fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 05 Setembro 2024

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar do 38º Batalhão encontrou uma carga roubada de aparelhos de ar condicionado, avaliada em cerca de R$ 1 milhão.

A mercadoria foi descoberta após uma denúncia indicando que estava sendo descarregada em um barracão na rua Episcopal, em São Carlos, na quinta-feira, 5 de setembro. Segundo os PMs, os aparelhos, ainda embalados, estavam armazenados no local.

Com o rastreamento do caminhão, indicou outra localização, onde também foi encontrado um veículo com a placa adulterada. A área foi mantida sob escolta policial até que a mercadoria pudesse ser devolvida ao proprietário. A carga havia saído de Manaus, com destino ao Paraná. Até o momento, não havia informações sobre o paradeiro do motorista do caminhão.

A Polícia Civil investiga o caso.

Publicado em Policial

Em batalha de 5 sets, time de Américo Brasiliense levou a melhor em quase duas horas de jogo

 

SÃO CARLOS/SP - Uma bela e disputada partida foi realizada na noite desta quinta-feira, 5, pela fase de classificação da 9ª Copa AVS/Smec e em 1h55 de jogo, o Golden Team, de Américo Brasiliense conquistou uma expressiva vitória em cima do Country Club por 3 sets a 2. O encontro aconteceu no ginásio de esportes do S.C. Country Club, às margens da rodovia Washington Luís (SP-310).

A equipe do técnico Balu teve mais equilíbrio emocional e superou a adversária com parciais de 16/25, 25/20, 25/17, 12/25 e 13/15. A ponteira Greyce foi a MVP da partida.

Com o resultado, as duas equipes estão com 19 pontos, porém o Golden Team assumiu a terceira colocação da competição regional. O jogo teve a arbitragem de Demerval Mascarin e Alessandra Borges. Apontador: Narciso Borges.

Country Club: Simone, Beatrice, Bianca, Taíris, Helena, Stefany, Natália, Tamiris, Verônica, Eluana e Sofia. Técnico: Lucas.

Golden Team: Wilma, Giovana, Carolina, Denise, Ellen, Patrícia, Greyce, Dani, Josiane, Luana, Mônica, Camila, Tatiane e Luelen. Técnico: Balu.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - No júri popular ocorrido na 1ª Vara Criminal de São Carlos, Milton César Magalhães, funcionário do SAAE, foi condenado a 10 anos e meio de prisão por homicídio. Ele foi acusado de matar seu colega Iébel Garcia Silva em 21 de março de 2023, atropelando-o com uma retroescavadeira.

A defesa tentou argumentar com a tese de inexigibilidade de conduta diversa, que poderia levar à absolvição, mas os jurados a rejeitaram. No entanto, aceitaram a tese de homicídio privilegiado, reconhecendo que Magalhães agiu sob forte emoção. A condenação incluiu também as qualificadoras de meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima.

Relembrando o caso: No dia 21 de março de 2023, após desentendimentos constantes entre os colegas de trabalho, Magalhães esperou Iébel chegar ao trabalho. Com uma retroescavadeira, atingiu a motocicleta de Iébel, fazendo-o colidir com um carro estacionado. Em seguida, passou com a máquina sobre o corpo da vítima e fugiu. O óbito foi confirmado no local pela equipe de emergência, e a Polícia Científica realizou a perícia.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Assista a "Fair Play: o futebol LGBT" e "Deu Bola – episódio 3: Trans", que exploram o Brasil por meio do futebol;  "Até o fim", uma história de reconciliação familiar;

 "O lixo nosso de cada dia", um documentário sobre a relação da sociedade com o lixo; e "Aqueles que ficaram", uma emocionante narrativa sobre sobrevivência e cura. Após algumas sessões, participe de bate-papos exclusivos com convidados.

Entrada gratuita com retirada de ingressos na Loja Sesc!

Os filmes
 

exibição e bate-papo

O Brasil contemporâneo visto através do futebol

Com Mayara Akie, Wagner Camargo, Osmar Moreira e Bernardo Gonzales

Produções feitas para quem gosta de futebol e para quem quer ver o Brasil por outros olhos. Com linguagem moderna, pontuada por reflexões cinematográficas e culturais, "Fair Play: o futebol LGBT" e "Deu Bola – episódio 3: Trans”, do diretor Miguel de Almeida, colocam em campo temas diversos para mostrar que o futebol não é apenas o jogo: futebol é também espaço de sociabilidade e de tolerância. Após as exibições será realizado um bate-papo com os convidados.

Dia 6/9. Sexta, 19h30.

Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

Livre – Autoclassificação

 

exibição
Até o fim
Bra, 2020. Cor. Dir.: Ary Rosa e Glenda Nicolau. Drama. 93 min.
Geralda está trabalhando em seu quiosque à beira de uma praia no Recôncavo da Bahia, quando recebe uma ligação do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro promovido pela espera pela morte, torna-se um momento de alívio e reconhecimento das quatro irmãs que não estão juntas desde a morte da mãe, há 15 anos.
Dia 13/9. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

14 anos – Autoclassificação

 

exibição

O lixo nosso de cada dia

Bra, 2019. Cor. Dir.: Fernanda Barban. Documentário. 38 min.

O documentário provoca reflexões sobre os caminhos do lixo na cidade de São José do Rio Preto (SP) e retrata a relação que a sociedade tem com o lixo que produz. Projeto contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas 2019, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto. Após a exibição, realização de bate-papo conduzido pelo comitê organizador das ações do Dia Mundial da Limpeza na cidade de São Carlos.

Dia 20/9. Sexta, 19h30.

Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

Livre – Autoclassificação

 

exibição
Aqueles que ficaram
Hun, 2019. Cor. Dir.: Barnabás Tóth. Drama. 83 min.
No final dos anos 40, um médico sobrevivente dos campos de concentração vive uma vida solitária em Budapeste. A jovem Klára, vive relutantemente com sua tia-avó, esperando que seu pai e sua mãe retornem. Os personagens encontram algo um no outro que tem estado ausente em suas vidas há anos. Uma história lírica do poder curativo do amor em meio a conflitos, perdas e traumas, o filme revela um processo de cura dos sobreviventes do holocausto através dos olhos de uma jovem.
Dia 27/9. Sexta, 19h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

12 anos – Autoclassificação

 

Serviço:

Data: dias 6,13,20 e 27/9. Sextas

Horário: 19h30

Ingressos: Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333

Publicado em Outras Notícias

CAMPINAS/SP - A Polícia Civil deflagrou a Operação Mil Milhas contra uma organização criminosa que usava concessionárias para lavar o dinheiro obtido com o tráfico de drogas. Na quinta-feira (5), equipes cumpriram 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Indaiatuba e Campinas. Na ação, 35 carros de luxo que, juntos, superam R$ 20 milhões, foram apreendidos.

Sete computadores, seis celulares, bem como cheques, valores em dinheiro, joias, relógios e documentos foram apreendidos durante o cumprimento das ordens judiciais. Pelo menos sete pessoas são investigadas pelos crimes.

Além disso, 42 automóveis, também relacionados aos suspeitos, foram bloqueados via Renajud, um sistema online de restrição judicial de veículos criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que interliga o Judiciário ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O caso foi registrado na 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), da Divisão Estadual de Investigações Criminais (Deic). Todos os objetos apreendidos serão devidamente periciados e devem ajudar no prosseguimento das investigações.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza no próximo sábado, dia 7 se setembro, das 9h às 16h, no Canil e Gatil Municipal, localizado na Estrada Washington José Pêra, s/nº, na Água Fria, mais uma feira destinada à adoção consciente de animais domésticos.

Na feira os interessados poderão adotar cães ou gatos, filhotes ou adultos. Hoje o Canil Municipal abriga 199 cães, sendo 33 filhotes e 98 gatos, sendo 7 filhotes.

Para adotar, basta o munícipe levar um documento pessoal com foto e o comprovante de endereço. É importante lembrar que todos os animais são castrados e contam com um microchip de identificação, sendo possível localizar os pets em caso de abandono.

Em 2023 foram adotados 480 animais que estavam abrigados no Canil Municipal. Já esse ano outros 440 cães e gatos já ganharam um novo lar.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - São Carlos sediou durante toda a quinta-feira (05/09), no auditório do Paço Municipal, o “5º Encontro Formativo de Formadores Regionais e Municipais” do polo 8 do Programa Alfabetiza Juntos SP. A abordagem desse módulo de formação teve como tema “Gêneros Textuais: Recursos Potentes nas Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização”.

De acordo com os organizadores participaram do evento 79 formadores municipais, 16 articuladores estaduais e convidados, reunindo 120 participantes que puderam acompanhar a apresentação de balé das crianças do projeto CEMEAR e participar das atividades de formação do “Alfabetiza Juntos SP”, das 9h às 17h.
Paula Knoff, secretária municipal de Educação, enfatizou que o encontro de formação é importante para debater a fluência leitora das crianças nos anos da Educação Fundamental e anunciou que nos meses de outubro e novembro será feita uma nova avalição de fluência leitora, com diagnóstico das dificuldades  e enfrentamentos.

“O objetivo é melhorar cada vez mais o desenvolvimento e aplicação dos alunos na leitura e escrita para que eles possam vivenciar de acordo com as suas idades, oralidade e o ponto de desenvolvimento em que se encontra”.

A dirigente regional de Ensino, Debora Gonzales Costa Blanco, ressaltou que o encontro marca o compromisso de São Carlos com a alfabetização das crianças. O compromisso é do estado e do município para que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa. “Recebemos 8 diretorias de ensino, mais de 50 municípios imbuídos no desejo de formar os nossos professores, melhorar cada vez mais o trabalho na sala de aula onde a formação acontece. Os educadores fazem investimento de formação na carreira para reverter em benefícios para os alunos e, portanto, são profissionais que merecem todo o nosso respeito e a nossa admiração”, finalizou.

O programa “Alfabetiza Juntos São Paulo”, formalizado pelo Decreto nº 68.335 de 20 de fevereiro de 2024, em parceria com a UNDIME-SP e parceiros da sociedade civil, oferta formações continuadas para que os formadores municipais possam replicar os conhecimentos adquiridos para os coordenadores pedagógicos e para os professores alfabetizadores nas unidades escolares. 

O programa une os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026. Para isso, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura.

Os conteúdos que são ministrados na formação, bem como os instrumentos pedagógicos oferecidos tem por objetivo desenvolver a prática profissional dos docentes atuantes nos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental e, consequentemente, melhorar o Índice de Fluência Leitora nos municípios do Estado de São Paulo.

DESTAQUE NA ALFABETIZAÇÃO - Em fevereiro deste ano São Carlos  foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Educação e recebeu o prêmio “Município Destaque na Alfabetização”.  A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Janete Lia foi classificada como umas das 120 melhores escolas do Estado de São Paulo pelo bom desempenho em alfabetização, e recebeu o prêmio “Município Destaque no Crescimento da Alfabetização”. 

A EMEB Janete Lia apresentou um Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 7,6 considerando uma escala de até 10 pontos possíveis, com a participação de 1.059 alunos (90,4%) dos 1.183 previstos.  A média do IFL nas demais escolas municipais de São Carlos foi de 6,3, superior à média do estado que é de 4,8. A EMEB Janete Lia é uma escola de período integral e traz para São Carlos o melhor índice na avaliação somativa realizada no final de 2023 que teve como referência os resultados da Avaliação de Fluência Leitora, teste realizado na rede de ensino com alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental.

A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.

São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

Publicado em Educação

Estudo na área de Psicologia convida pessoas acima de 50 anos para participação

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa desenvolvida na área de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está buscando ouvir pessoas acima de 50 anos e entender como os efeitos de diferentes experiências de vida podem afetar os sentimentos de solidão delas e suas formas de lidar com as emoções para manter relacionamentos. Para isso, o estudo busca comparar os repertórios de regulação emocional e percepções de solidão nos relacionamentos entre pessoas idosas de diferentes contextos de vida.
A pesquisa, intitulada "Diversidade e Solidão: Experiências de Idosos", está sendo desenvolvida pelo aluno de graduação em Psicologia, Arthur Fornazari Gabas, para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da professora do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, Elizabeth Joan Barham. 
O estudante conta que o tema surgiu durante uma disciplina do curso. "Pesquisando mais, vi que solidão era algo que aparecia na literatura, então resolvi focar nela. A parte de construir relacionamentos foi derivada dos fatores que protegem contra solidão", conta. De acordo com ele, "pesquisas com idosos na minha área ouvem mais os cuidadores. Além disso, o trabalho pode contribuir pra estudos sobre qualidade de vida desses idosos e estratégias pra lidarem com situações adversas na vida e construírem bons relacionamentos".

Como participar
Podem participar da pesquisa pessoas com 50 anos ou mais, dos mais diversos contextos de vida, que tenham acesso à Internet. A participação consiste em duas fases: 1. Preenchimento de um formulário online (https://bit.ly/solidaoidosos) e 2. (opcional) Participar de uma entrevista, com média de uma hora de duração, que pode ser presencial ou online, a depender da disponibilidade da pessoa. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o pesquisador Arthur Gabas, pelo telefone/WhatsApp (17) 98105-5477.
Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 76832223.0.0000.5504) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de São Carlos e Região (Sincomerciários) autorizaram a abertura do comércio de São Carlos e Ibaté, no próximo sábado, Feriado Nacional de 07 de Setembro (Independência do Brasil), das 9h às 13h. No sábado (14), as lojas abrem das 9h às 17h.

Além desse feriado, as lojas de São Carlos e Ibaté também já estão autorizadas a funcionar nos feriados de 12 de outubro (sábado) – Feriado de Nossa Sra. Aparecida e Dia das Crianças e no feriado de 15 de novembro de 2024 (sexta-feira) – Proclamação da República, sempre das 9h às 13h.

O comércio das duas cidades ainda terá o horário estendido, até às 22h, para a Black Friday (29 de novembro). 

Publicado em Comércio

SÃO PAULO/SP - O mercado financeiro já começou a testar o nome do influenciador digital Pablo Marçal (PRTB), fenômeno da hora na disputa pela Prefeitura de São Paulo, como eventual candidato na disputa presidencial de 2026.

Ao menos dois bancos de investimentos da Faria Lima, região em torno da avenida homônima que concentra sedes de instituições financeiras em São Paulo, encomendaram pesquisas de intenção de voto que incluem Marçal no rol de presidenciáveis.

Os levantamentos ainda estão em fase de elaboração de relatórios prévios à ida de pesquisadores a campo, segundo duas pessoas com conhecimento das tratativas disseram à reportagem.

Nada disso significa que Marçal seja um eventual candidato preferido do mercado a esta altura. Entre as obrigações de quem trabalha com investimentos está saber como cenários políticos afetam o ambiente econômico do país e, por isso, há o desejo aferir o tamanho nacional do nome do PRTB.

É muito cedo? Nunca é, segundo especialistas em pesquisas eleitorais. Marçal mesmo já tentou ser candidato a presidente em 2022, sem sucesso, e disse almejar o cargo. Na segunda (2), no programa Roda Viva, disse contudo que Lula só perde em 2026 se estiver morto e, neste caso, ele se vê favorito.

Ele saiu da obscuridade na disputa paulistana em maio, quando lançou-se de fato candidato, e estava empatado em primeiro lugar com Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) no mais recente levantamento do Datafolha, há duas semanas.

Nova pesquisa do instituto será divulgada nesta quinta (5), permitindo avaliar o efeito da ainda maior radicalização de sua estratégia política e o impacto de sua ausência, devido ao fato de o seu partido não ter representação congressual, no horário eleitoral gratuito.

De todo modo, a grosseria e o discurso motivacional de Marçal, evidenciado no desrespeito a regras da Justiça Eleitoral e de organizadores de debates, o colocou em uma posição de destaque nesta largada da corrida municipal.

Politicamente, ele bebe na fonte e pesca no lago eleitoral do bolsonarismo, emulando itens da bem-sucedida campanha do então irrelevante deputado federal pelo Rio Jair Bolsonaro à Presidência em 2018: quase sem tempo de TV e rádio, com um discurso antissistema e apelando à agressividade.

Marçal dobra a aposta, e isso causou um transtorno para os políticos bolsonaristas, dado o apoio formal do ex-presidente ao Nunes nesta campanha. Isso gerou um curto-circuito, com Bolsonaro e seu filhos abrindo guerra ao influenciador.

Sem Bolsonaro, inelegível até 2030, por ora o pleito de 2026 se organiza em torno do presidente Lula (PT) ou algum indicado de seu campo e nomes da direita, como os dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), cada qual com seu grau de bolsonarismo.

Em 2018, Bolsonaro foi o dito candidato do mercado a partir do momento em que a postulação de Geraldo Alckmin, então no PSDB e ironicamente hoje vice-presidente do governo Lula (PT) pelo PSB, fez água apesar da enorme frente de partidos de centro e centro-direita a seu redor.

Um dos marcos do processo foi uma convenção do banco BTG, em fevereiro daquele ano, em que Bolsonaro saiu aplaudido de pé ao misturar a usual demagogia populista radical a promessas de liberalismo extremo se eleito.

O relato do evento pela Folha constrangeu alguns dos presentes: durante meses, buscavam negar o ocorrido. Mas a realidade se interpôs, especialmente após a confirmação do economista liberal Paulo Guedes como nome de Bolsonaro para gerir a economia.

A agenda mais radical de Guedes nunca foi implementada, mas obteve vitórias pontuais como a reforma da Previdência no primeiro ano do governo e a implantação da autonomia do Banco Central. Ao fim, a escalada autoritária e os desmandos de Bolsonaro na pandemia acabaram por torná-lo um ativo tóxico.

O pensamento econômico de Marçal, se existe, é insondável. Ele se move por frases de efeito que geram os tais "recortes" para vídeos em redes sociais, e suas referências à economia por ora se equivalem aos preceitos de autoajuda de seus cursos online e falas a canais de educação financeira.

Em vídeos, o influenciador diz ser dono de um banco. Segundo o site Metrópoles, na realidade o General Bank é um intermediário que cobra ilegalmente R$ 45 de clientes a abertura de contas em outras instituições. Marçal disse depois no programa Roda Viva que a entidade estava em "teste".

 

 

POR FOLHAPRESS

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.