fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 13 Setembro 2024

SÃO CARLOS/SP - Em 2024 já foram registradas 27.379 notificações para Dengue, com 15.166 casos positivos, sendo 14.450 autóctones e 716 importados (170 novos casos).

Para Chikungunya foram registradas 211 notificações, com 177 casos descartados e 4 positivos, sendo 3 autóctones e 1 importado e 34 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 84 notificações, com 84 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 3 casos descartados.

A cidade contabiliza até o momento 03 óbitos por Dengue. Outros 10 casos continuam em investigação.

IBATÉ/SP - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) “João Trevizan” de Ibaté acolhe cães e gatos que foram vítimas maus-tratos, oferecendo a eles cuidados e a esperança de um novo começo. Esses animais, com histórias difíceis, estão à espera de uma família que os acolha de forma consciente, oferecendo um lar repleto de carinho e atenção.

Adoção consciente é um ato de amor que exige responsabilidade. Antes de decidir levar um novo companheiro para casa, é importante refletir sobre o compromisso que envolve cuidar de um animal. Eles precisam de tempo, cuidado veterinário, alimentação adequada e, principalmente, amor. Ao adotar de maneira consciente, você está proporcionando uma vida digna e feliz para esses seres que já enfrentaram tantas dificuldades.

O CCZ de Ibaté cuida desses animais com zelo, oferecendo-lhes todos os cuidados necessários para que estejam saudáveis e prontos para a adoção. Todos eles são vacinados e muitos já estão castrados, preparados para encontrar lares onde possam viver com segurança e amor. A adoção responsável também ajuda a reduzir o número de animais abandonados nas ruas, contribuindo para o bem-estar de toda a comunidade.

Se você está pensando em adotar um cão ou gato, faça uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses “João Trevizan”, localizado na Horta Municipal, na rua José Donatoni, 656, no Jardim Mariana. As adoções podem ser feitas de segunda a sexta-feira, e nossa equipe estará disponível para orientá-lo sobre o processo. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3343-7031.

Adotar um animal é uma decisão que traz recompensas imensuráveis. Ao praticar a adoção consciente, você ganha um amigo leal e ainda contribui para a construção de uma sociedade mais empática e responsável. Dê uma chance a esses animais, e sinta a alegria de transformar suas vidas para melhor.

Publicado em Ibaté

SÃO CARLOS/SP - A ajuda prestada pelas aeronaves do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo ao Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios em vegetações continua em todo o estado. Desde 8 de agosto até 12 de setembro, foram empregados 14 helicópteros Águias em 56 cidades, com o lançamento de mais de 760 mil litros de água para controlar as chamas.

Na quinta-feira (12), o uso da aeronave impediu que o fogo chegasse nas residências que ficavam nas proximidades na Serra do Mursa, em Campo Limpo Paulista. O Águia 21 sobrevoou o local por quase oito horas, totalizando 108 lançamentos de “Bambi Bucket” — um tanque capaz de carregar até 500 litros de água, que é despejado sobre os focos de incêndio.

Além disso, a aeronave também retirou três pessoas que ficaram sem rota de fuga em um dos picos da serra devido ao fogo. Elas prestavam apoio voluntário à equipe do 19º Grupamento de Bombeiros (Jundiaí) em solo.

O apoio também foi solicitado em incêndios ocorridos em São Luís do Paraitinga e em Mairiporã. Em São Luís, os focos foram reduzidos significativamente com o empenho do Águia 14. Já na Serra do Cantareira, em Mairiporã, o Águia 16 conseguiu minimizar as chamas. No total, foram 114 lançamentos de tanques com cinco horas de voo nos dois municípios.

 

Acionamento

Os helicópteros da PM são acionados pelos Bombeiros ou pela Defesa Civil, que fazem o monitoramento das áreas com os focos de incêndio. Ao serem acionados, sobrevoam o local para reconhecimento do cenário, a fim de definir a melhor estratégia a ser utilizada na ocorrência.

O uso dessas aeronaves é fundamental para o controle das chamas já que elas conseguem operar em áreas de difícil acesso e atingir focos de queimadas inacessíveis. Além disso, são equipadas com o “Bambi Bucket”, que ajuda a direcionar melhor a aplicação dos jatos de água, controlando o incêndio de maneira mais eficaz em áreas específicas.

A reposição do tanque acontece em fontes de águas próximas, normalmente em lagos, o que também facilita o deslocamento do helicóptero na operação. No período iniciado em agosto até ontem (12), foram 1.916 lançamentos em todo o estado.

 

Bombeiros

Apesar do piloto e co-piloto estarem prestando apoio no ar, o trabalho não é feito separado com o Corpo de Bombeiros. Há uma comunicação via rádio entre as equipes para definir o melhor posicionamento da aeronave.

Em solo, os Bombeiros atuam 24 horas por dia para controlar às chamas nas vegetações. No momento, mais de 1,5 mil bombeiros com apoio de 500 viaturas atuam para combater os incêndios no estado.

 

Incêndios criminosos

Até esta sexta-feira (13), 20 pessoas foram detidas por causarem incêndio em áreas de mata no estado de São Paulo. Foram três prisões em Franca, três em Batatais, duas em São José do Rio Preto, uma em Rio Claro, São Carlos, Patrocínio Paulista, Santo Antônio da Alegria, Jales, Guaraci, Pindorama, Salto, Campinas, Pedregulho e São Bernardo do Campo.

A última dessas prisões aconteceu ontem (12), em Cunha, onde um homem de 40 anos foi preso por atear fogo no seu imóvel.

Publicado em Policial

Equipe fez 3 sets a 0 no Caaso e invicta, chega aos 25 pontos; Fênix, Golden Team e Country completam o G4

 

SÃO CARLOS/SP - A atual campeã, assumiu a liderança na fase de classificação da 9ª Copa AVS/Smec de Vôlei Feminino. E de maneira invicta até o momento.

Na noite de quinta-feira, 12, no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia, a AVS/Smec, equipe orientada pela técnica Sandra Mara Leão, em 1h30, venceu o Caaso por 3 sets a 0, parciais de 25/22, 25/20, 25/19, com destaque para a central Dani, MVP da partida.

Com o resultado, a AVS/Smec chegou aos 25 pontos e assumiu a primeira colocação. Fênix (23 pontos), Golden Team e Country Club (ambos com 19 pontos) fecham o G4. O Caaso está em sexto lugar com 13 pontos.

A arbitragem da partida foi de Demerval Mascarin e Alessandra Borges. Apontadora: Fernanda Oliveira.

AVS/Smec: Bia, Thassi, Patrícia, Karine, Jeniffer, Jezinha, Bárbara, Dani, Maiara, Luciana, Mônica, Juliana e Cássia. Técnica: Sandra Mara.

Caaso: Natália, Carol, Bruna, Ana Laura, Talita, Júlia, Luisa, Estela, Bia, Luiza, Denise, Vitória e Natália. Técnico: Fernando.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos) promoveu nos dias 9, 10 e 11 de setembro, uma série de encontros com os três candidatos a prefeito de São Carlos. Cada candidato teve a oportunidade de apresentar suas plataformas de governo e responder a perguntas da diretoria da ACISC, comerciantes e outros representantes da comunidade empresarial local. 

A ação, realizada no auditório do Palácio do Comércio “Miguel Damha”, sede da ACISC, teve como objetivo proporcionar aos candidatos um espaço para expor suas propostas voltadas ao desenvolvimento econômico da cidade, além de esclarecer como pretendem apoiar o setor comercial e industrial durante o mandato, se eleitos forem.  

A ordem de apresentação foi definida no dia 02 de setembro, durante sorteio realizado na sede da ACISC, com a presença de assessores dos três candidatos. 

O primeiro candidato a se apresentar foi Newton Lima (PT), que dentre outras coisas, anunciou a proposta de revisar a Planta Genérica de Valores para isentar ou reduzir o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para imóveis comerciais atingidos por enchentes, além de outras ações de justiça tributárias para os mais pobres.   

No segundo dia, Mario Casale (NOVO) esteve na entidade. Ele apresentou aos comerciantes o Quadrilátero da Inovação, um projeto ambicioso que prevê a criação de um parque tecnológico urbano no centro da cidade. A proposta visa atrair empresas de tecnologia e startups para a região central, proporcionando uma revitalização econômica e social dessa área, além de gerar novos empregos e oportunidades.  

Encerrando a série de encontros, Netto Donato (PP) destacou seu compromisso com o combate às enchentes na cidade, citando obras que já foram realizadas e obras futuras como a construção de novos piscinões na cidade, ressaltando a necessidade de parcerias com o governo estadual e federal para garantir os recursos necessários às obras. O candidato também mencionou sobre a parceria da entidade com vários projetos em prol da área comercial na cidade.  

Quem não compareceu, teve a oportunidade de acompanhar a participação dos candidatos, em transmissão ao vivo, pelas redes sociais da ACISC. 

A iniciativa da ACISC foi elogiada pelos participantes, que consideraram os encontros uma oportunidade valiosa para conhecer melhor os projetos dos candidatos. "Foi importante para entendermos como cada um pretende trabalhar para melhorar o cenário econômico da cidade, com atenção especial ao nosso comércio”, afirmou Ivone Zanquim, presidente da ACISC.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - A apresentadora Rachel Sheherazade não tem nem um mês que estreou na programação da Record e já corre o risco de deixar a emissora paulista. Acontece que desde a estreia do seu programa no canal, a artista não conseguiu obter na audiência a média desejada pela Record para a sua atração, o Domingo Record.

De acordo com informações do jornalista Alessandro Lo-Bianco, a Record está bastante insatisfeita com os números de audiência dados por Rachel Sheherazade.

A emissora estimava que a atração registrasse ao menos 5 pontos de audiência, para entregar um bom resultado para o game show Acerte ou Caia!, de Tom Cavalcante. Porém, o máximo que o programa registrou foi 3,5 em sua estreia, em 21 de agosto. No último domingo (12), por exemplo, a atração não conseguiu bate sequer a casa dos 3 pontos.

Por meio de uma reunião a direção da Record manifestou o desânimo com o programa, citando a rejeição que Rachel Sheherazade supostamente teria recebido por conta de suas últimas polêmicas envolvendo o falecido apresentador, Silvio Santos.

Assim sendo, a emissora acabou definindo um prazo, dando mais 4 semanas para a atração reagir na audiência, se dentro de um mês o programa não elevar o seu número na audiência, chegando no mínimo aos 5 pontos, a ideia é dar um fim na atração antes do previsto, que seria em dezembro.

Ainda de acordo com informações de Lo-Bianco, a Record já está se movimentando para colocar o filho de Faustão, João Silva, comandando um game-show no mesmo horário em que é exibido a atração hoje comandada por Rachel. Mas, vale dizer, que atualmente João Silva é contratado da Band, e no próximo domingo (15), passará a comandar o seu programas nas noites da emissora. Até então, o programa era exibido nas noites de sábado.

 

 

Bruno Silva / AREAVIP

Publicado em TV

Atividade é gratuita e as inscrições estão abertas

 

SÃO CARLOS/SP - O Grupo Terapêutico de Relaxamento Profundo com a técnica da Yoga Nidra integra uma ação de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que tem por objetivo desenvolver graus de tranquilidade mental e emocional dos participantes para melhorar a qualidade de vida nas atividades cotidianas. Estão abertas as inscrições para duas novas turmas do Grupo, com início para os dias 17/9 ou 27/9. No total, cada turma realizará sete encontros presenciais, que acontecem na Unidade Saúde Escola (USE), na área Norte do Campus São Carlos da Universidade.

A oportunidade é aberta para todo o público, idade mínima de 18 anos, função cognitiva preservada e disponibilidade de participar presencialmente dos encontros. A atividade é indicada para pessoas que buscam o conhecimento de si em sua forma ampla ou também àquelas que buscam o restabelecimento da saúde.

A Yoga Nidra é uma técnica antiga do Yoga para o estado de relaxamento e de sono profundo, mas com manutenção da consciência. É um método para relaxamento físico, mental e emocional, que desenvolve a memória, o aprendizado e a criatividade. Tem sido aplicado há muitos anos em pesquisas clínicas e científicas evidenciando seus efeitos benéficos para cura de doenças ou para lidar com problemas diversos, tais como insônia, estresse, ansiedade, depressão, baixa autoestima, dores de cabeça, hipertensão arterial, principalmente quando associados a uma origem psíquica, psicossocial ou psicossomática. A prática é realizada na posição deitada, com instrução de exercícios de respiração, relaxamento muscular, percepção dos cinco sentidos e meditação.

Nas turmas atuais haverá o uso complementar de óleos essenciais. Durante os encontros, as atividades incluem vivências de momentos de relaxamento profundo; construção de roteiro básico para a prática pessoal de relaxamento; compreensão sobre as causas básicas das tensões (física e mental) e os principais óleos essenciais que podem contribuir para o relaxamento e tranquilidade mental e emocional; produção de frasco com óleos para uso pessoal de cada participante; compartilhamento de vivências entre o grupo; além de práticas de auto estudo e cuidado de si.

A atividade é coordenada pela professora Paula Giovana Furlan, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, e tem a participação de alunas de graduação e pós-graduação da Instituição. As pessoas interessadas devem se inscrever por este formulário eletrônico (https://forms.gle/CFnVXGL7EFikJ6UU8).

Mais informações pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo whatsapp (16) 3351-8034.

Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - O dinheiro esquecido por brasileiros em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras que não for solicitado será transferido para os cofres do governo federal em até 30 dias da publicação da nova lei sobre a desoneração da folha de pagamento de empresas.

A votação do projeto de desoneração para 17 setores da economia e prefeituras com até 156 mil habitantes foi concluída nesta quinta-feira (12) na Câmara dos Deputados. Para começar a valer, precisará ainda passar pela sanção do presidente da República e ser publicada.

A partir da publicação da nova lei, o dinheiro percorrerá um caminho com vários prazos, mas, segundo o projeto aprovado, ainda será possível recuperar os valores junto às instituições financeiras até o dia 31 de dezembro de 2027, mesmo após os recursos terem sido repassados para o Tesouro Nacional.

O SVR (Sistema de Valores a Receber) tem R$ 8,5 bilhões esquecidos por pessoas e empresas em bancos, administradoras de consórcios e outras instituições, segundo dados do Banco Central de agosto.

A autorização de uso do dinheiro dos brasileiros para o governo conseguir cumprir a meta fiscal de déficit zero neste ano criou impasse com o Banco Central, que pediu às lideranças na Câmara para rejeitarem o trecho que previa a incorporação dos valores. A votação teve protesto de parlamentares da oposição, mas o uso dos recursos foi aprovado.

Quando o dinheiro passar para os cofres públicos, o Ministério da Fazenda terá que publicar um edital, no Diário Oficial da União, com a relação de todos os valores recolhidos, e essa lista deverá conter a instituição onde o dinheiro está, a agência e o número da conta bancária. A partir da publicação desse edital, quem ainda tiver valores nessa lista terá 30 dias para contestar e pedir o dinheiro de volta.

Caso a contestação da pessoa física ou da empresa seja negada, será possível apresentar recurso ao CMN (Conselho Monetário Nacional) no prazo de dez dias.

Segundo o texto aprovado, se não houver contestação no prazo, a transferência será concluída para o Tesouro. Apesar disso, ainda será possível pedir os valores por meio de ação judicial em até seis meses, que serão contados a partir da publicação do edital do Ministério da Fazenda.

Apesar de o projeto estabelecer esses prazos, também está previsto que os valores que já foram para o Tesouro poderão ser solicitados diretamente às instituições financeiras até o dia 31 de dezembro de 2027, mas não há detalhes sobre como esse processo será intermediado.

 

COMO CONSULTAR OS VALORES ESQUECIDOS?

Vá ao site do BC através do seguinte link: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2024/08/brasileiros-tem-r-85-bilhoes-esquecidos-em-sistema-do-banco-central-veja-como-resgatar.shtml.

- Clique em "Consulte valores a receber" ou "Acesse o Sistema de Valores a Receber";

- Preencha os campos com o seu CPF ou CNPJ; data de nascimento ou abertura da empresa;

- Transcreva os caracteres e clique em "Consultar";

- Caso haja valores a receber, clique em "Acessar o SVR";

- Faça login com a sua conta gov.br, é preciso ser nível prata ou ouro para acessar;

- Acesse "Meus Valores a Receber";

- Leia e aceite o Termo de Ciência;

- Ao solicitar o valor, o sistema vai informar orientações de transferência.

 

Para consultar os valores de uma pessoa falecida, é necessário que um herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal faça a consulta e preencha um termo de responsabilidade. Após esse processo, é preciso entrar em contato com as instituições que possuem os valores e verificar como prosseguir.

Depois disso, os passos para a a consulta são os mesmos. Mas é necessário entrar com a conta gov.br do herdeiro ou sucessor e fornecer o número do CPF e a data de nascimento da pessoa que faleceu.

 

CNPJ INATIVO PODE CONSULTAR VALORES INATIVOS?

O representante legal da empresa fechada pode entrar no sistema com a conta pessoal gov.br, que também deve apresentar nível de segurança prata ou ouro, e assinar um termo de responsabilidade para consultar os valores.

No SVR, será informado em qual instituição estão os valores da empresa com o CNPJ inativo, os dados de contato, a faixa e a origem do valor. Não é possível solicitar o dinheiro de forma direta pelo sistema do BC.

Após encontrar a instituição, o representante legal deve combinar a forma de apresentar a documentação necessária para comprovar sua identidade.

 

 

POR FOLHAPRESS

Publicado em Economia

HORTOLÂNDIA/SP - A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (12), uma mulher de 29 anos por estelionato em Hortolândia, na região de Campinas. A equipe conseguiu recuperar R$ 1,1 mil em mercadorias. De acordo com as investigações, a suspeita aplicava golpes falsificando comprovantes de pagamento.

A vítima, proprietária de duas lojas na cidade, compareceu à delegacia para registrar o boletim de ocorrência contra a golpista, que realizava compras online no estabelecimento, utilizando perfis falsos em redes sociais.

A estelionatária realizava as compras e encaminhava comprovantes de pagamento falsos. Após receber as mercadorias, cancelava as transações.

Com a ajuda da vítima, que informou que a mulher estava aplicando o golpe novamente naquele momento, a equipe acompanhou um motorista que foi contratado para realizar a entrega.

A suspeita foi abordada pelos policiais em casa quando tentou receber as mercadorias. Nas buscas realizadas, os agentes encontraram bolsas, eletrônicos, relógios e perfumes — itens que somavam mais de R$ 1,1 mil. Tudo foi devolvido à vítima.

Segundo o boletim de ocorrência, a polícia encontrou diversos perfis falsos que eram controlados pela golpista, além de grupos em aplicativos de mensagens que negociavam mercadorias furtadas. As contas também eram usadas para fraudar as compras.

Após o flagrante, a mulher foi encaminhada à cadeia, onde permanece à disposição da Justiça. O caso foi registrado como estelionato e associação criminosa no 3º Distrito Policial de Campinas.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.