fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Estudo convida pais de crianças de 5 a 12 anos de idade para participação online

 

SÃO CARLOS/SP - Um estudo na área de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investigando as percepções paternas acerca das práticas educacionais positivas e negativas com seus filhos e filhas. Para isso, convida pais para preencherem um formulário online.
"As práticas educativas parentais são um conjunto de estratégias específicas utilizadas pelos pais em diferentes contextos e que tem como objetivo educar, socializar e regular determinados comportamentos que podem ser considerados inadequados", explica Thais F. Accica, graduanda em Psicologia na UFSCar e responsável pelo estudo. "Nesse sentido, existem práticas que são consideradas positivas e que colaboram para com o desenvolvimento da criança, e práticas negativas, que podem causar impactos desfavoráveis à mesma", complementa.
Segundo a pesquisadora, as mudanças sociais e rearranjos familiares impactam diretamente a forma com a qual as crianças são educadas e se desenvolvem, sendo assim, essencial pesquisar o tema para que a literatura esteja sempre atualizada. "A escolha de contemplar apenas a percepção paterna acerca do assunto vem da lacuna existente na literatura de pesquisas que são voltadas para o público de pais e/ou responsáveis que se consideram figuras paternas. Mesmo em pesquisas que são abertas para ambas as figuras parentais, percebe-se que a maior parte dos respondentes são figuras maternas", relata a pesquisadora.
Podem participar pais de crianças de 5 a 12 anos de idade. A participação é online, em uma única etapa, e consiste no preenchimento do formulário online disponível em https://bit.ly/3ul612e. O tempo estimado de resposta é de 15 a 25 minutos. Dúvidas podem ser esclarecidas com a pesquisadora Thais Accica pelo telefone (19) 97409-4069 (com WhatsApp) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br
A pesquisa, intitulada "Explorando o outro lado: percepção paterna de práticas parentais positivas e negativas", tem orientação da professora Débora de Hollanda Souza, do Departamento de Psicologia (DPsi), e consiste numa monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 71323223.1.0000.5504).

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Cidinha do Oncológico esteve em visita às obras de construção do novo Ambulatório Oncológico na última terça-feira (28), acompanhada do provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior, do vice-diretor técnico do hospital, Flávio Guimarães, da diretora de práticas assistenciais, Carolina Toniolo Zenatti e do gerente de contabilidade, William Pereira de Mattos.

Na oportunidade, Cidinha recebeu informações sobre o andamento da obra, que foi viabilizada graças a gestões de seu mandato, com ajuda dos deputados federais Maurício Neves e Guilherme Mussi, do PP, do prefeito Airton Garcia, da secretaria municipal de Saúde e da Comissão de Saúde da Câmara. Os deputados federais destinaram recursos de emenda parlamentar para a obra e para a compra de equipamentos de mobiliário para o ambulatório.

Cidinha observou que após a conclusão da obra, prevista para ocorrer em meados do próximo ano, São Carlos terá melhores condições de aperfeiçoar o atendimento dos pacientes oncológicos do município. “É fundamental que o ambulatório tenha um espaço definitivo em nossa cidade, em razão do alcance e da abrangência de sua atuação. No novo ambulatório os pacientes receberão um tratamento mais humanizado, com toda equipe multidisciplinar  estando dentro da Santa Casa de São Carlos”, afirmou.

Ela lembrou que no último dia 27 transcorreu a comemoração do 24º. aniversário de criação da unidade hospitalar. “Quero enaltecer o excelente trabalho realizado por todos os funcionários que se dedicam com muito amor ao cuidado de pacientes que enfrentam a batalha contra o câncer. É um trabalho digno do melhor reconhecimento de todos”.

A trajetória do ambulatório está intrinsecamente ligada à história da vereadora Cidinha do Oncológico, cujo nome se tornou sinônimo de comprometimento e liderança na busca por melhorias contínuas naquela unidade.  Em 1999, Cidinha ingressou no ambulatório na função de auxiliar administrativo, destacando-se pela agilidade e sensibilidade ao coordenar os trabalhos e interagir com os pacientes. Mais tarde, os atendimentos do ambulatório passaram a ser realizados no CEME (Centro Municipal de Especialidades). Porém, o espaço se revelou inadequado para o atendimento dos pacientes.

Já como vereadora, em 2013 Cidinha desenvolveu trabalho para a mudança das instalações do ambulatório, que na ocasião foi transferido para um prédio na rua Paulino Botelho, onde se encontra até hoje. O local recebeu a denominação de “Fabiana Chiva de Castro”, por meio de projeto de lei de autoria da vereadora, em reconhecimento a uma inspiradora guerreira falecida aos 29 anos, vítima de câncer. A homenagem não apenas eternizou a memória de Fabiana, mas também destacou a importância do ambulatório como um espaço de esperança e cuidado.

Desde então, Cidinha do Oncológico tem sido uma defensora incansável do ambulatório, destinando emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos e reformas, assim como acompanha o atendimento aos munícipes e a necessidade dos servidores que lá atuam. 

“A construção do prédio do ambulatório oncológico não é apenas a realização de um sonho pessoal, mas um legado para São Carlos, um testemunho do poder da perseverança e do comprometimento em prol de uma saúde digna e acessível a todos”, comemorou a parlamentar. 

SÃO CARLOS/SP - Uma colisão na Rodovia Washington Luís, em São Carlos, deixou um motorista ferido na manhã de hoje, 01.

O repórter cinematográfico do SCNT esteve pelo local e segundo consta, por motivos a serem apurados, a colisão ocorreu no Km-240 da rodovia e com impacto o motorista do corsa ficou com ferimentos, onde foi socorrido pelo SAMU.

A Polícia Militar Rodoviária, EcoNoroeste estiveram no local e auxiliaram na ocorrência.

ARARAQUARA/SP - Um ladrão de 33 anos foi preso pela Polícia Militar na madrugada de quinta-feira, (30), após furtar fios elétricos de residência em Araraquara. O caso aconteceu no Centro.

Os policiais militares foram acionados para Avenida Brasil, onde foram informados que estava ocorrendo furto em uma casa. Os PMs fizeram patrulhamento pelas imediações e encontraram o criminoso em atitude suspeita em uma praça.

O bandido percebeu a presença da equipe policial e escondeu alguns objetos em uma árvore. Em seguida, sentou no banco. Durante abordagem foi encontrado com ele um alicate. Os fios elétricos que foram furtados do imóvel também foram localizados enrolados em sua blusa de frio.

O ladrão já é conhecido nos meios policiais por praticar furtos. Indagado ele entrou em contradição dizendo não saber de quem seria os objetos e afirmou que apenas a blusa era dele. As mãos do criminoso estavam com graxa emborrachada, que são marcas típicas de quem pratica furto de fios sem o uso de luvas.

Novamente questionado o criminoso disse que preferia ficar em silêncio e foi levado até o Plantão Policial, onde um boletim de ocorrência por furto foi registrado. Após o registro ele foi preso e encaminhado para Cadeia Pública de Santa Enerstina.

 

 

Por: Flavio Fernandes / PORTAL MORADA

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.