fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Domingo, 18 Abril 2021

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta segunda-feira (19/04) mais duas mortes por COVID-19 no município, totalizando 261 óbitos.
Trata-se de uma mulher de 76 anos, internada em hospital privado desde 31/03 e um homem de 57 anos, de São Carlos, internado no Hospital de Base de São José do Rio Preto. Os dois óbitos foram registrados neste domingo (18/04).
São Carlos contabiliza neste momento 16.047 casos positivos para COVID-19 (334 resultados positivos foram divulgados hoje), com 261 óbitos confirmados e 127 descartados.
Dos 16.047 casos positivos, 14.791 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 22 óbitos sem internação, 1.234 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 895 receberam alta hospitalar e 239 positivos internados foram a óbito. 15.391 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 33.180 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (242 resultados negativos foram liberados hoje).
Estão internadas neste momento 116 pessoas, sendo 46 adultos na enfermaria (43 positivos, 1 suspeito e 2 negativos). 9 pacientes estão em Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), unidades para pacientes que recebem alta da UTI e ainda necessitam de cuidados. Na UTI adulto estão internadas 57 pessoas (56 positivos e 1 suspeito). Na UTI/SUS 33 adultos ocupam leitos, na enfermaria/SUS estão internadas 16 pessoas. Na rede particular 34 pessoas estão internadas na enfermaria e 24 na UTI.
Na enfermaria SUS 4 crianças estão internadas, sendo 2 com suspeita da doença e 2 com resultado negativo. Nenhuma criança ocupa vaga de UTI neste momento.
Oito pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 5 em UTI/SUS e 3 em UTI de hospital particular. Nenhum paciente de outro município está internado em enfermaria do SUS e de hospital particular. Na UCI também nenhum paciente de outro município está internado neste momento.
A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 97,1% (33 adultos estão internados). Neste momento a cidade opera com 34 leitos de UTI/SUS para adultos, sendo 24 na Santa Casa e 10 no Hospital Universitário (HU).
A Santa Casa possui 30 leitos de UTI COVID, mas 6 estão desativados, 4 desde o dia 25 de março e 2 desde o último dia 15 de abril, em função da dificuldade de adquirir sedativos, analgésicos e bloqueadores neuromusculares, em falta no mercado.

UPA – Somente uma pessoa está neste momento sendo atendida em leitos de estabilização da UPA Santa Felícia. O caso é baixa complexidade.

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 58.200 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 56.509 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 1.691 ainda continuam em isolamento domiciliar.
A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 37.253 pessoas já realizaram coleta de exames, 27.048 tiveram resultado negativo para COVID-19, 10.027 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 178 aguardam resultado de exame.
O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A pandemia pegou todos de surpresa, especialmente no ramo de serviços de buffet e eventos. Alguns consumidores tiveram suas festas canceladas e fornecedores se viram obrigados a não prestar serviços em razão de decretos estaduais e municipais proibindo as festas como forma de evitar aglomerações. Desta maneira, não há como se responsabilizar ou culpar nenhuma das partes, uma vez que se trata de um caso de força maior, não sendo possível qualquer reparação por dano moral, muito menos aplicação de multas ou imposições de penalidades. Entretanto, o evento pode ser reagendado ou obtido crédito para outros serviços.
A Lei 14.046/2020, que regulamenta o adiamento ou cancelamento de eventos, serviços ou reservas nos setores de cultura e turismo durante a pandemia de COVID-19, foi publicada em agosto do ano passado em virtude da obrigatoriedade do fechamento de estabelecimentos comerciais com o intuito de evitar a disseminação do novo coronavírus mediante eventos que ocasionam aglomeração, como é o caso de buffets, shows e festas em geral. A aplicabilidade da lei a esse segmento se dá conforme o artigo 30 da lei 11.771/2008, que compreende como organizadoras de eventos as empresas que têm por objeto social a prestação de serviços de gestão, planejamento, organização, promoção, coordenação, operacionalização, produção e assessoria de eventos.


A legislação determina que os fornecedores não serão obrigados a reembolsar os valores pagos pelo consumidor desde que disponibilizem a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos adiados, ou então disponibilizem crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos em suas empresas.
O consumidor poderá usar o crédito a que tem direito em até 12 meses, a partir do encerramento do estado de calamidade pública, previsto inicialmente para durar até 31 de dezembro de 2020. Devem ser respeitados os valores e as condições dos serviços originalmente contratados e o prazo de 18 meses, após o estado de calamidade pública, para a realização do evento ou do serviço adiado.
 Não sendo possível a remarcação ou a disponibilização de crédito, o fornecedor deverá restituir ao consumidor o valor recebido no prazo máximo de 12 meses, de forma parcelada ou até em uma única parcela, após o fim da calamidade pública. Desta forma, além da preservação da saúde financeira da empresa, é possível atender todos os clientes que estiverem na mesma situação. Não há impedimento de o fornecedor iniciar a devolução dos valores antes do término da pandemia, de forma parcelada ou à vista, sendo a questão definida pelas partes.


A remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos adiados deverá ser disponibilizada no prazo de 18 meses, contados da data do encerramento do estado de calamidade pública, conforme o Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Vale destacar ainda que os valores e as condições originalmente contratadas devem ser respeitadas, ou seja, sem nenhum acréscimo ao consumidor, salvo se o mesmo adicionar outro tipo de serviço à prestação original.
Estão incluídos nas regras, no setor do turismo: meios de hospedagem (hotéis, albergues, pousadas, aluguéis de temporada), agências de turismo, empresas de transporte turístico, organizadoras de eventos, parques temáticos e acampamentos.
No setor da cultura estão incluídos: cinemas, teatros, plataformas digitais de vendas de ingressos pela internet, artistas (cantores, atores, apresentadores e outros) e demais contratados pelos eventos.
O fornecedor não pode se beneficiar da legislação caso o cancelamento e adiamento dos serviços, reservas e eventos tenham outra motivação diferente da pandemia da COVID-19.
Segundo o Procon, a melhor saída, independentemente da legislação, é um bom diálogo entre as partes, através do qual o fornecedor deverá agir com bom senso e respeito ao seu cliente com o objetivo obter sua fidelidade e evitar ações judiciais.
 O Procon São Carlos se coloca à disposição dos consumidores e fornecedores para a intermediação e eventual conciliação através do atendimento pelo site www.procon.saocarlos.sp.gov.br ou pessoalmente através de agendamento prévio pelo link http://agendamento.saocarlos.sp.gov.br/agendamentoProcon.php.


Eventuais excessos contrários à legislação e ao Código de Proteção e Defesa do Consumidor poderão configurar prática abusiva nos termos do artigo 39.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Dois menores foram detidos pela Polícia Militar nesta 2ª feira (19), após serem flagrados com entorpecentes na Rua Tiete, no bairro Jockey Clube, em São Carlos.

PMs do 38º BPMi realizavam o trabalho de patrulhamento, quando na rua citada dois sujeitos entraram em uma mata, os Policiais rapidamente realizaram o cerco e detiveram os indivíduos.

R.S. da S, que comemora amanhã 17 anos, XXI (21) papelotes de maconha, V (5) balinhas coloridas de entorpecentes e R$38,00 em dinheiro. Já com V.F.C, de 16 anos, foi localizado LXII (62) eppendorfs de cocaína, XLIII (43) pedras de crack e R$20,00 em dinheiro.

Ambos foram conduzidos ao Plantão Policial, onde o delegado tomou ciência dos fatos registrando a ocorrência. A dupla foi liberada para suas famílias.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um terreno está dando o que falar na Avenida Antônio Sacramento, atrás do posto de combustíveis SEWAL, no Bairro Portal do Sol, em São Carlos.

Nossa reportagem foi procurada por moradores inconformados com a situação, pois conforme fotos abaixo, o mato está da altura das residências ao lado e a proprietária não faz nada, muito menos a prefeitura, segundo informações dos moradores.

“Procuramos a fiscalização para notificar a proprietária, mas eles disseram que já notificaram, porém não sabemos se foi mesmo. A dona do terreno disse não ter dinheiro pra mandar roçar e se a prefeitura a autuasse ela daria um “jeitinho”, qual jeitinho não sabemos” desabafou o morador.

Os moradores reclamam dos insetos e bichos que frequentemente aparecem em todas as casas próximas. “É barata, escorpião, caramujo, rato e até uma cobra já apareceu. Bandido não se esconde no terreno de medo dos bichos” disse morador.

Pelas fotos enviadas o mato invadiu até o passeio público (calçada), ou seja, neste local o pedestre precisa caminhar pela rua.

O que falta mesmo é uma ação mais rápida e com firmeza por parte da prefeitura, pois ficar no blá, blá, blá, não vira nada e quem sofre são os moradores daquela região. Isso é questão de saúde e segurança pública. Vale ressaltar que há muito tempo esse imbróglio vem se arrastando e deixando os moradores de cabelo em pé.

Segundo a prefeitura, somente no ano de 2020, 10 proprietários foram autuados por ocorrências de fogo e 1.233 notificações de limpeza de terreno foram realizadas. Outra situação importante foi às notificações para a regularização de calçadas, com 82 notificações aplicadas.

A população pode fazer denúncias de terrenos com mato alto, ou com resíduos sólidos, pelo telefone da Ouvidoria do Município no (16) 3362-1080, ou pelo e-mail fiscalizaçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em Outras Notícias

 

Felipe Moreira dos Santos registrou o momento em que filho fez o sinal durante o exame, em Guarujá, no litoral paulista.

 

GUARUJÁ/SP - Ao acompanhar o exame de ultrassonografia de sexto mês do primeiro filho, Felipe Moreira dos Santos, de 32 anos, teve um grata surpresa: o bebê fez um 'V de vitória' com a mãozinha, dentro do útero. O rapaz, que é morador de Guarujá, no litoral de São Paulo, encarou como um sinal divino, já que enfrenta um câncer raro no baço.

Há cerca de nove meses, Moreira descobriu um tumor maligno de 20 centímetro no rim esquerdo e teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada do órgão. “Antes da cirurgia, pedi para QUE Deus que não me levasse, porque meu sonho é ser pai. Um mês depois da cirurgia, minha mulher ficou grávida e vou ser pai”, conta em entrevista ao G1.

Ao realizar novo exame para saber se havia vestígios da doença em seu corpo, Moreira descobriu que um novo tumor estava alojado em seu baço, e então, seguiu para Barretos (SP), onde deu início a novo tratamento no Hospital do Amor.

Durante esse tempo, ele torcia para que o bebê fosse um menino, pois também havia pedido isso em suas orações, conforme conta. Em um primeiro momento, os médicos informaram que se tratava de uma menina, mas, desconfiados, os pais resolveram fazer novos exames, que confirmaram o desejo de Felipe.

 

Ultrassom reveladora

Felipe revela que nunca conseguia acompanhar a esposa, Camila Ferreira, durante as consultas de pré-natal, devido ao tratamento. Com a quimioterapia, a imunidade fica muito baixa. “Dessa vez, ela insistiu para eu ir junto, e falei que não sabia se conseguiria. Na noite anterior, ela me perguntou de novo, mas disse que não sabia como ia acordar. De manhã, me senti um pouco melhor, e decidi ir junto”, diz ele.

O rapaz conta que ver o ultrassom já é bem emocionante, porque consegue observar como o bebê está e ouvir seu coraçãozinho. Mas, desta vez, ele se deparou com a surpresa de ver o filho Davi fazendo um sinal de 'V' com uma das mãozinhas. “Até a médica falou: 'olha, ele fez o sinalzinho de vitória com a mão'. Eu fiquei sem acreditar”, afirma. Ele encara a situação como um sinal divino de que vai conseguir superar o tratamento e vencer a doença.

“O filho que eu pedi para Deus foi para superar tudo isso que estou passando. Esse sinal foi para fechar com chave de ouro, para eu ter certeza que vou vencer. Se não tivesse ido, não teria visto isso, porque minha mulher não ia conseguir gravar. Aí, eu vou para o ultrassom e tem um sinal desse, parece que é para a minha fé aumentar. Me dá mais força para poder vencer o câncer. Com certeza, foi um sinal divino”, finaliza.

Por G1

Publicado em Outras Notícias

 

Serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação

 

BRASÍLIA/DF - Começa nesta segunda-feira (19) o prazo para candidatos aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 realizarem suas matrículas. Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.

Nesta edição do Sisu, que terá uma única chamada, serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior. Quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, até a próxima sexta-feira (23), em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer.

O estudante selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. Os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidos em edital próprio de cada instituição participante.

O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos são selecionados de acordo com suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.

Edição: Denise Griesinger

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Publicado em Educação

Após realizar doações para Santa Casa de São Carlos e Prefeitura de Ibaté, empresa faz nova doação seguindo com Ação Solidária

 

SÃO CARLOS/SP - Dando continuidade à sua política de solidariedade, a Destilaria Nova Era – sediada na Fazenda Santa Helena, localizada na Rodovia Municipal Ibaté-Ribeirão Bonito, em Ibaté (SP) – realizou na tarde da última sexta-feira, uma nova doação ao Corpo de Bombeiros de São Carlos, disponibilizando 180 litros de álcool 70%.

O volume foi dividido em 15 caixas de álcool etílico 70%, sendo: 05 caixas, com 02 galões de 06 litros; e 10 caixas, com 12 frascos de 01 litro.

José Roberto Monte, diretor-executivo da Nova Era, essa Ação Solidária acontece com objetivo de auxiliar na assepsia e descontaminação dos quartéis e viaturas utilizadas no atendimento à população.

“Os bombeiros sempre realizam um excepcional trabalho à população e para que possam continuar desenvolvendo estes atendimentos com segurança, em meio a essa pandemia que estamos vivendo, essa doação se faz extremamente necessária no sentido de que os Bombeiros possam garantir maior segurança no suporte que prestam à sociedade", destacou o diretor-executivo.

A entrega aconteceu no Posto de Bombeiros da Polícia Militar de São Carlos e foi recepcionada pelo capitão PM, Rangel Moreira Gregório. Ele destacou a importância da doação para a corporação. “Agradecemos imensamente a doação feita ao Corpo de Bombeiros de São Carlos, especialmente, neste momento de pandemia em que as situações e condições estão muito difíceis, principalmente, em relação aos insumos voltados para prevenção: como é o caso do álcool em gel ou etílico 70%, luvas e máscaras. Toda a ajuda que recebemos é sempre bem vinda e agradecemos muito a Destilaria Nova Era por essa Ação Solidária, altruísmo e preocupação conosco. Com certeza, isso nos ajudará a desenvolver nosso serviço com mais qualidade à população”, destaca.

Para Josimar de Paula Rios, gerente administrativo da Nova Era, a sociedade enfrenta um dos momentos mais delicados da história humana. “Por isso, nossa empresa se vê em um momento de ampliar seu olhar de solidariedade e empatia com toda a população e ajudar as instituições e órgãos públicos, pois estaremos ajudando a população”, finaliza.

Participaram da entrega das doações, as seguintes pessoas: capitão Gregório, sargento Malachias, cabos Sampaio, Luciano, Vituri, Mufinelli, e os representantes da Nova Era: Gleiciane Amaral (Analista de Marketing Digital); Gislaine Rios (Recursos Humanos) e Anderson Silva Barbosa (Encarregado de Produção).

Santa Casa e Prefeitura

Esta foi a terceira Ação Solidária realizada pela Destilaria Nova Era no mês de Abril. No dia 6, a empresa disponibilizou para a Santa Casa de São Carlos, 600 litros de álcool etílico 70° e 50 kg de álcool em gel. Foram entregues ao hospital 55 caixas, sendo: 20 caixas, com 12 galões de álcool 70° de 6 litros; 30 caixas, com 12 frascos de álcool 1 litro cada; e mais 05 caixas, com 02 galões cada uma, de álcool em gel de 5 kg, no total.

No dia 14, a Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal da Saúde, recebeu 600 litros de álcool etílico 70° e 50 kg de álcool em gel. Foram disponibilizadas ao município 55 caixas de álcool, sendo: 20 caixas, com 02 galões de álcool 70° de 06 litros cada; 30 caixas, com 12 frascos de álcool 01 litro cada uma; e mais 05 caixas, com 02 galões cada uma, de álcool em gel de 5kg.

Somente neste mês, a Nova Era doou 1.380 litros de álcool etílico 70% e 100 Kg de álcool em gel 70%. 

Sobre a Destilaria Nova Era: 

Fundada em 2005, na cidade de Ibaté (SP), a Nova Era é uma usina especializada na produção de etanóis. A empresa investe na produção de etanóis especiais para fins industriais. São anos de pesquisa e grandes investimentos em tecnologia que resultam em produtos da mais alta qualidade, conquistando a preferência e o reconhecimento das principais indústrias nacionais e multinacionais. Entre os nossos clientes, destaca-se as empresas NIVEA, GOL COMBUSTÍVEIS, ASTECA, SUN CHEMICAL, ZARAPLAST, BRASILUX, ARBOR, MEMPHIS, SIEGWERK, entre outros. 

A empresa possui um laboratório de última geração, onde são realizadas análises e o controle da qualidade de tudo o que é produzido, obedecendo às exigências e normas de padrão internacional. Todo o processo de produção de seus produtos é acompanhado de perto por uma equipe técnica especializada, garantindo a precisão nos resultados.

A Nova Era tem como objetivo principal, a excelência e firma-se como referência nacional na qualidade e eficiência de seus processos, fato esse comprovado na composição de seus produtos, nos cuidados durante a produção, no atendimento aos clientes e na certeza de satisfação de todos os envolvidos: fornecedores, colaboradores, clientes e comunidade.

Publicado em Cidadania

FLÓRIDA — O helicóptero experimental Ingenuity, da Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos), subiu da superfície de Marte para o ar rarefeito do planeta nesta segunda-feira, 19, realizando o primeiro voo motorizado em outro planeta.

O triunfo foi saudado como um momento dos Irmãos Wright. O mini helicóptero de 1,8 quilo, na verdade, carregava um pouco do tecido da asa do Wright Flyer 1903, que fez história semelhante em Kitty Hawk, Carolina do Norte.

"Dados do altímetro confirmam que o Ingenuity realizou seu primeiro voo, o primeiro voo de uma aeronave motorizada em outro planeta", disse o piloto-chefe do helicóptero na Terra, Havard Grip, com a voz embargada enquanto seus companheiros explodiam em gritos de alegria.

Os controladores de voo da Califórnia confirmaram o breve salto do Ingenuity depois de receber dados através do rover (um veículo espacial) Perseverance, que ficou vigiando a mais de 65 metros de distância. O Ingenuity chegou em Marte acoplado no Perseverance.

A demonstração do helicóptero de US$ 85 milhões (R$ 475 milhões) foi considerada de alto risco, mas trouxe uma alta recompensa.

A gerente de projeto MiMi Aung e sua equipe tiveram que esperar mais de três horas excruciantes antes de saber se o voo pré-programado teve sucesso a 287 milhões de quilômetros de distância. Para aumentar a ansiedade, um erro de software impediu o helicóptero de decolar uma semana antes e fez com que os engenheiros lutassem para encontrar uma solução.

Aplausos, gritos e risos explodiram no centro de operações quando o sucesso foi finalmente declarado e quando a primeira foto em preto e branco do Ingenuity apareceu nas telas, mostrando sua sombra enquanto pairava sobre a superfície de Marte. Em seguida, vieram as impressionantes imagens coloridas do helicóptero descendo de volta à superfície, tiradas pelo Perseverance, "o melhor hospedeiro que o pequeno Ingenuity poderia esperar", disse Aung, agradecendo a todos.

A NASA estava planejando um voo de 40 segundos e, embora os detalhes fossem inicialmente escassos, a nave atingiu todos os seus alvos: girar, decolar, pairar, descer e pousar.

Para realizar tudo isso, as pás gêmeas do rotor em contra-rotação do helicóptero precisavam girar a 2.500 rotações por minuto - cinco vezes mais rápido do que na Terra. Com uma atmosfera de apenas 1% da espessura da Terra, os engenheiros tiveram que construir um helicóptero leve o suficiente - com as lâminas girando rápido o suficiente - para gerar essa elevação de outro mundo. Ao mesmo tempo, tinha que ser forte o suficiente para resistir ao vento marciano e ao frio extremo.

Depois de mais de seis anos de construção, o Ingenuity é um barebones de 0,5 metros de altura, um helicóptero esguio de quatro patas. Sua fuselagem, contendo todas as baterias, aquecedores e sensores, é do tamanho de uma caixa de lenços de papel. Os rotores de fibra de carbono e preenchidos com espuma são as peças maiores: cada par se estende por 1,2 metro ponta a ponta.

O helicóptero é coberto por um painel solar para recarregar as baterias, crucial para sua sobrevivência durante as noites marcianas de 90ºC negativos.

A NASA escolheu uma área plana e relativamente livre de rochas para o campo de aviação do Ingenuity, medindo 10 metros por 10 metros. Descobriu-se que ficava a menos de 30 metros do local de pouso original na cratera de Jezero. O helicóptero foi liberado do rover para o campo de aviação no dia 3 de abril.

Comandos de voo foram enviados no domingo, depois que os controladores enviaram uma correção de software para a rotação da pá do rotor.

O pequeno helicóptero com um trabalho gigante atraiu a atenção de todo o mundo, desde o momento em que foi lançado com o Perseverance em julho passado até agora.

Até mesmo Arnold Schwarzenegger se juntou à diversão, torcendo pela Ingenuity no fim de semana via Twitter. "Vá para o helicóptero!", gritou, reencenando uma linha de seu filme de ficção científica de 1987 "Predator".

Estão planejados até cinco voos de helicóptero, cada um mais ambicioso que o outro. Se for bem-sucedida, a demonstração poderá abrir caminho para uma frota de drones marcianos nas próximas décadas, fornecendo vistas aéreas, transportando pacotes e servindo como batedores para astronautas. Helicópteros de alta altitude aqui na Terra também podem se beneficiar — imagine os helicópteros navegando facilmente no Himalaia.

A equipe do Ingenuity tem até o início de maio para concluir os voos de teste. Isso porque o rover precisa continuar com sua missão principal: coletar amostras de rochas que possam conter evidências de vida marciana passada, para retornar à Terra daqui a uma década.

Até então, o Perseverance zelará pelo Ingenuity. Os engenheiros de voo os chamam carinhosamente de Percy e Ginny. "A irmã mais velha está assistindo", disse Elsa Jensen da Malin Space Science Systems, a principal operadora de câmera dos robôs./AP

 

 

*Por: ESTADÃO

Publicado em Ciência & Tecnologia

RIO DE JANEIRO/RJ - O vídeo de uma entrevista de Xuxa Meneghel e Taís Araújo viralizou nas redes sociais na tarde de domingo (18). No programa ‘Superbonita’ da GNT, a loira afirmou à atriz que gostaria de ter nascido negra.

“Eu queria vir com a sua cor, com seu cabelo, sua pele”, disse Xuxa. Taís Araújo respondeu: “Quer mesmo? Ser preta não é mole não. Depois te conto o que é vir preta nesse país e nesse mundo”.

Confira o vídeo:

O nome de Xuxa ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais após sua fala polêmica. Confira alguns tweets:

 

 

 

*Por:  Geórgia Santiago / METROPOLITANA

Publicado em Celebridades

SÃO CARLOS/SP - Em tempos de pandemia da Covid-19, os números de óbitos divulgados diariamente alertam para a gravidade do cenário e reforçam a importância da adoção das medidas sanitárias. A luta contra a pandemia é de pacientes e seus familiares e de tantos profissionais de saúde que se esforçam nesse combate há mais de um ano. Recentemente, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgou a taxa de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), públicas e privadas, um espaço que tem sido um campo importante na batalha contra a doença. Os dados nacionais mostram que o índice de óbitos no Sistema Único de Saúde (SUS) é de 52,9% e, na saúde privada, é de 29,7%. No Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), essa taxa, em março, foi de 30%, aproximando-se das taxas mais baixas do país. 

Os dez leitos de UTI do HU foram inaugurados em 2020 e já direcionados para o atendimento exclusivo a pacientes adultos do SUS com casos de Covid-19. A equipe da UTI-Covid conta com cerca de 60 profissionais, entre equipe de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e limpeza, além da equipe de apoio do Hospital, composta por nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e farmacêutico. A infraestrutura conta com todo o suporte necessário para atendimento aos pacientes com Covid. 

Gerhard da Paz Lauterbach, clínico geral e médico da UTI do HU-UFSCar, relata que os pacientes que têm chegado até a UTI do Hospital, em sua maioria, já vêm em ventilação mecânica ou prestes a serem entubados e conectados a um respirador. "Pela gravidade da patologia pulmonar e de tantos outros problemas que têm acompanhado a Covid, como risco de infecções bacterianas, insuficiência renal e descontrole glicêmico, a chance de evolução desfavorável nesse perfil de pacientes é grande", expõe o médico. 

Para Lauterbach, no entanto, o índice de mortalidade da UTI do HU se aproxima das taxas mais baixas apontadas pela Amib por um conjunto de fatores que influencia a qualidade do cuidado ofertado aos pacientes. "Certamente nossa equipe multidisciplinar extremamente capacitada, aliada aos nossos plantonistas e residentes, tem papel crucial nesses resultados positivos. E, também, nada disso seria possível sem um adequado planejamento de insumos", garante. 

Atendimento na pandemia

Desde o início da pandemia, o HU passou por reestruturações para conseguir atender à comunidade, contribuindo com o sistema de saúde público de São Carlos e região. Além da contratação de 118 profissionais, por meio de seleção emergencial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital promoveu a capacitação da sua equipe. Foram 15 ações de capacitação com cerca de 850 participações. Além disso, o Hospital readequou o fluxo de atendimento dos pacientes para garantir a separação necessária entre aqueles com sintomas de Covid e os com outras doenças, e reestruturou os leitos para ofertar espaço suficiente para os casos de coronavírus. Atualmente, são 24 leitos de enfermaria adulto, quatro leitos de suporte ventilatório e 10 leitos de UTI. 

Desde o início da pandemia, foram atendidas no Hospital 932 pessoas positivadas para Covid-19, destas, 526 precisaram de internação. Nesta sexta, dia 16/4, o HU tem 29 pacientes internados no espaço Covid, sendo 11 em internação clínica, oito em suporte ventilatório e 10 na terapia intensiva. 
Para Fábio Neves, superintendente do HU-UFSCar, o Hospital tem desempenhado um importante papel no enfrentamento à pandemia de Covid-19 na região. "O HU-UFSCar é um hospital público, que atende exclusivamente pacientes do SUS e que fez grandes investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação. Isso tem gerado bons resultados assistenciais, como exemplo, as taxas de mortalidade pela Covid-19, que se assemelham às dos melhores hospitais do Brasil".

"Espero que possamos continuar aprendendo juntos e melhorando a qualidade do cuidado de nossos pacientes a cada dia, impulsionados pelas palavras de conforto e orações diárias de tantos familiares que, angustiados, anseiam pelo fim dessa pandemia tanto quanto nós", conclui o médico Gerhard da Paz Lauterbach.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.