SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de ter responsabilidade social, transparência e respeito ao cidadão, a Prefeitura Municipal de São Carlos está em pleno processo de elaboração do planejamento da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025.
Na manhã desta sexta-feira (13/09), foi realizada pela Secretaria Municipal de Governo uma Audiência Pública, na Câmara Municipal, uma oportunidade para o Poder Executivo coletar sugestões, ouvir as demandas da população e de vereadores e apresentar o trabalho desenvolvido pelas secretarias do município.
A inciativa atende exigência legal prevista no Art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal e o Art. 44 da Lei Federal n.º 10.527/2001 (Estatuto das Cidades) como forma de ampliar a participação da população, ofertando um espaço democrático que, além de dar transparência, legitima o processo de planejamento orçamentário municipal.
Vale lembrar que o Planejamento/Orçamento é constituído pelo Plano Plurianual (PPA), um conjunto de programas para 4 anos, elaborado no primeiro ano de gestão do mandato de um prefeito e tem vigência a partir do segundo ano deste mandato até o primeiro ano de gestão de um novo mandato de prefeito, como forma de garantir a continuidade das ações desenvolvidas pelo município; Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), com a priorização anual dos programas e metas fiscais; a Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento legal que detalha as receitas (previsão de recursos) que o governo (Prefeitura) ira arrecadar e fixa os gastos e despesas; e finalmente o Orçamento Municipal que é a alocação de recursos para a execução dos programas.
Fabiana Colmatti, diretora do Departamento de Planejamento e Orçamento da Secretaria Municipal de Governo, explica que além da audiência, outra forma de participação da população é através do formulário disponível no site da Prefeitura, onde os cidadãos podem colocar sua contribuição, já que nem todos podem estar presentes nas audiências públicas.
“A partir desse encontro e finalizado o prazo de coleta do formulário, as demandas são encaminhadas para as Secretarias que buscam uma forma de atender a sociedade de forma eficaz. O prazo final para encaminhamento da versão final da LOA para apreciação da Câmara Municipal é 30 de setembro, a partir daí o Poder Legislativo analisa a LOA em duas sessões que devem ser realizadas antes do encerramento do exercício legislativo”, detalhou.
Também representaram da Secretaria Municipal de Governo na Audiência Pública de Elaboração da LOA 2025, Paula Corsso, secretária Adjunto de Governo, Heloisa Tomazini Jordão, Chefe de Seção Administrativa e Carlos Eduardo Galvani Nascimento, Chefe de Seção de Acompanhamento e Projeção Orçamentária.
SÃO CARLOS/SP - Na tarde de quinta-feira (12), um homem de 24 anos, condenado por homicídio, foi capturado por policiais militares na Santa Casa de São Carlos. A prisão ocorreu após um alerta feito por um segurança do hospital, que identificou o indivíduo enquanto ele buscava atendimento médico.
De acordo com o boletim de ocorrência, o segurança entrou em contato com a polícia através do número de emergência 190, informando a situação suspeita de um dos pacientes. Os policiais então compareceram ao local e realizaram a abordagem.
O suspeito foi levado ao plantão policial, onde foi confirmado que havia um mandado de prisão expedido por uma vara criminal contra ele, referente a uma condenação por homicídio. Após a verificação, o homem foi colocado à disposição da Justiça.
A ação rápida da equipe de segurança do hospital e da Polícia Militar resultou na captura de um indivíduo foragido, reforçando o trabalho conjunto para garantir a segurança da população.
SÃO CARLOS/SP - Na quarta-feira, 11 de setembro, foi registrado um boletim de ocorrência por agressão em uma empresa localizada no bairro Jardim Jockey Club, envolvendo dois colegas de trabalho.
De acordo com o relato da vítima, o colega teria se aproximado e iniciado uma série de ofensas verbais, convidando-o para uma briga. Preocupado com a situação, a vítima buscou a ajuda de um encarregado e ambos se dirigiram à direção da empresa para relatar o ocorrido. No entanto, segundo o depoimento, no caminho, o acusado teria agredido fisicamente a vítima, desferindo chutes e empurrões, sem qualquer provocação aparente.
A briga teria sido testemunhada por outros funcionários da empresa. Com receio por sua integridade física, a vítima decidiu registrar uma queixa-crime na CPJ, pedindo providências contra o agressor.
O caso agora segue em investigação pelas autoridades competentes, que analisarão os depoimentos das partes envolvidas e das testemunhas.
Instituição busca apoio para projetos de modernização e ampliação da capacidade de atendimento do hospital
SÃO CARLOS/SP - Na quinta-feira (12), a Santa Casa de São Carlos recebeu a visita do Deputado Federal Coronel Telhada e do Deputado Estadual Capitão Telhada, acompanhados dos candidatos a prefeito e vice-prefeito de São Carlos, Netto Donato e Roselei Françoso. Os parlamentares foram recebidos pelo Diretor Técnico da instituição, Dr. Roberto Muniz Junior, e pelo mesário Omar Casale.
Durante a visita, os deputados conheceram de perto as instalações do hospital, passando pelas enfermarias, e o novo ambulatório oncológico, que se encontra em fase final de construção.
Ao longo do encontro, Dr. Roberto entregou aos deputados dois ofícios solicitando recursos para a reforma do CT, principal enfermaria clínica da Santa Casa, e do D2, setor que a instituição pretende adequar para atender pacientes cardiológicos e, eventualmente, pacientes cirúrgicos. Cada uma das reformas está orçada em R$ 400 mil. "Esperamos que os deputados compreendam a importância desses pleitos e possam nos apoiar com as emendas necessárias para continuarmos melhorando o atendimento à população de São Carlos e região", destacou Dr. Roberto.
Os deputados se comprometeram a avaliar as solicitações com atenção. "Vamos analisar os ofícios e dentro das possibilidades, faremos o possível para destinar esses recursos à Santa Casa. O hospital realiza um trabalho admirável e essencial para São Carlos e região, e queremos ajudar a instituição a continuar cumprindo seu papel", afirmou o Deputado Coronel Telhada.
Capitão Telhada também reforçou o compromisso. "A Santa Casa de São Carlos é uma referência no atendimento à saúde e sabemos da necessidade dessas reformas. Vamos nos empenhar para viabilizar os recursos solicitados o mais breve possível."
Jogo decisivo acontece no ginásio de esportes do Santa Felícia e time se preparou para surpreender o adversário
De olho em uma vitória na fase de classificação do Campeonato da Associação Pró Voleibol (APV), a equipe infantil de vôlei feminino Objetivo/Smec terá uma partida decisiva a partir das 11h30 deste sábado, 14, quando enfrenta a AABB de Ribeirão Preto no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia.
A AABB é líder invicta enquanto que o time são-carlense está em segundo lugar com apenas uma derrota, justamente para as ribeirão-pretanas na partida de estreia.
O time são-carlense está animado, pois está em uma crescente no campeonato e vem de três vitórias seguidas. “A equipe tem treinado forte e intensificamos as atividades”, disse o técnico Zé Sérgio.
De acordo com ele, a meta é buscar mais uma vitória e assim dar tranquilidade para o grupo poder se garantir, entre os três primeiros e buscar uma vaga para a próxima fase da competição.
“Particularmente acredito em um bom jogo e temos chances de sonhar com a vitória, apesar do adversário ser o mais forte do grupo e ter atletas mais habituadas à APV. Estamos no primeiro ano e com um time bem jovem. Mesmo assim, nossa evolução é muito grande”, disse Zé Sérgio.
Campeonato adulto
A equipe adulta AVS/Smec estará em ação neste sábado. A partir das 20h30, no ginásio municipal de esportes Adriano José Mariano, irá enfrentar Porto Ferreira.
A técnica Sandra Mara Leão afirmou que a equipe se preparou para buscar um bom resultado e somar pontos para se classificar para as semifinais da competição.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, realiza nos dias 13, 14 e 15 de setembro, na Praça da XV, a “Festa do Milho 2024” dos empreendimentos autogestionários de Economia Solidária.
Além das comidas típicas, o evento terá apresentações musicais que começam nesta sexta-feira (13/09), a partir 19h30, com a apresentação de Fabio Lopes e Henrique; no sábado (14/09), a partir das 19h, o som fica por conta da Banda Dama de Ferro e no domingo (15/09), a partir das 19h, a população poderá relembrar muito flash back dançando com a Banda Doce Veneno.
Coordenada pela Feira da Praça XV de Economia Solidária, a Festa do Milho 2024 terá 15 barracas com alimentos à base de milho, artesanato, entre outras atrações, tendo como objetivo oferecer um fim de semana de muita música e gastronomia para a população.
Empresa contratada apresentou as soluções desenvolvidas para o controle das cheias na bacia do Gregório.
SÃO CARLOS/SP - Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 12/09, na Secretaria de Obras, a empresa Hidrostúdio Engenharia entregou aos representantes do SAAE e da Prefeitura os projetos executivos para as obras de macrodrenagem nos córregos do Gregório e Simeão. O diretor da empresa, Dr. Aluísio Canholi, explicou, em linhas gerais, as alternativas técnicas avaliadas e como foi concebido o estudo que irá controlar as enchentes na baixada do mercado municipal.
CÓRREGO DO GREGÓRIO - O projeto contempla a construção, na região do Parque da Chaminé, de um grande reservatório de detenção, popularmente chamado “piscinão”, com capacidade em torno de 240.000 m³ (240 milhões de litros), interligado com o canal do córrego do Gregório. De acordo com a Hidrostúdio, o reservatório foi dimensionado para amortecer o impacto das águas da chuva, permitindo a passagem de vazões compatíveis com o trecho canalizado, evitando, com isso, o transbordamento e consequente inundação das vias.
CÓRREGO DO SIMEÃO - Já para a bacia do córrego do Simeão, o projeto contempla o aumento da capacidade do reservatório construído recentemente na Vila Prado, que passará a receber águas pluviais de parte da Avenida Getúlio Vargas, por meio de novas galerias projetadas, que desviarão para o piscinão as águas pluviais que atualmente chegam à região da praça do mercado pela Avenida São Carlos, desde a região da Praça Itália.
VALORES E PRAZO - As obras projetadas estão orçadas em torno de R$ 440 milhões (Reservatório Gregório: R$ 300.197.335,32 e Reservatório Simeão: R$ 140.298.932,26) e o prazo previsto para execução é de 24 meses. Estiveram presentes no encontro o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo; o chefe de Gabinete do SAAE, José Augusto Santana; o Gerente de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais do SAAE, Eduardo Casado; o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Carlos – AEASC, Laerte Rigo; a presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos, Ivone Zanquim; o Gerente Administrativo da ACISC, Alexandre Rosa; os Secretários de Obras, Leonardo Lázaro, e de Meio Ambiente, Júnior Zanquim.
De acordo com o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, foi um dia histórico para São Carlos. “A apresentação deste estudo grandioso é um passo fundamental e decisivo para a conquista do que todos nós queremos e esperamos: o fim das enchentes na região central da cidade, que historicamente atingem os comerciantes e geram prejuízos enormes para eles e a população em geral. Para o SAAE e Prefeitura, agora, caberá a missão de buscar esses recursos junto ao Governos Federal e Estadual. E será o que faremos a partir de agora, já que temos em mãos um projeto técnico preparado de forma extraordinária”.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e o Parque Ecológico de São Carlos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, alertam à população sobre os graves incêndios que atingiram grandes áreas de vegetação em São Carlos e na região, resultando num grande número de animais silvestres feridos e que tentam fugir dos seus habitats, desorientados, sem abrigo, água ou alimento.
A Secretaria e o Parque pedem a colaboração da população para ao avistar animais silvestres em áreas urbanas ou próximas de suas residências, ofereçam água sem se aproximar, tocar ou tentar levar o animal para casa. Animais silvestres, mesmo em situação de vulnerabilidade, podem se assustar e agir de forma imprevisível.
Caso encontre algum animal ferido ou vagando pela cidade, basta entrar imediatamente em contato com as autoridades competentes como Policia Militar Ambiental pelo telefone (16) 3368-4724, Corpo de Bombeiros (16) 3361-4041 ou para a Guarda Municipal (16) 3364-2112 para que seja realizado o resgate e tratamento adequado deste animal.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone (16) 3362-1068 ou no Parque Ecológico (16) 3361-4456.
SÃO CARLOS/SP - Várias equipes da Polícia Militar foi mobilizada na madrugada desta quinta-feira, 12, para uma perseguição após o furto de um veículo VW Gol, ocorrido no dia 11, nas imediações da Rua Totó Leite. O proprietário, que monitorava o carro, localizou-o nas imediações do kartódromo, porém o perdeu de vista pouco depois.
O Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) foi acionado às 4h30 e, em poucos minutos, os PMs avistou o automóvel na Avenida Francisco Pereira Lopes. O condutor do veículo ignorou uma tentativa de abordagem, dando início a uma perseguição que atravessava diversos bairros da cidade.
Outras viaturas da polícia foram acionadas, onde um cerco foi montado e o veículo foi interceptado na Rua Major João Manoel de Campos Penteado. A perseguição terminou na Rua Ernesto Bueno, no cruzamento com a Rua Luiz Arnaldo Wenzel, quando o VW Gol colidiu com um poste. O motorista, um jovem, tentou ainda fugir a pé, mas foi capturado rapidamente após resistência. Não foram encontrados itens ilícitos em sua posse.
Dentro do carro, os policiais também abordaram uma mulher, que estava no banco de passageiro. Durante uma revista, foi descoberto um simulacro de revólver escondido em seu sutiã.
Ao ser questionado, o motorista admitiu ter furtado o carro, revelando que sua parceira foi responsável por “mixar” o veículo, ou seja, utilizar uma chave mixa para destravá-lo, enquanto ele assumiu a direção. A chave utilizada no crime foi entregue à polícia.
Diante dos fatos, o casal recebeu voz de prisão. O veículo foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) para perícia, onde a Polícia Científica também esteve presente. O delegado plantonista ratificou a prisão em flagrante pelos crimes de furto, apreendendo o simulacro e a chave mixa. Os dois suspeitos foram levados à cadeia pública, e o carro foi devolvido ao proprietário.
A ação destacou a eficiência da Polícia Militar em São Carlos, garantindo uma rápida recuperação do veículo e a prisão dos envolvidos.
SÃO CARLOS/SP - Dados da Guarda Municipal de São Carlos apontam que nos últimos sete meses foram realizados 869 patrulhamentos preventivos pelo Programa Maria da Penha e atendidos 19 casos de ocorrências de defesa da mulher contra a violência doméstica.
O programa que pode ser acionado pelo telefone 153, realiza visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no intuito de verificar o cumprimento de medidas protetivas de urgência previstas no art. 22 da Lei Federal nº 11.340/2006, além de reprimir atos de violência ou ameaça.
Criado pela Lei Municipal nº 19.068/2019, a Patrulha Maria da Penha presta atendimento as mulheres vítimas de violência em parceria com a Secretaria de Cidadania e a Assistência Social e apoio da Policia Civil, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
“Até julho deste ano realizamos 869 intervenções em questões de medidas protetivas e atendemos 19 ocorrências de violência doméstica, sendo várias em flagrante, o que contribui preventivamente para evitar um feminicídio. A meta é expandirmos esse serviço fundamental na proteção, acolhimento, apoio e defesa da mulher, porque a sensação de segurança e confiança no serviço aumentam com a presença da Patrulha Maria da Penha”, enfatiza o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini.
Em 2022 foram 938 patrulhamentos preventivos e 23 casos de ocorrências. Já em 2023 foram 1.500 patrulhamentos registrados e 35 ocorrências de defesa da mulher contra a violência doméstica.
A Patrulha Maria da Penha realiza visitas preventivas as mulheres e oferece um serviço de atendimento psicológico, social, de proteção e acolhimento no caso da necessidade de ter que deixar o local das agressões. As mulheres vítimas de agressão devem buscar o apoio da DDM ou pelo telefone 153 que funciona 24h. O projeto é mais que uma ferramenta, se constitui em um caminho oferecido as mulheres vítimas de violência doméstica, onde ela pode contar com a proteção da GM, juntamente com outras secretarias da Prefeitura e a DDM.
Vale lembrar que as mulheres vítimas de violência doméstica podem solicitar uma medida protetiva, se o juiz conceder, o setor administrativo da GM recebe a comunicação e repassa imediatamente as medidas para a Patrulha Maria da Penha. As vítimas de violência recebem visitas, os agentes fazem a escuta especializada, conhecem suas necessidades e oferece uma rede de apoio como a proteção física, na busca por pertences pessoais e orienta que se houver reincidência da agressão ou continuar com conduta de ameaça ou perseguição, as vítimas devem acionar novamente os telefones 190 da Policia ou o 153 da GM. Basta se identificar, dizer que está sendo assistida pela Patrulha Maria da Penha, informar que se trata de caso de reincidência do agressor, e solicitar uma viatura no local que estiver. Se o agressor for detido em flagrante delito ele será preso e autuado por quebra de medida protetiva que é um crime inafiançável.
Nos casos de mulheres em situação de vulnerabilidade social e financeira, com crianças, a equipe encaminha o caso para atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, considerando que algumas mulheres quando são vítimas de violência saem apenas com a roupa do corpo, não conseguindo levar os pertences básicos e nem pegar um documento.
Michel Yabuki, comandante da Guarda Municipal, lembra que os agentes da Patrulha Maria da Penha receberam treinamento e estão preparados para realizar operações dentro do que a lei determina e até onde vai a atuação da GM nesses casos. “A violência doméstica é um problema social grave que afeta milhões de pessoas em todo o mundo porque envolve o uso de força física, sexual ou psicológica para controlar ou dominar um parceiro íntimo. É um ciclo de abuso que pode ter consequências devastadoras para a vítima, salienta Yabuki.
Dados da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) apontam que apenas 2% dos casos de feminicídio tinham BO feito na DDM, sendo, portanto, fundamental realizar a denúncia para o sucesso da realização do trabalho integrado do Estado com a Prefeitura. A Patrulha Maria da Penha tem realizado várias intervenções de apoio a DDM, com fiscalização e no auxílio na retirada de pertences das vítimas de violência doméstica, para coibir a violência contra a mulher.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.