SALVADOR/BA - A líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho (BA), Maria Bernadete Pacífico, foi assassinada na noite de quinta-feira (17). Criminosos teriam invadido o terreiro da comunidade, feito familiares reféns e executado Mãe Bernadete a tiros. Ela é mãe de Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, mais conhecido como Binho do Quilombo, assassinado há quase seis anos, no dia 19 de setembro de 2017. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, determinou que as polícias Militar e Civil sejam firmes na investigação. 

Para Denildo Rodrigues, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Bernadete foi assassinada pelo mesmo grupo responsável pela execução de Binho. "Ela sabia e a Justiça sabia que quem mandou matar Binho tava lá, perto da comunidade. Só que não deu nada. Ela nunca ficou quieta. Agora foi silenciada. Muito triste para nós", lamentou Denildo.
De acordo com ele, as lideranças das comunidades quilombolas e terreiros de Simões Filho são ameaçadas permanentemente por grupos ligados à especulação imobiliária, interessados em ocupar os territórios. O município fica na região metropolitana de Salvador. A capital da Bahia foi identificada pelo Censo Quilombola do IBGE como a capital com a maior população quilombola do país. São quase 16 mil quilombolas e cinco quilombos oficialmente registrados.
![]()
Maria Bernadete Pacífico, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, foi assassinada - Divulgação/Conaq
Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Conaq exige que o Estado brasileiro tome medidas imediatas para a proteção das lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares. "A família Conaq sente profundamente a perda de uma mulher tão sábia e de uma verdadeira liderança. Sua partida prematura é uma perda irreparável não apenas para a comunidade quilombola, mas para todo o movimento de defesa dos direitos humanos", ressalta a entidade.
"É dever do Estado garantir que haja uma investigação célere e eficaz e que os responsáveis pelos crimes que têm vitimado as lideranças desse Quilombo sejam devidamente responsabilizados. É crucial que a Justiça seja feita, que a verdade seja conhecida e que os autores sejam punidos. Queremos Justiça para honrar a memória de nossa liderança perdida, mas também para que possamos afirmar que, no Brasil, atos de violência contra quilombolas não serão tolerados."
Uma comitiva liderada pelos ministérios da Igualdade Racial, Justiça e Direitos Humanos será enviada nesta sexta-feira (18) para realizar reuniões presenciais junto a órgãos do estado da Bahia e prestar atendimentos às vitimas e familiares para que seja garantida proteção e defesa do território. O Ministério da Igualdade Racial irá convocar reunião extraordinária do grupo de trabalho de enfrentamento ao racismo religioso.
O Quilombo Pitanga dos Palmares, liderado por Bernadete, é formado por cerca de 289 famílias e tem 854,2 hectares, reconhecidos em 2017 pelo Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A comunidade já foi certificada pela Fundação Palmares, mas o processo de titulação do quilombo ainda não foi concluído.
Levantamento da Rede de Observatórios de Segurança, realizado com apoio das secretarias de segurança pública estaduais e divulgado em junho deste ano, já apontava a Bahia como o segundo estado do Brasil com mais ocorrências de violência contra povos e comunidades tradicionais. Atrás apenas do Pará, a Bahia registrou 428 vítimas de violência no intervalo de 2017 a 2022.
Por Juliana Cézar Nunes - Da Agência Brasil
SÃO CARLOS/SP - A Policia Militar com apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano realizou na tarde desta quinta-feira (17/08), a operação “Paz e Proteção” na região central da cidade.
A operação foi realizada após denúncias de que alguns imóveis da região central estariam funcionando como casas de prostituição.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, confirmou que a operação foi planejada no Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) para garantir a segurança na região central de comércio e para evitar a quebra da ordem pública.
O diretor de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodolfo Tibério Penela, informou que é necessário fiscalizar locais de concentração de público que não estão adequados as condições de segurança e que estejam sendo utilizados de forma não permitida pela legislação em vigência.
Um imóvel que estava servindo de motel, sem as devidas licenças, foi interditado e outros dois notificados.
SÃO CARLOS/SP - No último domingo, uma Honda CG 125, foi furtada de dentro de um condomínio localizado na Rua Mario Azevedo Corrêa, no Jardim Paraíso, em São Carlos.
De acordo com boletim de ocorrência (B.O), um bandido adentrou no condomínio e se dirigiu no estacionamento dos veículos e quebrou a trava de roda e subtraiu a motocicleta com placa DJY7J66. O criminoso ainda saiu pela garagem do subsolo mediante a quebra da proteção do motor do portão eletrônico.
Quem tiver informações sobre a moto ligue imediatamente no 190.
SÃO CARLOS/SP - Um homem de 43 anos se acidentou após colisão no trânsito na rotatória do Tonin Atacado, no Santa Felícia, em São Carlos.
Segundo consta, o motociclista seguia pela Rua Miguel Petroni, sentido Unicep/UPA Santa Felícia, quando ocorreu a colisão contra um automóvel. As causas do acidente serão apuradas.
O SAMU foi acionado e socorreu a vítima à Santa Casa com fratura no cotovelo e no ombro.
A Motolância, Bombeiros e a Guarda Municipal estiveram no local para auxiliar na ocorrência.
AMÉRICO BRASILIENSE/SP - Um adolescente de idade não divulgada, foi detido por ato infracional análogo ao tráfico de drogas, na quarta-feira (16), em Américo Brasiliense.
Segundo as informações da Polícia Militar, a diretora da Escola Estadual Dinorá Marcondes, localizada no Centro, teria flagrado o estudante dentro do banheiro da instituição fazendo uso de maconha.
A PM foi acionada e o jovem foi submetido a revista pessoal. Em sua bermuda, os policiais encontraram uma quantia em dinheiro e um celular.
Dentro de sua bolsa, foi encontrado um saco plástico contendo porções de crack, maconha e também cocaína. A diretora e o aluno foram encaminhados para a delegacia, onde a mãe dele foi contatada para comparecer também.
Ao ser cientificado da situação, o delegado Doutor Jesus Nazaré Romão determinou a apreensão das drogas, do dinheiro e do celular.
Após o registro do boletim de ocorrência de Ato Infracional Análogo a Tráfico de Drogas, o aluno foi liberado para sua mãe.
A carga era trazida do Paraguai
IPAUSSU/SP - Policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) prenderam em flagrante na terça-feira (15) um homem com cerca de 250 mil maços de cigarros contrabandeados. O infrator vinha do Paraguai e foi preso na rodovia Engenheiro João Baptista Cabral, em Ipaussu.
Os agentes realizavam a Operação Impacto quando abordaram um motorista de um caminhão no km 339 da rodovia. Durante a vistoria ao veículo, foram localizados aproximadamente 250 mil maços de cigarro que não possuíam nota fiscal.
O homem foi preso em flagrante e a ocorrência está sendo apresentada na sede da Polícia Federal.
SÃO CARLOS/SP - Um “valentão” acabou detido pela Polícia Militar nesta 4ª feira (16), na Rua Valdemar Nucci, no Jardim São Carlos.
Segundo consta, uma viatura policial estava pela região, quando avistou um homem em atitude suspeita, e assim, a abordagem foi realizada. Em revista corporal nada de ilícito foi encontrado, mas quando os PMs resolveram realizar uma breve pesquisa sobre a vida do sujeito, constou como Procurado pela Justiça por agressão, ou seja, acabou a liberdade pra ele.
O individuo foi levado à Central de Polícia Judiciária e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar prendeu um homem acusado de tráfico de drogas pelo bairro Santa Angelina, em São Carlos.
Na manhã de ontem, 15, o COPOM foi acionado para apurar a veracidade de um sujeito comercializando drogas na Avenida Dr. Gildeney Carreri esquina com a Rua Pedro Gomes Escobar. Uma viatura foi averiguar e quando a viatura se aproximou o indivíduo iniciou uma breve corrida e dispensou uma sacola no chão.
Ao ser abordado nada de ilícito foi localizado em seu poder, mas na sacola que tinha atirado ao solo havia 17 eppendorfs de cocaína, 11 pedras de crack e 01 invólucro de maconha. Ao ser questionado o mesmo afirmou que vendia drogas no local.
Diante da afirmação não restou outra alternativa aos Policiais a não ser apresentá-lo na Central de Polícia Judiciária e apreender os entorpecentes.
SÃO CARLOS/SP - Em mais uma decisão contraditória do Secretário de Governo Netto Donato e do Prefeito Airton Garcia, a Prefeitura de São Carlos tornou extinto o posto policial do Distrito de Santa Eudoxia que era denominado de Soldado Mario Damin.
O Posto Policial sempre foi uma marca do Distrito, trazendo segurança aos moradores e milhares de pessoas que por alí passam.
O Distrito Policial se manteve ativo nos Governos de Newton Lima, Oswaldo Barba e por último, o de Paulo Altomani que reformou e reinaugurou o local, homenageando ainda a família do saudoso Policial Mario Damin que contribuiu por anos em nossa cidade e no Distrito.
Infelizmente chega ao fim mais uma importante conquista dos governos passados, sem qualquer justificativa.
Vale ressaltar que há tempos o governo de Airton Garcia havia abandonado a base.
Resta-nos saber quem agora fará no local, a segurança do Distrito de Santa Eudóxia.
MATÃO/SP - Usando uma bicicleta para fuga e uma faca para ameaçar as vítimas, um homem de 27 anos, fez um arrastão roubando quem cruzasse seu caminho.
O crime aconteceu na noite de terça-feira (15), na cidade de Matão e segundo informações, duas vítimas foram identificadas.
O criminoso atacou primeiro um homem de 66 anos, levando seus pertences, após ameaçar a vítima com uma faca.
A Polícia Militar foi acionada, e enquanto os policiais registravam a ocorrência e colhiam informações, receberam o aviso que outro crime de roubo, havia ocorrido.
A vítima desta vez foi uma mulher de 61 anos, onde o criminoso, com as mesmas características e fazendo ameaças com uma faca, roubou seu celular na igreja onde a vítima estava.
Um cerco foi montado e durante o patrulhamento, o autor foi localizado. Ao perceber a presença da polícia, o criminoso tentou fugir, mas acabou abordado.
Durante busca pessoal, foram encontrados os pertences roubados e a arma usada no crime.
Na delegacia, o autor foi reconhecido e acabou preso em flagrante pelo crime de roubo.
Marcelo Bonholi / PORTAL MORADA
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.