fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato e o secretário de Saúde, Leandro Pilha, assinaram na manhã desta quarta-feira (24/06), no Paço Municipal, a ordem de serviço para que a empresa, contratada via processo licitatório, inicie as obras de reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Paula.

A UBS do Santa Paula vai passar por reforma completa e por ampliação. Entre as melhorias estão ampliação com a construção de um consultório ginecológico com sanitário integrado, dois consultórios odontológicos e quatro consultórios médicos. Serão implantados ainda, um novo abrigo para compressor e bomba a vácuo, uma rampa de acessibilidade no acesso principal, além da substituição total do telhado da unidade com novo treliçamento. Também ocorrerá revisão geral nos itens de elétrica, hidráulica e rede lógica e pintura interna e externa de toda a unidade, bem como paisagismo e climatização.

O valor estimado é de R$ 675 mil, com recursos de emendas parlamentares do ex-vereador Marquinho Amaral, do vereador Sério Rocha e do deputado federal Ivan Valente (PSOL). O prazo de execução da obra será de até 180 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.

De acordo com o secretário de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, no final de abril do ano passado a unidade passou a atender no prédio da FESC Santa Paula para que o prédio fosse reformado, porém a empresa vencedora apresentou dificuldade para execução das obras, sendo desclassificada, a partir daí foi chamada a segunda colocada que não assumiu a obra. “Porém agora a terceira colocada assinou o contrato para a execução do projeto inicial”, explicou Lázaro, justificando a demora para o início dos serviços.

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, destacou que a UBS Santa Paula precisava de uma reestruturação urgente e afirmou que a população não ficou sem atendimento em nenhum momento, graças à cessão do prédio ao lado pela FESC, onde os serviços também continuarão funcionando durante toda a obra.

Segundo ele, a reforma terá investimento de quase R$ 700 mil e incluirá troca do telhado, modernização das redes hidráulica e elétrica, ampliação de salas, adequação da recepção e implantação de acessibilidade para pessoas com deficiência.
“A obra beneficiará cerca de 11 mil pacientes cadastrados na unidade, responsável por aproximadamente 250 atendimentos diários, além dos serviços de enfermagem e vacinação.

A UBS conta atualmente com quatro clínicos gerais, pediatra, ginecologista e dentista”, detalhou Pilha. 

“A reforma da UBS Santa Paula representa um compromisso da nossa administração com a melhoria da saúde pública e com a qualidade do atendimento prestado à população.

Estamos investindo em uma unidade que atende milhares de pessoas e que precisava de uma modernização completa para oferecer mais conforto, acessibilidade e melhores condições de trabalho aos profissionais. Quero agradecer ao ex-vereador Marquinho Amaral, ao vereador Sérgio Rocha e ao deputado federal Ivan Valente pela destinação dos recursos que tornaram essa obra possível. Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no processo licitatório, trabalhamos para superar os obstáculos e agora damos mais um passo importante para fortalecer a rede municipal de saúde e cuidar cada vez melhor da população de São Carlos”, finalizou o prefeito Netto Donato.

A UBS do Santa Paula atende no prédio da FESC, localizado na rua Rua José Garcia Toledo, nº 147, no próprio bairro (na rua ao lado do prédio que será reformado).
Também participaram da assinatura da Ordem de Serviço o secretário adjunto de Obras Públicas, Arthur Cotrim e o representante da Beuvali Construtora e Projetos de Engenharia, empresa responsável pela obra.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos recebeu, no último dia 19 de junho, a visita de representantes da produtora italiana Scrigno Production. A iniciativa teve como objetivo apresentar aspectos da história, da cultura e do patrimônio local, reforçando o potencial do município para futuros projetos nas áreas do audiovisual, da cultura e da economia criativa.

A visita foi articulada pelo Eccolo Coworking Criativo, empresa são-carlense que mantém parceria com a produtora italiana. Durante a programação, os visitantes conheceram a trajetória histórica da cidade, com destaque para a influência da imigração italiana e para a importância do ciclo do café no desenvolvimento econômico e social de São Carlos.

A historiadora da Fundação Pró-Memória, Leila Massarão, conduziu uma apresentação sobre a formação do município, ressaltando as contribuições dos imigrantes italianos para a construção da identidade cultural local. Os representantes da produtora também tiveram acesso ao acervo da instituição, composto por documentos, registros históricos e outros materiais que poderão servir de referência para futuras produções audiovisuais.

A comitiva visitou ainda a Fazenda Santa Maria do Monjolinho, um dos mais importantes patrimônios históricos da região. O local, símbolo da cafeicultura paulista e da presença italiana em São Carlos, proporcionou aos visitantes contato direto com cenários, histórias e elementos culturais que ajudam a preservar a memória e a identidade do município.

De acordo com a Fundação Pró-Memória, a iniciativa contribui para ampliar a visibilidade de São Carlos no cenário cultural e criativo, evidenciando o potencial da cidade como espaço para produções audiovisuais e para o desenvolvimento de projetos voltados à valorização do patrimônio histórico e cultural.

Participaram da visita Elsa Lanzalotta, atriz; Sabrina Scansani, roteirista e produtora; Andrea Sorini, diretor de fotografia; Edoardo Mariani, diretor-geral da Scrigno Production; Maria Alice Torres, designer e CEO do Eccolo Coworking Criativo; além dos representantes da Fundação Pró-Memória, Leila Massarão e Fábio Fontana.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade, durante a sessão plenária realizada nesta semana, o Projeto de Lei de autoria do vereador Bruno Zancheta (REPUBLICANOS) que denomina uma das vias do Loteamento Reserva São Carlos como Rua Donizete Aparecido da Silva – “Titio Doni”. A homenagem reconhece a trajetória de uma das personalidades mais queridas e marcantes da comunicação são-carlense.

Conhecido carinhosamente como Titio Doni, Donizete Aparecido da Silva construiu uma história de dedicação à comunicação, ao entretenimento popular e às ações comunitárias. Ao longo de décadas, tornou-se uma figura extremamente querida pela população de São Carlos, conquistando o carinho de diferentes gerações por meio de seu trabalho no rádio, na televisão e em eventos realizados nos bairros da cidade.

Para o vereador Bruno Zancheta, a aprovação da homenagem representa o reconhecimento de uma trajetória que marcou a história da cidade: “Titio Doni foi muito mais do que um comunicador. Ele foi um amigo da população, alguém que dedicou sua vida a levar alegria, informação e entretenimento para milhares de famílias são-carlenses. Dar seu nome a uma rua é uma forma de eternizar sua memória e reconhecer a contribuição que deixou para nossa cidade. Fico muito feliz que este projeto tenha sido aprovado por unanimidade pelos vereadores, demonstrando o respeito e o carinho que São Carlos tem por sua história”, destacou Bruno Zancheta.

Falecido em abril de 2022, aos 63 anos, Titio Doni deixou um legado de trabalho, dedicação e amor pela comunidade. Com a aprovação da lei, seu nome passará a integrar oficialmente a memória urbana de São Carlos, perpetuando a lembrança de um dos comunicadores mais populares e admirados da história do município.

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos recebeu, nesta quarta-feira (24/06), 400 litros de leite arrecadados durante a 19ª Corrida UNICEP. A entrega foi feita pelos diretores da universidade à primeira-dama e presidente do Fundo, Herica Ricci Donato, que destacou a importância da iniciativa. “As pessoas, além de estarem preocupadas com a saúde e a prática esportiva, mostram que a solidariedade tem feito parte desses eventos. Esses 400 litros serão destinados às entidades cadastradas junto ao Fundo Social e também a cidadãos em situação emergencial”, afirmou.

O diretor-geral da UNICEP, Marcelo Ferreira Lourenço, ressaltou o caráter solidário da corrida. “A Corrida UNICEP já é muito tradicional na cidade e sempre incentivamos os participantes a trazerem doações. Por isso chamamos de corrida solidária. Hoje estamos entregando parte dessas doações, mais de 400 litros de leite, para o Fundo Social”, disse.

Marcelo também destacou o impacto social do evento. “Correr é uma atividade física que faz bem à saúde, mas quando conseguimos unir essa prática à arrecadação de alimentos que faltam para muitos munícipes, o resultado é ainda melhor. Foram quase 2 mil pessoas participando, e poder transformar essa energia em solidariedade é muito gratificante”, completou.

A Corrida UNICEP, que já reuniu milhares de participantes em edições anteriores, enaltece seu papel como evento esportivo e social.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.