fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 07 Setembro 2024

AMERICANA/SP - Uma auxiliar de farmácia foi presa suspeita de desviar medicamentos controlados de uma unidade hospitalar de Americana. A mulher, de 38 anos, armazenava em casa mais de 700 remédios psicotrópicos e seringas.

As investigações se iniciaram após a Polícia Civil receber a denúncia de que a suspeita estaria comercializando medicamentos controlados de venda proibida. No curso da apuração, os policiais apreenderam uma sacola com ampolas de substâncias diferentes e seringas.

Os agentes da Delegacia de Investigações Gerais passaram a monitorar a mulher. Na quarta-feira (4), ela foi abordada assim que saiu de um hospital municipal. Inicialmente, a suspeita negou as acusações, mas na bolsa havia diversos medicamentos controlados sem comprovação da origem. Também foram feitas buscas na casa dela. Os policiais encontraram 770 caixas de diversos remédios. Os itens foram apreendidos para a perícia.

A mulher foi levada até a Delegacia de Investigações Gerais, onde permaneceu presa por receptação, corrupção e peculato. Os policiais seguem com as investigações para identificar outros envolvidos no crime.

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - Este ano, a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, Sesc Mesa Brasil, completa 30 anos de atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Todos os dias, o programa coleta alimentos em empresas doadoras e os entrega a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis

A campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis acontece nas unidades do Sesc. Em pontos de coleta em todo o estado de São Paulo, as pessoas poderão doar. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais atendidas pelo Sesc Mesa Brasil.  

Em São Carlos além do Sesc, como ponto de arrecadação, a cidade conta como ponto de coleta o Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e região que também receberá doações e mais duas lojas do supermercado Jaú Serve.

O objetivo é mobilizar as pessoas a conhecerem e contribuírem ao trabalho sólido que o Sesc, instituição mantida pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, desenvolve junto das empresas doadoras e que conta com reconhecimento nacional e internacional, tendo sido certificado como parceiro do programa Fome Zero, criado pelo Governo Federal Brasileiro, logo em seu início no ano de 2003.

 

O programa Sesc Mesa Brasil está com 4 pontos de coleta de alimentos em São Carlos:

Sesc São Carlos – Rua Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim Gilbertoni.

Sincomércio - Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e região – Rua Riachuelo, 130, centro.

Jaú Serve Supermercados – Rua Visconde de Inhaúma, 330 - Centro,

Jaú Serve Supermercados - Rua Padre Teixeira, 2315, Centro.

 

 

Sobre o Sesc Mesa Brasil

Fundamentado no princípio de que a alimentação é um direito de todos, o Sesc Mesa Brasil une empresas, instituições sociais e pessoas voluntárias com o objetivo de minimizar a fome, a insegurança alimentar e o desperdício.

O programa é formado por duas ações: a primeira, denominada Colheita Urbana, estabelece a conexão entre empresas doadoras de alimentos que perderam o valor comercial, mas que estão próprios para o consumo, e instituições sociais que os utilizam para complementar as refeições servidas às pessoas por elas assistidas, além de atender famílias em situação de insegurança alimentar. A segunda é de caráter educativo e promove cursos e oficinas voltados a instituições sociais beneficiadas e empresas doadoras, com o propósito de sensibilizar e orientar sobre a importância da alimentação adequada e saudável, boas práticas relacionadas ao recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos, além de técnicas culinárias como as de aproveitamento integral dos alimentos, contribuindo com a qualidade das refeições servidas nesses espaços.

Em São Paulo, o programa conta com o Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil - CECAM, espaço que tem por objetivo captar e armazenar grandes quantidades de doações vindas de distribuidores e produtores de legumes, verduras e frutas, além dos itens provenientes do comércio e da indústria.

Histórico do programa

Em 1994, o Sesc São Paulo deu início às pesquisas que levariam à criação de seu próprio programa de combate à fome, o Mesa São Paulo. No mesmo ano, é instalado o Cozinha Central do Mesa São Paulo no Sesc Carmo. A unidade na região central da capital paulista enviava refeições preparadas para as instituições beneficiadas. No ano anterior, uma das iniciativas que lançou luz sobre a causa foi a campanha da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O Sesc apoiou várias atividades da campanha.

Em 1997, o programa do Sesc implementou o sistema de Colheita Urbana, em que todos os dias, pela manhã, os caminhões do programa dirigem-se a empresas doadoras e coletam alimentos que seriam desperdiçados, mas estão em condições adequadas para consumo. No mesmo dia, distribuem os itens a instituições sociais cadastradas. A partir dali outros estados do país começaram a adotar o modelo. Em 2003, já com atuação nos 26 estados e no Distrito Federal, o programa recebeu o nome de Mesa Brasil Sesc e, mais recentemente, passou a ser conhecido como Sesc Mesa Brasil.

Em 2013, passa a ser reconhecimento pelo The Global FoodBanking Network (GFN), organização sem fins lucrativos comprometida com a criação e fortalecimento de bancos de alimentos em todo o mundo, como ação eficiente no combate à fome e ao desperdício.

E, em 2015, é criado o CECAM - Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil, em São Paulo, espaço destinado a captar, armazenar e distribuir grandes volumes de alimentos. 

Saiba mais sobre o programa em sescmesabrasil.sescsp.org.br

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos, em parceria com a Associação de Arquivistas de São Paulo, irá oferecer o curso História Oral: Teoria e Prática, da Entrevista ao Arquivo, coordenado pelo historiador e arquivista Pedro Carvalho, com participação de professores, mestres e doutores.

Dentre outros temas, o curso tratará dos seguintes assuntos: realização e edição de entrevistas com método de História Oral; aspectos teóricos da lida com a memória; tratamento arquivístico de entrevistas de História Oral; possibilidades difusão de entrevistas de História Oral; estudos de caso de outras instituições públicas que lidam com entrevista.

O curso ocorrerá de forma online às quartas-feiras, das 14h às 16h, com duração prevista de 18 encontros, incluindo atividades presenciais. Haverá atividades práticas ao longo do curso. A primeira aula deve acontecer em 18/09/2024.

Os interessados deverão fazer as inscrições pelo formulário "online" 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4OEwkzcs0-9zyjGYIFx2fLgscmS00YP6qF4RfWQ5MsYs1qQ/viewform.

Outras informações podem ser obtidas na Divisão de Arquivo e Documentação da Fundação Pró-Memória pelo telefone (16) 3373-2709.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Em 2024 já foram registradas 27.078 notificações para Dengue, com 14.996 casos positivos, sendo 14.289 autóctones e 707 importados. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde essa é a última remessa de exames enviados pelo Instituto Adolpho Lutz relativos ao mês de maio.

Para Chikungunya foram registradas 208 notificações, com 175 casos descartados e 4 positivos, sendo 3 autóctones e 1 importado e 33 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 84 notificações, com 84 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 3 casos descartados. A cidade contabiliza até o momento 03 óbitos por Dengue. Outros 10 casos continuam em investigação.

SÃO CARLOS/SP - As inscrições para o concurso da Fundação Educacional de São Carlos (FESC) estão abertas até o próximo dia 13 de setembro, com prazo máximo até o meio-dia. Interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever o quanto antes através do site www.objetivas.com.br.

Estão disponíveis vagas para os seguintes empregos públicos: Assistente administrativo, Assistente social, Cinegrafista, Contador, Controlador interno, Editor de Áudio e

Vídeo, Gerontólogo, Jornalista, Técnico em informática, Educador de Italiano, Educador Físico e Educador de Costura Industrial. Os salários variam entre R$ 2.974,00 e R$ 8.888,00, de acordo com o emprego.

É importante lembrar que o boleto de inscrição deve ser pago até a data limite, dia 13 de setembro, para validar a participação no concurso.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A iniciativa levada a cabo pela Creche e Pré-Escola São Carlos, localizada no Campus USP de São Carlos em maio do corrente ano - https://saocarlos.usp.br/investigando-o-ciclo-do-mosquito-da-dengue/ - levou este estabelecimento de ensino a promover uma interessante ação pedagógica junto das crianças, tendo como objetivo sensibilizá-las para o combate dos criadouros do mosquito da dengue, conforme reportagem publicada no portal da USP de São Carlos (VER AQUI). Contudo, a importância dessa ação vai além do tema proposto e do seu enquadramento geral, sendo por isso considerada uma das formas eficazes para despertar o interesse das crianças em idade pré-escolar pela investigação científica.

Criando alfabetização e letramento científico

Com efeito, a ação acima citada reflete um trabalho que está sendo realizado desde o ano de 2018, através de uma parceria estabelecida entre o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Prefeitura do Campus USP de São Carlos e a Creche e Pré-Escola do Campus, exatamente com o foco de desenvolver atividades relativas às ciências da natureza com as crianças em ambiente pré-escolar.

Desde então, estão sendo envolvidos neste projeto estudantes de graduação do campus, especialmente os vinculados às licenciaturas, incluindo os alunos do Curso Interunidades de Ciências Exatas do IFSC/IQSC/ICMC da USP. Neste projeto amplo, o Educador Prof. Dr. Herbert Alexandre João (IFSC/USP) explica que os trabalhos se iniciam primeiramente investigando o ambiente da pré-escola, para depois se realizar o planejamento, a produção e a testagem de materiais que são empregados nessa ação, como, por exemplo, os brinquedos científicos ou ações educativas que envolvem ciência, bem como o conteúdo das histórias infantis que envolvem a linguagem científica, tudo isso para promover o interesse das crianças pela investigação científica de uma forma simples – a brincar.

“Essa parceria com a Creche da USP São Carlos, é extraordinariamente produtiva porque a metodologia utilizada baseia-se no desenvolvimento de atividades pedagógicas que são sempre pautadas no interesse das crianças. E, partindo desse pressuposto e observando os interesses dessas crianças, nós começamos a contribuir com a creche, produzindo os materiais e atividades pedagógicas que pudessem contribuir para que elas ficassem imersas nesse mundo da ciência, utilizando, desde a primeira infância, uma linguagem científica que evite analogias muito pobres ou incorretas, buscando criar e fazer essa alfabetização e letramento científico, o brincar e o explicar”, pontua Herbert João.

Entre as inúmeras atividades desenvolvidas, contam-se demonstrações experimentais na área de eletrostática, partindo do interesse das crianças - por exemplo, de onde vem os raios e os trovões a chuva -, ou atividades na área de óptica, com a construção de câmaras escuras. “Outras atividades incluem a observação e investigação de diferentes folhas de árvores e plantas com a finalidade de compreender a diferença entre as espécies, ou, ainda, observar o céu para compreender o movimento do sol, levando em consideração os tópicos de astronomia, mas sempre tendo em consideração que o objetivo principal é que as crianças tenham contato com a ciência a partir do brincar. Essa é a proposta da creche e que respeitamos, a intencionalidade pedagógica respeita o direito de brincar, não existe uma proposta de ensino no modelo verticalizado tradicional, como temos no ensino fundamental e médio” explica Herbert.

 

Investigação científica nos primeiros anos de alfabetização

Seguindo essa proposta da creche, o projeto trouxe isso para as Ciências da Natureza, essa forma de cooperação, de ensino e de aproximação com as crianças da Creche e Pré-Escola, que faz com que o professor proponha e realize essas ações dentro de um modelo 

horizontalizado, onde as crianças criam interesse, bastando ao professor observar esse interesse, planejar e aplicar as propostas e, a partir do sucesso - ou dos possíveis ajustes -, desenvolver os materiais que, hoje, constituem um banco que reúne um conjunto de ferramentas extremamente úteis para a formação continuada de professores, especialmente os da educação infantil, creche e pré-escola.

Atualmente, o projeto proposto e liderado pelo Prof. Dr. Herbert João, que igualmente é orientador dos bolsistas, conta com o apoio da Prefeitura do Campus, do IFSC/USP e da Creche, através das participações do atual prefeito do campus, Prof. Dr. Luís Fernando Costa Alberto e pelo Prof. Dr. Marcelo Alves Barros (IFSC/USP) - responsáveis pelos projetos PUB; a bolsista do projeto, Paloma Emanuele dos Santos Sobrinho (Estudante de Graduação em Química no Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP); Liliane Terra Pereira Araújo (Supervisora Técnica do Serviço de Creche e Pré-Escola), além de outros membros da equipe pedagógica e técnicos da creche.

 

Atividades realizadas em 2024

Com muito sucesso ao longo dos anos, este projeto continua o seu caminho e os resultados obtidos neste ano de 2024 refletem o êxito. Nesse sentido, a equipe produziu histórias em quadrinhos e atividades pedagógicas, tendo dado suporte também em atividades que foram solicitadas pelas professoras da Creche. Os destaques no decurso deste ano foram muitos, como, por exemplo, como é formado o corpo humano, como se faz o tratamento das águas e os cuidados que se deve ter com a água no planeta Terra. Mas, talvez, o principal destaque dentre todos tenha sido a visita monitorada que foi feita ao laboratório de ensino de biologia do Instituto de Física de São Carlos, (LEF-IFSC/USP), cujo foco foi explicar às crianças como são desenvolvidas as pesquisas relacionadas à dengue, tendo em consideração que a doença se manifesta, atualmente, de forma muito intensa no Estado de São Paulo, principalmente em São Carlos e em cidades da 

região. Esta atividade, iniciativa da Profª Margarete Marchetti (Creche e Pré-Escola São Carlos e idealizadora da atividade “Investigando o ciclo do mosquito da dengue”), teve o intuito de engajar as crianças para que elas contribuíssem no combate à disseminação da doença da dengue a partir da eliminação das larvas do mosquito transmissor, e o resultado foi muito expressivo, conforme sublinha o Prof. Herbert João. “As crianças produziram diversos materiais, inclusive - e especialmente - um cartaz que foi colado em diversas unidades do Campus, uma ação que, para mim, é muito relevante, pois essas crianças protagonizaram a ação, propiciando que internalizassem os conceitos e, claro, acabam reproduzindo isso em casa com os familiares, contribuindo para que se reforce o combate a essa doença”, pontua Herbert João.

 

A importância da investigação científica nos primeiros anos de alfabetização e o papel do professor

Iniciar a investigação científica nos primeiros anos de alfabetização é crucial e os professores têm um papel fundamental nessa ação, já que introduzir esse tema desde cedo ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de pensamento crítico. Elas aprendem a questionar, observar, experimentar e refletir sobre o mundo ao seu redor, o que fortalece a capacidade de análise e resolução de problemas. Sendo 

naturalmente curiosas, a investigação científica alimenta essa curiosidade nas crianças, encorajando-as a explorar e buscar respostas por conta própria. Com o trabalho dos professores, isso pode promover um interesse duradouro por aprender e descobrir.

Por outro lado, a prática de investigar cientificamente permite que as crianças construam uma base sólida para o entendimento de conceitos mais complexos no futuro. Ao entenderem os processos básicos de causa e efeito, observação e experimentação, elas estão mais bem preparadas para os desafios acadêmicos que surgirão ao longo de sua vida. A integração multidisciplinar e a promoção de autoconfiança são também dois fatores que deverão ser levados em linha de conta. Nesse sentido, a investigação científica levada até às crianças nas primeiras fases da educação não se limita apenas às ciências naturais, já que ela integra também a matemática, a linguagem e até mesmo as artes, promovendo uma aprendizagem mais holística e conectada. Os professores têm, em todo este processo, uma importância vital, já que quando as crianças participam de atividades de investigação científica, elas têm a oportunidade de fazer descobertas por si mesmas, o que pode aumentar sua autoconfiança e o senso de realização. Por último – e não menos importante -, quando os professores levam até às crianças os primeiros conceitos de investigação científica, eles acabam por ensinar também um conjunto de valores essenciais, como a importância da evidência, o respeito pelas diferentes opiniões baseadas em dados e o papel da ciência na sociedade, tudo isso contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e informados. Incorporar essas práticas no início da alfabetização, tendo como exemplo o projeto desenvolvido na Creche e Pré-Escola de São Carlos – Campus USP, pode influenciar positivamente o desenvolvimento intelectual e social das crianças, preparando-as para serem pensadores críticos e solucionadores de problemas no futuro.

Entre 5.570 municípios avaliados, cidade ocupa a 3ª posição no Índice de Progresso Social (IPS) e se destaca em negócios imobiliários no Estado de São Paulo

 

SÃO CARLOS/SP - Em um levantamento inédito que avalia o Índice de Progresso Social (IPS) em todos os 5.570 municípios brasileiros, São Carlos (SP) ocupa o 3º lugar no ranking de cidades com a melhor qualidade de vida no País. Além dos resultados sociais e ambientais revelados pela pesquisa e que norteiam o desenvolvimento local, a cidade desponta como um polo de atração de investimentos imobiliários. A demanda por moradias, combinada com localização, infraestrutura, previsibilidade de recursos para renovação urbana, entre outros fatores, são determinantes para os novos negócios que vêm gerando empregos e transformando, positivamente, a região central do Estado de São Paulo.

Segundo o IPS Brasil 2024, entre 20 cidades com a melhor qualidade de vida no Brasil, 13 são municípios paulistas. O ranking em que São Carlos se destaca toma por base 53 indicadores compilados a partir de dados governamentais. Para alcançar a pontuação de 70,96, o município foi avaliado quanto a necessidades humanas básicas, que envolvem questões como alimentação, saneamento e segurança; fundamentos do bem-estar, que englobam questões de saúde, acesso à educação e qualidade do meio-ambiente; e oportunidades, que tratam de proteção aos direitos individuais, inclusão social e acesso ao ensino superior.

À qualidade de vida, o município agrega aportes importantes para o desenvolvimento e atração de novos investimentos imobiliários. Caso exemplar é o da EBM Desenvolvimento Imobiliário, maior construtora do Centro-Oeste, que diante da demanda por imóveis de médio padrão na cidade, entregou o residencial Wish Parque Faber. O atual investimento em São Carlos é o Wish Passeio Castanheiras. Em fase avançada de obras, o empreendimento de médio-alto padrão possibilita à construtora investir na geração de empregos na cidade, incluindo vendas imobiliárias.

“Quem já vive em São Carlos, com a perspectiva de adquirir o imóvel próprio, e mesmo quem escolhe a cidade para se estabelecer, tem a expectativa de usufruir o que de melhor o município oferece. Um empreendimento como o Wish Passeio Castanheiras se alinha ao propósito de morar bem, valorizando todos os bons indicadores da cidade”, afirma Marcos Túlio Campos, diretor de Incorporação da EBM.

A localização privilegiada do Wish Passeio Castanheiras, no Parque Faber Castell I, é diferencial. A poucos quilômetros do Centro, conectada a outras áreas da cidade e também a rodovias, a região é servida por uma estrutura comercial completa, é endereço do Shopping Iguatemi e está próxima a supermercados, hospitais e estabelecimentos de ensino.

Em uma área onde há predominância de bons condomínios, o empreendimento também é valorizado pela proximidade com o Sesc São Carlos, com seus equipamentos esportivos e de lazer e uma programação de qualidade que valoriza a vida cultural do município.

A torre residencial tem plantas de 58 m2 e 78 m2 com opções de dois e três dormitórios com suíte. Como diferenciais, os apartamentos têm churrasqueira ecológica a carvão, fechadura digital, tomadas USB em todos os dormitórios, ponto para melhoria de Wi-Fi no hall e para câmera na sala, nos quartos e na cozinha.

Nas áreas de lazer, os moradores poderão usufruir de churrasqueira, piscina com solarium, espaço fitness, brinquedoteca integrada ao playground, salão de festas, espaço gourmet, entre outros equipamentos. De acordo com o executivo, estas estruturas são mais que desejáveis nos projetos da construtora, pois contribuem para a prática regular de atividades físicas e a convivência.

“A importância de um ranking como o Índice de Progresso Social, que serve de parâmetro ao desenvolvimento sustentável dos municípios, e o que oferecemos com um empreendimento como o Wish Passeio Castanheiras conectam o que o consumidor tem como expectativa de morar com tranquilidade, segurança e qualidade de vida”, conclui Marcos Túlio Campos.

Publicado em Comércio

Setor apontou faturamento de R$ 95,3 bilhões nos primeiros seis meses e alta de 1,9%, em comparação a 2023

 

SÃO PAULO/SP - O Turismo brasileiro registrou o melhor desempenho para um primeiro semestre desde 2019. De acordo com dados inéditos do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor faturou R$ 95,3 bilhões, crescendo 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado. 

O levantamento mostra que o maior impulso para o resultado semestral veio do segmento de locação de meios de transporte, que apresentou alta de 11% na primeira metade do ano. Algumas das principais empresas da atividade de locação de veículos registraram altas relevantes na receita no segundo trimestre, conforme divulgação de balanço, como a Localiza (16,1%), a Movida (30%) e a Unidas (49,8%), impulsionando o setor.  

Os meios de hospedagem, com alta de 6,7% no semestre, também foram grandes responsáveis pelo resultado. O faturamento chegou a R$ 11,4 bilhões. Neste caso, o aumento na tarifa média (aliado à demanda) foi o principal fator para o desempenho positivo. Embora a taxa de ocupação tenha ficado estável nos seis primeiros meses, os preços dos bilhetes subiram 10,6%, contribuindo para a receita por quarto disponível (RevPAR), de acordo com o Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). Outro segmento em destaque foi o de alimentação, com crescimento de 6,5% e faturamento de R$ 14,6 bilhões, influenciado pelo próprio movimento do Turismo, que favorece o aumento dessa necessidade básica do viajante.

As demais elevações foram observadas nas atividades culturais, recreativas e esportivas (3,9%), em outros tipos de transporte aquaviário (2,5%) e no transporte aéreo (1,2%). Já as reduções foram registradas no transporte rodoviário de passageiros (-9,1%) e entre as agências, operadoras e outros serviços de turismo (-1,4%).

Na avaliação da FecomercioSP, ainda que haja espaço para expansão, ao que tudo indica, o setor chegou ao patamar de normalidade, com projeção de variações mais modestas nos próximos meses — inclusive com possíveis quedas em razão de eventuais reduções de preços. No entanto, o que importa é o fato de o setor seguir avançando, com as condições macroeconômicas favoráveis que contribuíram para os resultados no primeiro semestre (melhoria da economia e das condições financeiras das famílias, além das quedas do desemprego, da inflação e dos juros) se mantendo na segunda metade do ano. 

 

TABELA 1

FATURAMENTO DO TURISMO NACIONAL POR SERVIÇOS PRESTADOS

Junho de 2024

 

No mês de junho, especificamente, o Turismo nacional cresceu 1,6% e obteve um faturamento de R$ 15,6 bilhões, influenciado pelas elevações de 9,9%, nos serviços de locação de meios de transporte, e de 9,1%, nos serviços de alojamento. Alimentação também contribuiu para o resultado, com alta de 5,6%. No sentido inverso, o transporte rodoviário apontou retração anual de 7,4%, ao passo que agências, operadoras e outros serviços de turismo ficaram 0,7% abaixo do visto em junho de 2023.

 

Dados regionais

No âmbito regional, o setor faturou R$ 11,8 bilhões, apontando alta de 2,2% no sexto mês do ano. Tocantins e Sergipe seguiram liderando, com variações de 12,7% e 10%, respectivamente. O Estado de São Paulo, que corresponde a cerca de 35% do total, apontou aumento anual de 2,6%. Já o Rio Grande do Sul apresentou nova queda expressiva (-12,6%). No Estado gaúcho, a redução de faturamento nesses dois meses foi de R$ 220 milhões. 

No acumulado do ano, o faturamento do Turismo nos Estados registra alta de 2,1% — um faturamento de R$ 71,9 bilhões —, o que significa incremento de R$ 1,5 bilhão em comparação ao mesmo período do ano passado. Tocantins (8,3%), Amazonas (7,6%) e Espírito Santo (6,1%) apresentaram as maiores altas. O  levantamento da FecomercioSP, neste caso, não considera o setor aéreo. 

 

TABELA 2

FATURAMENTO DO TURISMO POR REGIÃO

Junho de 2024

 

Nota metodológica

O estudo se baseia nas informações da Pesquisa Anual de Serviços, mediante dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do IBGE. Os valores são corrigidos mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o Turismo. Para as que têm relação parcial, foram utilizados dados de emprego ou de entidades específicas para realizar uma aproximação da participação do setor no total.

Em relação aos dados regionais, a base continua sendo a PAS, mas foi adotado um procedimento estatístico distinto, de uso da proporcionalidade nacional, para encontrar a receita das atividades nos Estados e, na sequência, uma estimativa setorial para se chegar na receita operacional líquida. Embora foram feitas estimativas segmentadas, a divulgação ficará restrita ao total, pois o objetivo é obter uma dimensão geral do setor e acompanhar o desempenho mensal. A correção monetária é feita pelo IPCA, e não pelo índice específico, tal como ocorre no volume de serviços, no IBGE.

O total do faturamento das Unidades Federativas (UFs) não coincide com o total nacional do levantamento da FecomercioSP, por não contabilizar o setor aéreo. Pelo fato de não haver clareza sobre como o instituto trabalha o dado de transporte aéreo de passageiro, optou-se por não usar neste momento. Quando houver uma indicação mais clara, haverá, certamente, uma atualização.

Publicado em Economia

Atividades, que acontecem no dia 12/9, são online e gratuitas

 

SÃO CARLOS/SP - No dia 12 de setembro, quinta-feira, serão realizadas duas palestras, que integram uma série de atividades propostas ao longo do ano pela Semana de Psicologia (SemPsi) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O objetivo é enriquecer o conhecimento e a prática dos profissionais e estudantes da área, abordando temas relevantes e atuais.

Com o tema "Sociedade e Universidade em debate", a programação tem duas palestras online: a primeira será apresentada por Heribaldo Maia com o tema "Freud e Marx: Encontro de gigantes na análise da sociedade"; em seguida, Gustavo Gaiofato ministra a palestra "Universidade como espaço de luta".

As palestras acontecem a partir das 18h30, com duração de uma hora para a exposição de cada um dos convidados; na sequência haverá 30 minutos para tirar dúvidas. O evento é gratuito, aberto ao público interessado, e contará com a emissão de certificado, mediante a participação em ambas. As inscrições podem ser realizadas através do formulário online, disponível em https://bit.ly/4g9k9Pn, no qual constam mais informações sobre o evento. O link de acesso às palestras será enviado ao e-mail dos inscritos.

Publicado em Educação

É a promoção “Quinzena do Brasil”, que vai até o próximo dia 15, com diárias a preços especiais nos 4 resorts Hot Beach Parques & Resorts

 

OLÍMPIA/SP - Nova oportunidade para planejar uma viagem para Olímpia (SP) a preços especiais. O Hot Beach Parques & Resort lançou a "Quinzena do Brasil", uma promoção que promete agradar quem está pensando em fazer uma escapada ou mesmo programar as próximas férias: até 15% de desconto na hospedagem em qualquer um dos quatro resorts da marca para reservas feitas até o próximo disa 15 de setembro. A estratégia é simples: quanto maior o tempo de estadia, maior o desconto aplicado. Para duas noites, o desconto é de 10%. Para quem optar por três noites ou mais, o abatimento chega a 15% no valor total do pacote.

As diárias compradas dentro do período promocional podem ser utilizadas entre outubro de 2024 e junho de 2025, com algumas restrições. Ficam de fora datas como os feriados de 14 e 15 de novembro, 6 e 7 de dezembro, além do período que inclui as festas de final de ano (de 28 de dezembro a 15 de janeiro) e o Carnaval, de 1º a 4 de março. Essas exceções, contudo, não diminuem o apelo da promoção, que é uma oportunidade para planejar uma viagem a longo prazo com economia para um dos principais destinos turísticos do Brasil.

Além da estrutura e qualidade de serviços dos resorts, que são igualáveis aos melhores do Brasil, a grande vantagem de se hospedar em uma unidade Hot Beach Parques & Resorts é garantir no pacote, sem custo adicional, diversão diurna e noturna. Durante o dia, a atração é o parque aquático Hot Beach Olímpia, o quinto mais vistado da América Latina e completo em lazer e entretenimento para toda a família. Nos finais de tardes e noites, a pedida é a Vila Guarani, um espaço que une gastronomia, diversão e entrenimento com shows ao vivo diariamente. Quem é hóspede dos resorts da marca Hot Beach já tem ingresso incluso no pacote tanto para o Hot Beach Olímpia quanto para a Vila Guarani.

 

Opções de hospedagem

São quatro diferentes opções de hospedagem no Hot Beach Parques & Resorts. Uma das preferidas é o Hot Beach Resort, chamado de “pé na areia” porque fica ao lado do parque aquático Hot Beach Olímpia. São 484 apartamentos amplos e confortáveis com piscina, espaço kids, academia e salão de jogos. O resort é um marco de descontração e bom gosto.

Outra sugestão também ao lado do parque aquático é o Hot Beach Suites. Todos os apartamentos contam com cozinha americana equipada e varanda, o que é perfeito para quem viaja com a família e prefere fazer algumas refeições por conta própria. Há apartamentos de um e de dois dormitórios, que acomodam até 7 pessoas.

O Celebration Resort Olímpia, que é o primeiro resort de Olímpia a contar com dependências pet friendly, é outra opção. Completo em lazer e perfeito para quem viaja com crianças. Conta com três piscinas, incluindo uma infantil, área kids, recreação para as crianças, lojinha, spa, academia e serviço de bar nas piscinas.  

Já quem busca uma hospedagem mais reservada, a dica é o Thermas Park Resort & Spa. Eleito várias vezes o melhor de Olímpia, seus 48 apartamentos estão dispostos em área com muito verde, o que propicia aos hóspedes a sensação de estar num refúgio. Conta com três piscinas, área kids, quadra de areia, academia, spa e charmosos gazebos ao lado das piscinas.

 

Serviço

A promoção “Quinzena do Brasil” vai até 15 de setembro. Os pacotes de hospedagem podem ser comprados pelo site https://hotbeach.com.br/pacotes-e-promocoes/, pelo WhatsApp (17) 3279-1111 e na Loja Hot Beach localizada na Avenida Aurora Forti Neves, 70, Olímpia.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.