SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Sanitária de São Carlos (VISAM), no intuito de promover e proteger a saúde humana, atuando com ações de prevenção, promoveu nesta sexta-feira (02/02) ação de interdição de uma casa de frios estabelecida no bairro Castelo Branco.
Em agosto de 2023, após o recebimento de reclamação, uma equipe de fiscalização da VISAM foi até o local e verificou uma série de irregularidades, do ponto de vista sanitário, que poderiam colocar em risco a saúde dos consumidores.
Além das condições higiênicas do local, que estavam precárias, foram identificados vários produtos armazenados de forma irregular, e com a validade vencida, contrariando as Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.
Nesta ação foram interditadas e apreendidas 2,5 toneladas de produtos que tiveram como destino o Aterro Sanitário. Foram lavrados o Auto de Infração Sanitária (AIF) 1704/23 e o Auto de Imposição de Penalidade (AIP) 01307. Além disso, foi emitido uma Notificação de Adequações para correção e melhoria das irregularidades identificadas.
Desde então o estabelecimento continuou sendo monitorado para cumprimento das adequações, mas foram recebidas três novas reclamações, o que gerou, em dezembro de 2023, nova apreensão de produtos, sendo novamente descartados 100 Kg no Aterro Sanitário. Foram lavrados novos Autos: AIF 01184/23, AIP 01166/23 e AIP 01167/23.
Em 31 de janeiro de 2024, durante a entrega de novo AIP lavrado (01168), foi realizada inspeção geral no local onde, além de não cumprirem as adequações solicitadas anteriormente, foram identificadas novas irregularidades.
Como aparentemente o local não apresentava melhoria, a interdição seria a alternativa a ser adotada, pois foram realizadas diversas intervenções no local, ao longo de quase 6 meses.
Dessa forma, com o intuito de evitar algum maleficio maior a saúde da população, agindo de forma preventiva, o local acabou sendo interditado nesta sexta (02/02). Neste ato, também foi lavrada nova Notificação de Adequações e, caso o mesmo cumpra as solicitações, poderá continuar normalmente com suas atividades.
As condições de higiene precárias são na área de armazenamento dos produtos, na área de estoque e não na área de vendas onde o consumidor tem acesso.
Como os processos permitem dois prazos para defesa, o estabelecimento ainda não pagou multa, porém no caso de aplicação o valor pode chegar a R$ 20 mil.
SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza neste sábado (03/02/24), das 9h às 16h, no Canil e Gatil Municipal, localizado na Estrada Washington José Pêra, s/nº, na Água Fria, a primeira feira PET de 2024 destinada à adoção consciente de animais domésticos.
Na feira os interessados poderão adotar cães ou gatos, filhotes ou adultos. Hoje o Canil Municipal abriga 113 gatos e 146 cachorros que estão à procura de um novo lar.
Para adotar, basta o munícipe levar um documento pessoal com foto e o comprovante de endereço. É importante lembrar que todos os animais são castrados e contam com um microchip de identificação, sendo possível localizar os pets em caso de abandono
NÚMEROS - Em 2022 foram adotados 353 animais que estavam abrigados no Canil Municipal. Já em 2023 esse número aumentou, sendo que 504 cães e gatos ganharam um novo lar. O Departamento de Defesa e Controle Animal também tirou das ruas no ano passado 507 animais, sendo 477 de pequeno porte e 30 de grande porte. Em 2023 foram castrados 5.027 animais por meio dos mutirões e das cirurgias pelas veterinárias do próprio canil.
SÃO CARLOS/SP - Policiais de Força Tática prenderam uma mulher por tráfico de drogas na Rua Samuel Carvalho Chaves, na Vila Isabel, em São Carlos.
O sargento Parente, cabo Moda e soldado Stivanelo estavam patrulhando o bairro, quando na rua em questão avistaram a mulher em atitude suspeita e a abordagem foi realizada. Com a mulher e nas proximidades onde ela estava, foi localizado:
L.S., foi conduzida à Central de Polícia Judiciária de São Carlos, onde ficou à disposição da Justiça.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social coordenou na tarde da última quarta-feira (31/01), no Paço Municipal, mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e os órgãos de segurança pública, para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade.
A reunião faz parte do calendário de política pública nacional mensalmente, quando as ações são discutidas e planejadas para esse período, levando em conta os indicadores do mês anterior e necessidades do município, e a partir desses dados são organizadas as operações, além disso são discutidos e articulados os apoios e logística dos eventos mais complexos. Nesse mês de fevereiro, além das operações de rotina, a realização do carnaval foi o principal tema da reunião.
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública falou do planejamento das operações do carnaval e de toda a complexidade, já que envolve várias instituições e secretarias. “O carnaval tem que ter um tratamento diferenciado, fizemos um planejamento junto com a Polícia Militar, Bombeiros, Departamento de Fiscalização, Vigilância, Trânsito e outras secretarias em um trabalho integrado, esse ano teremos mais eventos distribuídos em vários pontos, isso ajuda a não concentrar tudo em um só local, o que pode gerar um problema de segurança pública, então teremos carnaval no Milton Olaio, na Praça XV, em Água Vermelha, Santa Eudóxia, no Bicão, nos Centros da Juventude do Monte Carlo e do Cidade Aracy II, no São Carlos VIII, enfim os bastidores não são simples, nossa função como poder público é deixar tudo preparado, levando cultura para todos com segurança e conforto”, finalizou Gardini, lembrando que as reuniões do GGI-M se tornaram uma ferramenta importante para a realização desses eventos, onde existe a discussão com todos os envolvidos e a resolução rápida das ações que vão ser implantadas.
Outras operações que já fazem parte do calendário mensal também foram discutidas, como operações de escapamentos, fiscalizações em praças e bares, operações de sucatas, que são ações cooperadas das instituições como a Polícia Militar, a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, entre outros.
SÃO CARLOS/SP - O atual presidente da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), José Fernando Domingues, faz uma avaliação positiva sobre a decisão anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), de Redução da Selic em 0,5%, caindo de 11,75% para 11,25% ao ano.
Zelão ressalta que a redução da Selic pode estimular o crescimento econômico e fomentar investimentos, além de facilitar acesso ao crédito. “Todos esses fatores são essenciais para a recuperação dos setores, especialmente, de Comércio e Serviços. É sabido que o país enfrenta desafios complexos e a percepção dos empresários desses segmentos é de desaceleração nas vendas”, afirmou.
Entretanto, o presidente da ACISC pondera ressaltando a necessidade da garantia de que os resultados dessa política monetária, sejam efetivos para as empresas e para a sociedade. “O ideal é que a queda da Selic seja acompanhada por ações estruturais que estimulem a competitividade e o setor produtivo”, destacou.
Zelão destaca ainda que para que isso ocorra, é indispensável um cenário fiscal mais favorável do que o atual. “É necessário que haja garantias do governo de que será adotada uma política fiscal responsável e sustentável, pois a diminuição dos juros, somada a uma política fiscal restrita, será a base para o crescimento diagonal da economia”, finalizou.
SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, encaminhou ofício ao comandante do 38º. Batalhão de Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel PM Luiz Sérgio Mussolini Filho, solicitando que sejam tomadas as providências necessárias para que a 2ª.Companhia da Polícia Militar de São Carlos realize, em sua área de abrangência, Ronda Policial nas escolas da rede municipal de ensino.
O ofício é subscrito por todos os vereadores do Legislativo Municipal e considera que “o trabalho realizado pela Ronda Policial faz toda a diferença na rotina escolar e é de extrema importância, tanto para o corpo docente, discente e também para os pais de alunos, no sentido de dar segurança e também atuar na prevenção da violência nas escolas”.
O ano letivo na rede de ensino municipal terá início no dia 6 de fevereiro. No total serão atendidos 16 mil alunos nas 61 unidades escolares, sendo 50 Centro Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s), 10 Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEB’s) e 1 Escola Municipal de Jovens e Adultos (EMEJA).
Evento conta com minicursos de professores de renomadas universidades internacionais
SÃO CARLOS/SP - A Escola de Verão em Química (EVQ) é uma atividade de extensão da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que vem sendo organizada anualmente por docentes do Departamento de Química (DQ) da Instituição. Assim como ao longo de toda sua história, a escolha dos temas que serão abordados durante a EVQ foi motivada pelas interações entre as diversas áreas do conhecimento presentes no Departamento. Neste ano, o evento será realizada no período de 19 a 23 de fevereiro de 2024, nos espaços do DQ e no Auditório Bento Prado Jr. do Campus São Carlos da UFSCar.
A Escola teve início em 1981, por iniciativa dos professores da área, e as primeiras edições, além de serem voltadas exclusivamente aos químicos orgânicos, contavam apenas com a participação de pesquisadores brasileiros. Com o passar do tempo, o evento começou a convidar pesquisadores estrangeiros, o que vem se mostrando extremamente proveitoso para alavancar e motivar o desenvolvimento de uma série de atividades de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFSCar e de outros grupos no Brasil. A formação de diferentes docentes atuando hoje no Brasil foi fortemente influenciada e, muitas vezes, diretamente promovida pela oportunidade de contato com pesquisadores estrangeiros durante a EVQ.
A edição atual, além de diversas palestras, também contará com seis minicursos ministrados por professores de renomadas universidades da Inglaterra, Espanha e Brasil. Confira a seguir:
- Minicurso 1: Uso de espectrometria de massas e RMN 1H de compostos paramagnéticos na caracterização de complexos de coordenação - com Sofia Nikolaou (FFCLRP-USP);
- Minicurso 2: Gestão e Planejamento de Carreira - com Nayára Oliveira, Jennifer Sarnighausen, Mariana Nastri, Maria Lygia Alli Molineiro e Lívia Franciulli;
- Minicurso 3: From Molecular Complexes to Hybrid Systems for Solar Fuels and Chemicals - com Carla Casadevall (ICIQ);
- Minicurso 4: The role of biomolecule interactions in determining the fate and behaviour of nanoscale materials (natural, anthropogenic and engineered) - com Iseult Lynch (University of Birmingham);
- Minicurso 5: Particles and Particle Systems (Português) - com Felippe Mariano Colombari (CNPEM) e Weverson Gomes Rodrigues (DQ-UFSCar);
- Minicurso 6: Técnicas de Luz Síncrotron e Linhas de Luz para caracterização avançada de materiais funcionais - com Cristiane B. Rodella (CNPEM), Amelie Rochet (CNPEM), Verônica Teixeira (CNPEM) e Victor Zelaya (CNPEM).
Minicurso 1: Uso de espectrometria de massas e RMN 1H de compostos paramagnéticos na caracterização de complexos de coordenação - Profa. Dra. Sofia Nikolaou (FFCLRP-USP)
Minicurso 2: Gestão e Planejamento de Carreira - Nayára Oliveira, Jennifer Sarnighausen, Mariana Nastri, Maria Lygia Alli Molineiro, Lívia Franciulli
Minicurso 3: From Molecular Complexes to Hybrid Systems for Solar Fuels and Chemicals - Dra. Carla Casadevall (ICIQ)
Minicurso 4: The role of biomolecule interactions in determining the fate and behaviour of nanoscale materials (natural, anthropogenic and engineered) - Profa. Dra. Iseult Lynch (University of Birmingham)
Minicurso 5: Particles and Particle Systems (português) - Dr. Felippe Mariano Colombari (CNPEM) e Dr. Weverson Gomes Rodrigues (DQ-UFSCar)
Minicurso 6: Técnicas de Luz Síncrotron e Linhas de Luz para caracterização avançada de materiais funcionais - Dra. Cristiane B. Rodella (CNPEM); Dra. Amelie Rochet (CNPEM); Dra. Verônica Teixeira (CNPEM); e o Dr. Victor Zelaya (CNPEM)
As inscrições estão abertas e é possível se inscrever por meio deste link: (https://bit.ly/3Sbs5EC). A programação completa, com os diversos horários das palestras e dos minicursos, está disponível neste endereço (https://bit.ly/4aYe6uq). Para mais informações, acesse o site da Escola de Verão em Química (https://bit.ly/3ucplPg).
ITIRAPINA/SP - A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Itirapina, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Técnicas de Depilação, promovido em parceria com o Senac.
O curso busca capacitar os participantes a dominar as técnicas mais importantes e atualizadas no campo da depilação, proporcionando conhecimentos teóricos e práticos indispensáveis para uma atuação de qualidade nessa área. Os requisitos para participar são ter, no mínimo, o ensino fundamental e ser maior de 18 anos.
As inscrições para o curso podem ser feitas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, localizada na Avenida 5, nº 365, Centro.
Os interessados devem comparecer pessoalmente, portando cópias do documento de identidade, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.
Não perca essa oportunidade de se capacitar e desenvolver suas habilidades na área de beleza e estética. As vagas são limitadas, por isso, não deixe para se inscrever de última hora. Invista em seu futuro profissional e conquiste novas possibilidades na área de depilação.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social pelo telefone (19) 3575-3716 ou 3575-3858.
PMI
ARARAQUARA/SP - Na tarde de quinta-feira (1), um indivíduo foi preso em flagrante acusado de tráfico de entorpecentes, na Praça Santa Cruz, na cidade de Araraquara. O homem de 37 anos foi detido por agentes da GCM (Guarda Civil Municipal).
De acordo com as informações, os agentes faziam patrulhamento dos próprios municipais do Centro, quando uma pedestre se aproximou da viatura e fez uma denúncia sobre tráfico de drogas.
Segundo a mulher, dois indivíduos estariam vendendo entorpecentes no cruzamento da Rua São Bento com a Avenida José Bonifácio, ou seja, em frente à Igreja e Praça Santa Cruz. A região apontada pela mulher ultimamente vem sendo alvo de críticas e debates pela crescente utilização do espaço por moradores em situação de rua.
Antes de se deslocarem até a praça, os agentes fizeram contato com a central de monitoramento, que informou aos guardas que um dos indivíduos teria escondido algo no jardim da praça. Os agentes então passaram uma vez pelo local e visualizaram um dos indivíduos com uma pochete e um pote de paçocas. Ele estava sentado com o outro rapaz no mesmo lugar onde a droga foi encontrada posteriormente.
Por volta de 12h30, os agentes deram a volta e partiram para a realização da abordagem, mas no momento em que chegaram, o indivíduo que estava com a pochete conseguiu correr e se evadiu. O outro rapaz foi abordado e relatou que estaria pelo local apenas consumindo bebida alcoólica.
Nas proximidades foram localizados um pote de drops e, atrás de onde o rapaz estava sentado, foi encontrado um saco plástico com treze pedras de crack prontas para a venda. Ele foi questionado e em sua defesa, disse que os doces e as pedras de crack pertenciam ao rapaz que correu.
Na bolsa do rapaz foi encontrada a quantia de R$ 125,00, mas ele também negou que fosse proveniente da venda de drogas. O dinheiro seria o valor que sobrou de seu auxílio do governo de R$ 440,00 recebido no último dia 30.
Apesar das explicações e diante da apreensão das drogas e de imagens que comprovam a movimentação da dupla na praça por cerca de 15 dias, o indivíduo recebeu voz de prisão.
Na delegacia, o delegado Doutor Antônio Carlos da Silva confirmou a voz de prisão dada pela GCM e o homem foi preso em flagrante por Tráfico de Entorpecentes.
Depois de autuado, ele foi encaminhado para a Cadeia Pública de Santa Ernestina-SP. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.
Ed Junior / PORTAL MORADA
Ação contou com o apoio do Gaeco, do Ministério Público; também foram apreendidas munições e diversos apetrechos
BARRETOS/SP - A Polícia Militar prendeu na quarta-feira (31), na Operação Ferrolho, um casal com três revólveres calibre 38 e um rifle em um imóvel na zona rural de Barretos. A prisão foi realizada durante o cumprimento de mandado de prisão preventiva contra o homem, de 27 anos, investigado por associação e venda ilegal de armas. Já a mulher, de 44 anos, foi presa em flagrante.
Após receberam informações sobre o comércio de armamentos, policiais do 33º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) iniciaram a ação, com apoio do Gaeco, do Ministério Público. Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em dois endereços diferentes.
No primeiro, na zona rural, foram encontradas as armas, além de diversas munições de grosso calibre e assessórios para o armamento. Foi lá onde o casal foi encontrado.
Já no segundo imóvel, um apartamento no bairro Benedito Realino Correia, também relacionado ao homem preso, foram apreendidas máscaras, luvas, abraçadeiras, uma pistola a gás e outros apetrechos.
As investigações agora prosseguem em colaboração com o Ministério Público para descobrir outros envolvidos no crime.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.