de São Carlos, e a Casa Pipa, marcando o fechamento das comemorações do mês da consciência Negra. O acontecimento reuniu renomados mestres do Maracatu: Walter França (Maracatu Raízes da África) e Mauricio Soares (Maracatu Estrela Brilhante do Recife).
Na ocasião, os alunos tiveram além da oportunidade de se apresentarem com essas duas grandes referências, também puderam fazer uma imersão nas técnicas e na história desse ritmo tão marcante e tão brasileiro.
Para o Diretor de Esportes e Turismo de Ibaté - Gestor do Centro Cultura, Joziel Gama, poder proporcionar essas experiências aos alunos fortalece o vínculo entre o aluno, o curso e principalmente com a cultura brasileira. "Foi uma oportunidade importante, que, além de aprenderem mais sobre a valorização dos saberes ancestrais e preservação da cultura negra, também ganharam conhecimento sobre a história e como os fundamentos do maracatu são abordados através dos cantos, da dança e do ritmo, dos aspectos culturais e coletivos dessa manifestação salvaguardada como patrimônio imaterial da cultura brasileira" explicou.
O grupo de Percussão do Centro Cultural é formado por 25 alunos, entre 7 e 15 anos. A base da formação são os ritmos brasileiros, como maracatu, baião, xote, samba de coco, axé, dentre tantos outros.
Todos os cursos do Centro Cultural são promovidos pela Prefeitura de Ibaté e totalmente gratuitos para toda a população.