fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sexta, 14 Junho 2024

SÃO CARLOS/SP - Em 2024 já foram registradas 19.661 notificações para Dengue, com 6.371 casos positivos, sendo 5.811 autóctones e 560 importados (414 novos casos).

Para Chikungunya foram registradas 129 notificações, com 75 casos descartados, 02 positivos, sendo 1 autóctone e 1 importado e 52 aguardando resultado de exame.

Para Zika foram registradas 17 notificações, com 17 casos descartados e para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 3 casos descartados.

Continua depois da publicidade

2023 – Em 2023 foram registradas 4.025 notificações para Dengue, com 726 casos positivos, sendo 620 autóctones e 106 importados.

Para Chikungunya foram registradas 153 notificações, com 140 casos descartados, 05 positivos, sendo 01 autóctone e 04 importados.

Para Zika foram registradas 108 notificações, com 108 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 02 notificações, com 02 caso descartados.

SÃO CARLOS/SP - Na sexta-feira, 14 de junho, a Guarda Municipal foi solicitada para comparecer no Cemitério Santo Antônio de Pádua para atender uma ocorrência de furto de vasos que ornamentam os túmulos.

De acordo com a denúncia, um indivíduo foi visto dentro do campo-santo escondendo 02 vasos em uma mochila preta e deixando apressadamente o local.

Continua depois da publicidade

Com base nas características passadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal, o indivíduo foi abordado pela GM na Rua Coronel Leopoldo Prado com os vasos subtraídos.

A ocorrência foi apresentada na Central de Polícia Judiciária (CPJ), de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos inicia na próxima segunda-feira (17/06), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, a distribuição às unidades de saúde da vacina contra a Dengue. 

O público elegível para a vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde que enviou 3.586 doses para o município, e considerando o número de doses recebidas, nesse momento, a vacina dengue tetravalente (atenuada) está indicada para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 e 11 anos (11 anos, 11 meses e 29 dias). Conforme o município receber mais doses a faixa etária será ampliada.

O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

Continua depois da publicidade

De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, ressalta que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. “A eficácia do imunizante é exclusiva para a prevenção da dengue”. 

A vacinação será realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s), com exceção das unidades da Vila São José e do Botafogo, que passam por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.

Equipe comandada pelo técnico Zé Sérgio encara o Projeto Active e Franca no final de semana

 

SÃO CARLOS/SP - A equipe infantil de vôlei feminino Objeivo/Smec tem jornada dupla pelo campeonato da APV neste final de semana. No sábado, 15, no ginásio poliesportivo Estação Cidadania, enfrenta o Projeto Active, em Ribeirão Preto, a partir das 16h. Já no domingo, 16, às 10h, no ginásio municipal de esportes José Eduardo Gregoracci, no Jardim Santa Felícia, recebe a visita de Franca.

O jovem time são-carlense vem de derrota na estreia, quando perdeu para a AABB de Ribeirão Preto. Agora, a equipe comandada pelo técnico Zé Sérgio vai em busca da reabilitação. A equipe integra o grupo D e a equipe está otimista e acredita na conquista de duas boas vitórias.

“Nas últimas semanas intensificamos os treinos. Principalmente os fundamentos. Fizemos amistosos contra o time adulto para preparar a equipe que evoluiu. Mas nossa meta é 2025, pois o time é jovem e permanece na categoria na próxima temporada”, disse Zé Sérgio.

De acordo com ele, o time chega forte e tem condições de lutar pelos resultados positivos. “Nossa equipe está preparada. O time é jovem, mas demonstra maturidade”, comentou.

Continua depois da publicidade

A categoria

A categoria infantil feminina da APV é por 16 times que foram divididos em quatro grupos com times cada e na fase de classificação jogam em dois turnos.
O primeiro colocado de cada grupo se classifica para a série ouro. O segundo colocado, para a série prata e o terceiro, para a série bronze.
De acordo com Zé Sérgio, o Objetivo/Smec este ano luta para ficar em segundo ou terceiro colocado no grupo D. “Assim poderemos, quem sabe, lutar por um título em nosso primeiro ano de retorno aos jogos oficiais em categorias de base”, disse o técnico.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza neste sábado, dia 15 de junho, das 9h às 16h, no Canil e Gatil Municipal, localizado na Estrada Washington José Pêra, s/nº, na Água Fria, o arraiá da adoção, feira PET destinada à adoção consciente de animais domésticos.

Continua depois da publicidade

Na feira os interessados poderão adotar cães ou gatos, filhotes ou adultos. Hoje o Canil Municipal abriga 180 cães e 120 gatos.

Para adotar, basta o munícipe levar um documento pessoal com foto e o comprovante de endereço. É importante lembrar que todos os animais são castrados e contam com um microchip de identificação, sendo possível localizar os pets em caso de abandono.

Em 2023 foram adotados 504 animais que estavam abrigados no Canil Municipal. Já esse ano outros 216 cães e gatos já ganharam um novo lar.

Publicado em Cidadania

Iniciativa tem como objetivo abordar de forma lúdica e prática as noções de trânsito seguro com alunos das escolas de São Carlos e Itirapina

 

ITIRAPINA/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias lançou na manhã desta sexta-feira (14) o Projeto Minipista de Trânsito que visa promover educação viária para crianças de 6 a 13 anos de escolas municipais de São Carlos e Itirapina. O evento de lançamento do projeto ocorreu nas dependências da Sede Operacional da Eixo SP, localizada no km 216+800 da SP 310 - Rodovia Washington Luís, na pista sentido Capital, em Itirapina.

A cerimônia contou com a presença do diretor-presidente da concessionária, Sergio Santillan, e de alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Arthur Natalino Deriggi e da EMEB Janete Lia, ambas de São Carlos.

As crianças assistiram a uma peça de teatro especialmente desenvolvida para abordar de forma lúdica as noções de trânsito seguro. A peça, encenada pelo grupo teatral Turma da Ação, com atores especializados em teatro educativo, utiliza personagens cativantes e situações do dia a dia para ensinar conceitos fundamentais como a importância do uso do cinto de segurança, a atenção aos sinais de trânsito, o respeito às faixas de pedestres, aos semáforos e alertar para o risco de se usar celular ao caminhar pelas ruas.

Após a apresentação teatral, as crianças tiveram a oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam em cenário que simula uma cidade em miniatura. Este ambiente educativo é equipado com mini semáforos, placas de trânsito, faixas de pedestres, infláveis que representam itens de uma cidade, além de motocicletas e carros elétricos e bicicletas.

Neste espaço, as crianças são incentivadas a atuar como pedestres, motociclistas, ciclistas e motoristas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos de forma interativa. Elas aprendem a atravessar a rua com segurança, a respeitar os sinais de trânsito e a compartilhar o espaço com outros usuários de forma harmoniosa.

Abordagem lúdica

De acordo com Isadora Mendes, especialista ESG da Eixo SP, o intuito do projeto é que as crianças assimilem os conceitos sobre trânsito seguro de forma leve e divertida, compreendendo que o trânsito seguro é consequência da atitude responsável de cada um. "Com o tema segurança viária, o projeto busca atender dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que é saúde e bem-estar e cidades e comunidades sustentáveis”, explica Isadora.

Para o diretor-presidente da Eixo SP, Sergio Santillan, o projeto é uma oportunidade valiosa para a formação de futuros cidadãos mais conscientes e responsáveis. "Com essa abordagem mais lúdica e dinâmica, o projeto não apenas educa, mas também inspira um futuro mais seguro e consciente no trânsito, beneficiando toda a comunidade."

O Projeto Minipista de Trânsito prevê 20 apresentações, sendo dez para alunos das escolas municipais de São Carlos e outras dez para alunos das escolas municipais de Itirapina. Cada apresentação terá duração de cerca de uma hora e meia e inclui uma peça de teatro e a prática na minipista de trânsito. A concessionária estima alcançar cerca de 2,5 mil crianças com a iniciativa.

Publicado em Itirapina

SÃO CARLOS/SP - O Sistema Integrado de Bibliotecas de São Carlos (SIBISC) da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza neste sábado (15/06), das 9h às 11h, na Festa da Família do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Vicente Botta, no Jardim Ipanema, o “Barganha Book”.

Continua depois da publicidade

O evento terá contação de histórias “Que barulho é esse mitaí?” trocas de livros, gibis e revistas infantis. Não serão aceitos livros didáticos. Para participar do Barganha Book leve um livro em bom estado de conservação que já não esteja mais sendo utilizado e faça a troca por outro livro. 

“Estimular a leitura por meio da troca voluntária de livros é o objetivo principal do projeto Barganha Literária”, salientou Amanda Cristina Marangoni, chefe da seção das Bibliotecas Públicas e Municipais do SIBISC/SME.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Estão abertas as inscrições para o Curso Prático de Aperfeiçoamento em Projeto, Cálculo e Detalhamento de Estruturas em Concreto Armado oferecido pelo Departamento de Engenharia Civil da UFSCar. A especialização, em formato remoto e com aulas síncronas (ao vivo), começa no dia 2 de agosto de 2024 e segue até o dia 1 de abril de 2025 e é voltada para engenheiros, arquitetos, tecnólogos e professores, com o objetivo de formar profissionais mais habilitados para um mercado cada vez mais competitivo e que exige soluções práticas, econômicas e em prazos cada vez mais reduzidos.

Segundo o Coordenador do Curso e professor do Departamento de Engenharia Civil da UFSCar, Fernando Menezes de Almeida Filho, "o intuito é oferecer atualizações técnicas para o mercado da construção civil, utilizando softwares comerciais de ponta - no caso o TQS® e, ao mesmo tempo, fornecer outros subsídios para que possam analisar, calcular, detalhar e, finalmente, projetar estruturas em concreto armado".

Continua depois da publicidade


No caso de gestores de projeto, o curso visa oferecer os conhecimentos necessários para vislumbrar e avaliar todas as etapas do processo da montagem, o desenvolvimento de um projeto estrutural de concreto e quais são as variáveis mais importantes em cada situação. São abordadas fundações e estruturas de edificações residenciais, escolares, comerciais, industriais e estruturas especiais. Para se inscrever, é só acessar a plataforma BOX UFSCar. No site, você encontra outros detalhes e os valores de investimento.

Publicado em Educação

Município é reconhecido no país pelo projeto "Brotas Turismo Inteligente: Aventura o Ano Inteiro" e destaca-se como referência em turismo de aventura

 

BROTAS/SP - Brotas foi anunciada como vencedora da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Turismo e Identidade Territorial. O município foi reconhecido pelo projeto "Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano Inteiro", que destacou o crescimento econômico local derivado das atividades turísticas, eventos e empreendimentos que consolidaram Brotas como uma referência nacional em turismo de aventura. A premiação ocorreu na noite de terça-feira, 11 de junho, em Brasília. Vale destacar que Brotas, vencedora da etapa estadual, foi a única representante de São Paulo a faturar a etapa nacional do prêmio, reforçando ainda mais sua posição de destaque no cenário brasileiro.

Por meio de uma relação sólida com a iniciativa privada, a Secretaria do Turismo de Brotas e a Prefeitura investiram na promoção do destino turístico em grandes centros do estado de São Paulo e do país. Brotas também ocupa posição de destaque na presidência da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), o que contribuiu para a conquista deste prêmio nacional.

O prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece iniciativas inovadoras de governos municipais que promovem um ambiente favorável aos negócios e incentivam o empreendedorismo e o desenvolvimento territorial. Em Brotas, os investimentos públicos no turismo aumentaram significativamente, passando de R$ 533 mil em 2020 para R$ 1,9 milhão em 2023.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, Brotas apresentou um crescimento importante no número de visitantes, o que impulsionou o empreendedorismo local. Entre 2021 e 2023, foram abertas 18 novas agências de turismo, 20 novos restaurantes, cinco hotéis e 29 estabelecimentos comerciais. Esse desenvolvimento contribuiu para a geração de empregos e renda, além de aumentar a arrecadação de impostos destinados a investimentos em áreas como saúde e educação.

O prefeito Leandro Corrêa comemora o reconhecimento, destacando o sucesso das políticas de empreendedorismo e desenvolvimento econômico baseadas no turismo. "Receber esse reconhecimento nacional é a prova de que nosso trabalho de empreendedorismo e desenvolvimento econômico, com base no turismo, é uma realidade de sucesso. A todos que desenvolveram essa iniciativa premiada, desde o Poder Público até os parceiros da iniciativa privada, nosso muito obrigado", afirma.

O secretário de turismo, Fabio Pontes, também celebra a conquista a nível nacional, ressaltando que Brotas é um exemplo a ser seguido em incentivo ao turismo sustentável: "Comprovamos, com dados concretos, que as iniciativas desenvolvidas em Brotas deram certo e agora são premiadas pelo Sebrae, uma instituição respeitada e de muita credibilidade no mercado".

Publicado em Brotas

É a primeira vez que o saldo de vagas no Comércio fica positivo no primeiro quadrimestre, enquanto no setor de Serviços a geração de empregos cresceu 37%

 

SÃO PAULO/SP - Nos quatro primeiros meses de 2024, os setores de Comércio e Serviços paulistas registraram o maior saldo positivo de empregos celetistas para o período desde o início da série histórica, em 2020, quando o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foi instituído. É o que mostra a Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo, realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Os bons resultados são reflexos do contexto econômico do período, no qual a economia se mostrou mais aquecida e os índices inflacionários exibiram desaceleração, além do crescimento das operações de crédito incentivando o consumo.

A pesquisa da FecomercioSP revela que, no primeiro quadrimestre de 2024, os Serviços criaram, efetivamente, após contratações e desligamentos, 167 mil postos de trabalho. Em 2023, o saldo observado era de 121,5 mil novas vagas. O Comércio, por sua vez, gerou 10,5 mil empregos, revertendo o saldo negativo do ano anterior, quando 7 mil empregos com carteira assinada foram eliminados pelo setor.

 

[TABELA 1]
SALDO DE EMPREGOS CELETISTAS NO SETOR DE SERVIÇOS DO ESTADO DE SÃO PAULO – 1º QUADRIMESTRE DE 2024
Fonte: FecomercioSP

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Dentre os segmentos que compõem os Serviços, destaca-se a geração de vagas pelos serviços administrativos e complementares (40.597 novos postos de trabalho) e educação (33.741). Para essas atividades, os prestadores de serviços de escritório e apoio administrativo (5.972) e os que atuam na educação infantil e no ensino fundamental (21.718 vagas) foram os que mais contribuíram, respectivamente, para o resultado geral positivo.

 

Já no Comércio, o atacado foi o segmento que mais criou empregos: 8.780, influenciado, principalmente, pelos estabelecimentos de equipamentos e artigos de usos pessoal e doméstico (791). No varejo, entretanto, ainda há uma retração de quase 4 mil vagas, puxada pelos segmentos de vestuário e acessórios (-7.787) e de calçados e artigos de viagem (-2.154).

 

[TABELA 2]
SALDO DE EMPREGOS CELETISTAS NO COMÉRCIO DO ESTADO DE SÃO PAULO – 1º QUADRIMESTRE DE 2024
Fonte: FecomercioSP

Tabela

Descrição gerada automaticamente

SERVIÇOS: MELHOR ABRIL EM CINCO ANOS 

O setor de Serviços paulista criou 41.734 postos de trabalho, resultado de 389.983 admissões e 348.249 desligamentos. É o maior saldo positivo para um mês de abril desde 2020 e todos os 14 grupos de segmentos analisados geraram empregos formais. Embora o resultado seja menor que o apurado nos meses de fevereiro e março, a geração de novas vagas foi 47% maior do que em abril do ano passado.

 

Influenciado pelas atividades de locação de mão de obra temporária, com 6.844 novas vagas, os serviços administrativos e complementares garantiram a maior criação de postos de trabalho no mês:16.928.

 

O Comércio também exibiu uma desaceleração em relação aos dois meses anteriores, com a geração de 6.232 empregos formais, e em relação a abril de 2023 quando 7.523 vagas foram abertas. Na verdade, foi o menor saldo de empregos para um mês de abril em três anos. Segundo FecomercioSP, essa desaceleração pode estar relacionada ao fato de que a Páscoa, neste ano, caiu no último dia de março — já que os segmentos de gêneros alimentícios têm impacto importante para o Comércio. 

 

O varejo foi o segmento que liderou em número de vagas criadas em abril, com 2.627 empregos. Na sequência, o comércio atacadista, com 2.287 postos. Já a divisão de comércio e reparação de veículos automotores registrou 1.318 admissões a mais do que desligamentos. No varejo, que registrou o maior saldo, destacou-se o segmento de produtos farmacêuticos, com 1.016 vagas.

Continua depois da publicidade

EMPREGO NA CAPITAL 

A pesquisa também analisou o cenário do emprego na capital. Em abril, o comércio paulistano acumulou um saldo de 2.116 vagas. O resultado ficou abaixo das 3.177 criadas em março e foi inferior às 3.328 registradas em abril de 2023. No ano, houve um avanço tímido de 3.183 postos de trabalho. Ainda assim, é um melhor resultado do que os pouco mais de 300 postos gerados no mesmo período do ano anterior.

 

Nos Serviços, o quarto mês do ano terminou com a criação de 16.268 empregos. O resultado foi superior ao mesmo período do ano passado — quando foram registradas 4.137 vagas — e ao mês de março, quando foi observada a geração de 13.868 empregos. 

 

Nota metodológica

A Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (PESP) passou por reformulação em sua metodologia e, agora, analisa o nível de emprego celetista do comércio e serviços do Estado de São Paulo a partir de dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), elaborado pelo Ministério do Trabalho – passando a se chamar PESP de Comércio e Serviços.

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.