Jornalista/Radialista
Entidade protocolou pedido na Prefeitura com sugestões para aprimorar mobilidade, segurança e infraestrutura em um dos corredores mais movimentados da cidade
RIBEIRÃO PRETO/SP - A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) apresentou à Prefeitura Municipal uma série de sugestões para requalificações na Avenida do Café, corredor que concentra grande fluxo de moradores e estudantes.
Conhecida como importante polo gastronômico e comercial da cidade, a avenida passou por obras na gestão passada e ainda enfrenta desafios para a completa retomada. O trabalho tomou como base uma análise da percepção dos usuários e comerciantes da via, conduzida pela arquiteta Nathalia Balzuweit Lopes, do ACI Requalifica, departamento especializado em melhorias urbanas da entidade.
O estudo destaca pontos de melhoria relacionados ao transporte coletivo, sinalização de retornos, iluminação noturna, segurança, manutenção e visibilidade da ciclovia.
O superintendente da Distrital Sudoeste, Tarcísio Corrêa Melo, que provocou a elaboração do estudo, destacou a importância do material para orientar melhorias na região. “Acompanhamos há anos as dificuldades enfrentadas na Avenida do Café e sabíamos que era necessário reunir dados técnicos e a percepção de quem vive a rotina da via”, afirma Melo.
A presidente da Acirp, Sandra Brandani, reforça que os temas impactam diretamente o funcionamento e a vitalidade econômica da via, que liga a cidade a uma região importante de ensino e saúde, bem como a bairros tradicionais. “O diagnóstico da Acirp nos dá uma base sólida para avançar em soluções efetivas junto ao poder público”, pontua Brandani.
Corredores e Ciclovias
A pesquisa da Acirp identificou que o corredor de ônibus na Avenida do Café possui infraestrutura adequada, mas segue pouco aproveitado devido à baixa frequência das linhas 904, 499 e 399, especialmente à noite.
A circulação reduzida após as 19h afeta trabalhadores e moradores da região, com relatos de espera de até duas horas em determinados períodos. A entidade sugere ampliação da oferta de horários e integração mais eficiente entre as linhas.
Sinalização de retornos
Outro ponto levantado é a necessidade de melhorar a orientação dos motoristas. Com menos retornos ao longo da via após reformas recentes, a via enfrenta dificuldade de locomoção de veículos e pedestres, com aumento do percurso e um desestímulo ao fluxo econômico local.
“A recomendação é melhorar a sinalização dos retornos de forma clara e aprimorar as orientações para trajetos alternativos.’’ afirma Balzuweit.
Segurança
A avenida apresenta grande fluxo no período noturno de pedestres e veículos devido a proximidade com a USP e o circuito de bares e restaurantes. A iluminação insuficiente, porém, gera relatos de sensação de insegurança. O relatório da Acirp reforça a importância do uso de luzes mais potentes e de avanço ligeiro na substituição por lâmpadas LED, bem como manutenção contínua.
Comerciantes de estabelecimentos da avenida também informaram que têm investido em câmeras próprias para segurança. Diante disso, a associação propõe que o poder público avalie formas de integrar esse monitoramento às ações de segurança, além de intensificar a presença da Guarda Municipal e da Polícia Militar nos horários de maior movimento para aumentar a supervisão da região. “A união de esforços públicos e privados pode contribuir para diminuir atos de vandalismo e também para valorizar o espaço urbano da avenida, trazendo uma sensação de segurança maior para todos”, aponta Larissa Eiras, gerente institucional da Acirp.
A Avenida do Café apresentou ainda visibilidade e segurança prejudicadas pela falta de manutenção das árvores do canteiro central. Em vários pontos, galhos e folhagens avançam sobre a pista, reduzindo o espaço de circulação e até encobrindo a sinalização, especialmente em cruzamentos, aumentando o risco de acidentes.
O pedido é para que a poda e remoção de obstáculos seja mais frequente, com monitoramento contínuo dos trechos mais críticos. A expectativa é de que, com essas ações, a ciclovia torne-se mais segura, confortável e integrada à mobilidade urbana da região.
SANTÓPOLIS DO AGUAPEÍ/SP - Uma ação conjunta entre as Polícias Militar Rodoviária e Polícia Federal resultou na prisão de um casal que transportava quase 350 quilos de cocaína. O flagrante aconteceu na rodovia Assis Chateaubriand, na cidade de Santópolis do Aguapeí, no interior de São Paulo.
As equipes receberam informações da Delegacia de Repressão à Entorpecentes do Rio de Janeiro sobre um caminhão possivelmente carregado com drogas que seguia de Foz do Iguaçu, no Paraná, para João Pessoa, na Paraíba, por meio da rodovia paulista.
Os policiais se posicionaram em pontos estratégicos e abordaram o veículo na altura do quilômetro 338. Durante a vistoria, os militares do 2° Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) encontraram pacotes de roupa de cama e, em meio à carga, cerca de 22 fardos de cocaína que totalizaram 347 quilos.
Os entorpecentes e o caminhão foram apreendidos para a perícia. O motorista e a passageira, de origem paraguaia, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal, onde permaneceram à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico de drogas.
ITU/SP - No último dia 19 de dezembro, o Trem da República comemorou dois marcos importantes: cinco anos de operação e os 120 mil passageiros transportados entre Itu e Salto, no interior de São Paulo. Operado pela Serra Verde Express, o atrativo consolidou-se como uma das principais experiências ferroviárias do estado, unindo história, lazer e desenvolvimento regional.
Inaugurado em meio à pandemia, o trem começou a circular quando o setor turístico vivia um dos momentos mais desafiadores de sua história. Ainda assim, a operação prosperou, transformando-se em um exemplo de visão e resiliência. “Lançar um trem turístico naquele momento foi um ato de fé e de convicção no poder transformador do turismo. Hoje, o resultado mostra que valeu a pena. A ferrovia tem alma, e o Trem da República devolveu essa história ao povo paulista”, afirma Adonai Arruda, presidente do grupo Serra Verde Express.
Trilhos que contam histórias
O trem percorre 7,6 quilômetros de linha férrea entre Itu e Salto, recuperando um trecho centenário e devolvendo à população uma parte essencial da memória ferroviária paulista. Desde a primeira viagem, o projeto cresceu e se tornou um símbolo de como o turismo pode ser vetor de preservação histórica e desenvolvimento regional.
Além de reativar os trilhos, o Trem da República despertou o interesse pela história das cidades e pelo papel da ferrovia no crescimento econômico do estado. O nome do atrativo, inspirado na Proclamação da República, ocorrida em Itu, reforça o caráter educativo e cultural do passeio, que combina lazer e aprendizado.
Experiências que evoluem a cada viagem
Ao longo de cinco anos, o Trem da República diversificou sua operação com produtos temáticos e gastronômicos. Os destaques incluem o Hallowtrain, o Expresso Jurássico e os Expressos Gastronômicos, que unem o passeio ferroviário a experiências completas, com café da manhã, almoço ou jantar nas estações.
Há também roteiros integrados que combinam a viagem de trem a city tours e visitas culturais, ampliando o tempo de permanência dos visitantes e fortalecendo o fluxo turístico entre Itu e Salto. Essa estratégia transformou o trem em um atrativo dinâmico, que renova constantemente suas propostas e atrai diferentes públicos.
Estações vivas e economia em movimento
As estações de Itu e Salto foram revitalizadas, tornando-se polos de gastronomia e convivência. Em Itu, o restaurante valoriza a cozinha afetiva e preserva o clima histórico da cidade; em Salto, o ambiente é amplo e voltado a grupos e eventos.
“Esses espaços se tornaram pontos de encontro e de valorização da cultura regional. As estações complementam a experiência e reforçam o papel do trem como motor de desenvolvimento local”, explica Lilian Sanches, gerente do Trem da República.
O impacto econômico é perceptível. O trem impulsiona o comércio, gera empregos diretos e indiretos e ajuda a posicionar Itu e Salto no mapa de destinos turísticos do interior paulista.
Um futuro sustentável sobre trilhos
Com resultados sólidos e um público fiel, o Trem da República chega aos cinco anos em plena fase de consolidação. Em 2026, o atrativo deve atingir o equilíbrio econômico, tornando-se autossuficiente e iniciando um novo ciclo de crescimento.
“Mais do que um atrativo turístico, o Trem da República é um projeto estratégico. Ele mostra que é possível preservar a história, educar as novas gerações e, ao mesmo tempo, manter uma operação eficiente e sustentável”, destaca Adonai Arruda.
A meta para os próximos anos é seguir fortalecendo o papel do trem como espaço de educação, história, eventos e convivência regional — um projeto que transforma trilhos antigos em caminhos de futuro.
Serra Verde Express: consolidando-se no turismo ferroviário
O sucesso do Trem da República reforça a posição da Serra Verde Express como um grupo turístico sólido e inovador, que acredita no potencial do turismo ferroviário como motor de desenvolvimento regional, preservação histórica e geração de experiências memoráveis. Com a combinação de visão estratégica, projetos temáticos e atenção à experiência do visitante, o grupo se consolida como referência nacional no segmento, mostrando que trilhos podem conduzir não apenas passageiros, mas também sonhos, cultura e crescimento econômico.
Obras estão interrompidas e serão retomadas em 4 de janeiro; reparos emergenciais serão mantidos
ITIRAPINA/SP - Com estimativa de aumento de 40% no fluxo de veículos nas rodovias, a Eixo SP Concessionária irá implementar um plano operacional para garantir a fluidez dos principais corredores sob sua gestão. Entre as medidas de segurança está a suspensão do cronograma de obras desde sexta-feira, 19.
A medida inclui vias de maior fluxo como a SP 310 – Rodovia Washington Luís, entre Cordeirópolis e São Carlos; SP 225 – Engº. Paulo Nilo Romano/Comandante João Ribeiro de Barros, de Itirapina a Bauru; SP 294 – Comdte. João Ribeiro de Barros, de Bauru a Panorama; e SP 425 – Assis Chateaubriand, de Parapuã a Presidente Prudente. As restrições de obras rodoviárias para este plano operacional serão estendidas até 4 de janeiro de 2026. Importante destacar que as intervenções para reparos emergenciais serão mantidas.
A Eixo SP orienta também os motoristas a evitarem viajar nos horários de pico. Tanto no Natal quanto no Ano Novo, o fluxo de veículos deve ser mais intenso na véspera, dias 24 e 31, e na volta para casa, dia 26 de dezembro e 2 de janeiro, sempre no período das 9h às 18h.
Os recursos operacionais serão intensificados no período de festividades. Além do monitoramento constante, serão disponibilizados os serviços de guincho, resgate, suporte ao usuário nas bases de atendimento, além da Operação Visibilidade, que consiste no posicionamento de viaturas operacionais em pontos estratégicos das rodovias, com o objetivo de ampliar a presença dos recursos disponíveis ao usuário, além de aumentar a cobertura dos trechos de inspeção e monitoramento das rodovias que administra.
Nesta operação, o viajante também ganha mais tempo ao passar pelas praças de pedágio, que agora oferecem a opção de pagamento por cartão de débito por aproximação nas cabines manuais, alternativa que reflete na redução da espera nas filas. Para isso, as cabines de pedágio foram equipadas com terminais que aceitam cartões de débito por aproximação das principais bandeiras do mercado.
Outra comodidade ao usuário é o sinal de internet gratuito. Ao fazer o cadastro pela rede Eixo SP, o viajante pode acessar por um período de 30 minutos por dia a conexão sem fio disponível nos 1,2 mil quilômetros a partir de 1,8 mil pontos de acesso instalados nas 12 rodovias. A Eixo SP agora oferece também serviço de atendimento ao usuário pelo Whatsapp. Basta chamar pelo 0800 170 8998 e selecionar as opções do sistema automatizado que fará o encaminhamento ao atendente de acordo com o grau de emergência.
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