SÃO PAULO/SP - A 3ª Pesquisa de intenções de votos realizada pelo Ipec (ex-Ibope), após o primeiro turno foi divulgada nesta segunda-feira, 17, em relação a corrida presidencial.
De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aparece com 50% das intenções de voto, ante 51% na pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto. Já o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), foi de 42% para 43%. Brancos e nulos os mesmos 5% da pesquisa anterior. Os indecisos permanecem com 2%.
Em votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, o Lula tem 54% e Jair Bolsonaro tem 46%. O placar anterior era 55% a 45%.
A Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos para definir o resultado das eleições.
O Ipec também mediu a rejeição dos dois candidatos. Dentre os entrevistados, 46% afirmaram que não votariam em Jair Bolsonaro de jeito nenhum. Já no petista a rejeição é 41%.
Na pesquisa anterior, a rejeição ao presidente Bolsonaro atingia 48% do eleitorado enquanto Lula aparecia com 42%.
O instituto ouviu 3.008 pessoas, entre sábado (15) e segunda-feira (17), em 184 municípios de todo o país, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos com índice de confiança de 95%.
O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês.