JAPÃO - O Monte Aso, um vulcão na ilha de Kyushu, no Japão teve uma grande erupção na manhã dessa quarta-feira. Cinzas foram expelidas até 3,5 mil metros de altitude, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), que monitora a atividade vulcânica na região.
Imagens publicadas nas redes sociais mostram com exatidão o momento em que o vulcão tem sua erupção e a assustadora nuvem que se espalha pela região do Monte Aso.
Confira imagens da explosão:
Mount Aso in Japan's Kyushu region has erupted. Smoke billowed out of the peak in Kumamoto Prefecture, starting at 11:43 a.m. on Wednesday. pic.twitter.com/n3YvBdnxkt
— NHK WORLD News (@NHKWORLD_News) October 20, 2021
BREAKING: Mt. Aso has erupted in Japan pic.twitter.com/k6iurXo1ta
— Anonymous (@LatestAnonNews) October 20, 2021
Mt. Aso Japan....#阿蘇
— Wᵒˡᵛᵉʳᶤᶰᵉ Uᵖᵈᵃᵗᵉˢ? (@W0lverineupdate) October 20, 2021
pic.twitter.com/KYc7CUck6d
A última erupção do Monte Aso foi registrada em 2019, mas não teve essas proporções.
Agora, a Agência Meteorológica Japonesa recomenda que a população que vive nas proximidades do vulcão se mantenha em casa, além de recomendar que as janelas sejam fechadas para evitar que as pessoas sejam afetadas pelos gases tóxicos emitidos na erupção.
“Os cidadãos devem estar atentos para rochas que podem cair do céu, além de objetos que estão pegando fogo“, afirmou o porta-voz do JMA, Tomoaki Ozaki. “Também é necessário o cuidado mesmo em regiões distantes do vulcão, pois o vulcão pode carregar partículas e gases tóxicos“, continuou.
O Japão possui 110 vulcões ativos e monitora a atividade de 47 deles. O país faz parte do chamado Círculo de Fogo, região de grande atividade sísmica e vulcânica do planeta, que vai do Chile até a Nova Zelândia, passando por toda costa pacífica da América e pelo encontro entre Oceano Índico e Pacífico.
Em 2014, o Japão teve a erupção mais fatal desde os anos 1920, quando o Monte Ontake, na prefeitura de Nagano, teve sua erupção. 63 pessoas morreram na ocasião.
*Por: Hypeness