LIMEIRA/SP - Uma operação da Polícia Civil prendeu, ao menos, sete suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa que praticava furto e adulteração de combustíveis na região de Limeira. As equipes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão nesta última sexta-feira (26) em, pelo menos, duas cidades.
Segundo informações da Polícia Civil, a investigação, que começou há cerca de um ano, apontou crimes de furto de combustíveis de dutos da Petrobras, receptadores e adulteração de combustíveis cometidos por uma organização criminosa que atuava na região.
As primeiras ações aconteceram após os investigadores receberem denúncias de muitos casos de vazamentos em dutos subterrâneos em algumas cidades do interior de São Paulo, como Piracicaba, Cosmópolis, Porto Ferreira, Pirassununga e Ribeirão Preto, além de furtos de combustíveis que aconteciam na região.
A partir disso, a polícia começou uma investigação para mapear a atuação da rede criminosa nas cidades da região, identificando pessoas, veículos, acompanhando certos carros que foram identificados e fazendo a sequência das ações.
Com isso, a operação foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, cumprindo mandados, principalmente, nas cidades de Iracemápolis e Limeira.
Garagem de caminhões e sete presos
As ações começaram na madrugada desta sexta e foi feita uma prisão temporária em Limeira e duas preventivas na cidade de Iracemápolis, além de outras quatro pessoas que foram presas em flagrante durante a operação pelo crime de armazenar combustível de forma irregular.
Em Iracemápolis, a polícia encontrou um barracão na Vila Industrial que era usado pelo grupo criminoso como uma espécie de garagem. Vários caminhões foram localizados no imóvel.
A polícia apreendeu também, nesse espaço, peças que eram usadas para desvio de combustível. Segundo a polícia, elas eram adaptadas tanto em caminhões quanto em dutos para retirar e furtar o combustível.
Todo o material foi apreendido e levado para a Delegacia Seccional de Limeira, que centraliza as ações. Os presos também foram encaminhados para a unidade.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Pirassununga (SP), que atua na área do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 9 (Deinter 9). A partir das apreensões feitas nesta sexta, a polícia vai continuar com mais investigações sobre a organização criminosa.