fbpx

Realizar Acesso

Usuário *
Senha *
Lembrar
 

Prefeitura divulga balanço das ações de combate a COVID-19

Escrito por  Dez 28, 2020

 

Desde do início da pandemia declarada no mês de março, o município uniu forças em diversas áreas para enfrentamento da doença.

 
SÃO CARLOS/SP - A prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria de Saúde e do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, divulgou nessa segunda-feira (28), um balanço das ações da força tarefa ao enfrentamento da Covid-19 no município. Sempre alinhado com as determinações do Governo de São Paulo contra a doença, a cidade uniu forças em diversas áreas para enfrentamento a pandemia.

Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar a Covid-19 como uma pandemia no dia 11 de março, dois dias depois em um ato responsável o prefeito Airton Garcia assinou o primeiro decreto municipal com medidas de combate a disseminação do novo coronavírus, colocando São Carlos como uma das primeiras cidades do estado a decretar a quarentena e o isolamento social. 

Desde então, diversas ações foram adotadas como a nomeação de um comitê emergencial, que funciona como a principal ponte de diálogo entre o poder público com a população, mantendo a transparência no número de casos da doença com boletins diários, orientações em saúde, além da força tarefa para o cumprimento de decretos estabelecidos pelo Governo do Estado em cada fase da doença.

Em São Carlos a força tarefa de fiscalização é composta pela Guarda Municipal, Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação, PROCON, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, responsável pela fiscalização dentro do comitê, desde março até o dia 28 de dezembro, 2.667 estabelecimentos foram averiguados, 11.640 denúncias foram feitas, sendo que, 655 estabelecimentos foram notificados e 288 interditados.

“É um trabalho que foi construído a cada dia. No começo, lembro que tivemos que fechar quase tudo até entendermos o que era essencial, o que o estado deliberava em cada fase de restrição como exemplo, filas de bancos, decreto de obrigação do uso de máscaras e tudo mais. No começo foi difícil, sempre trabalhamos com a orientação e tínhamos a preocupação com saúde das pessoas e com a economia da cidade. A própria mídia nos ajudou muito nesse trabalho para hoje chegarmos a esse balanço”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini.


REORGANIZAÇÃO DA SAÚDE CONTRA A COVID-19 

Além da fiscalização em estabelecimentos comerciais nesse período, por determinação do prefeito Airton Garcia, o município passou por uma reestruturação na saúde com recursos próprios e parcerias públicas e privadas para ampliar os cuidados contra doença.

Diante do cenário onde ainda não há medicamentos e nem vacina disponível para a COVID 19, a prefeitura desde o começo vem investindo na testagem da população. Logo no início da pandemia foi realizado a contração de 10 mil exames do tipo RT-PCR, que permitiu São Carlos ampliar desde cedo a testagem de casos sintomáticos. O munícipio também estabeleceu parcerias com a UFSCar para a realização de mais exames, sendo parceira de programas como o “Testar para Cuidar”, que examinou mais de 4.000 moradores gratuitamente.

De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde, desde o início da pandemia mais de 33.592 testes já foram realizados no município, somente na rede pública de saúde. Foram 9.160 testes rápidos, 4.865 testes por meio do programa “Testar para Cuidar”, 19.394 testes do tipo RT-PCR, que detecta o vírus na fase aguda da doença e 173 testes sorológicos os para profissionais da saúde.

A prefeitura também trabalhou para implantação do Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal, instalado no Ginásio Milton Olaio Filho, que funciona 24h, com 2 médicos por plantão, 2 enfermeiros e 5 técnicos de enfermagem. Desde o início de seu funcionamento, no dia 6 de novembro, 6.166 pessoas já foram atendidas no local.

Também houve a ampliação de leitos da Santa Casa, com o credenciamento de mais de 20 leitos na UTI e mais 22 na enfermaria, além, de 10 leitos de UTI no Hospital Universitário (HU) e mais 44 na enfermaria. Após a pandemia, essas 30 vagas de UTI e as 66 de enfermaria permanecerão ativas na rede de saúde de São Carlos.

“Tivemos um começo difícil, pois tínhamos questões ligadas ao número de leitos na UTI, questões orçamentárias, qual seria a dinâmica que teríamos para enfrentar a pandemia. Logo com o anúncio do primeiro caso registrado na cidade de São Paulo, fizemos uma reunião com o prefeito Airton Garcia onde foi discutida todas a tratativas para montarmos o comitê de urgência e um comitê técnico, baseado em parecer médico”, lembrou o secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo.

 
PERÍODO É DE CONSCIENTIZAÇÃO 

A agilidade nas decisões de combate ao Covid-19 e a gravidade da doença levada a sério pela prefeitura, fez de São Carlos a cidade com o menor índice de mortes e contaminações da coronavírus em relação as cidades com mais de 100 mil habitantes do estado, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).

Atualmente a cidade possuiu 5.840 casos positivos de coronavírus, 72 óbitos confirmados e uma taxa de internação, que gira em torno de 53% da capacidade total de leitos. O aumento do número de casos nos últimos dias, não só na cidade mas em todo o estado, é um sinal de alerta para uma maior conscientização da população no que estabelece o plano São Paulo a partir de decretos como o fechamento do comércio, cumprimento do distanciamento social e cuidados com as normas sanitárias contra a doença. 

“Desde o início da pandemia o comitê caminhou junto com as ações contra a doença e a total clareza nos dados diante a população em cada fase. Mesmo com toda a precaução e cuidados, estamos notando um aumento no número de casos nos últimos dias, o momento é de prevenção e conscientização da doença enquanto não temos o sinal verde da vacinação contra a Covid-19 no estado e no município”, alertou o coordenador do comitê e secretário municipal de comunicação, Mateus de Aquino.

Rodrigo Stein

Vendedor e Jornalista.
Ajudo a compor as materias e deixar a rádio sanca mais conhecida positivamente na cidade

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/rodrigo-stein
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Classificados Imóveis

Alugo Apartamento

R$ 550,00

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

Comércio e Serviços em Geral