VALE GÁS - Além do benefício municipal, o Governo do Estado também oferece, por meio do programa Vale Gás São Paulo, o auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade. O Vale Gás funciona por meio de transferência de renda destinada a compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg). Tem direito ao programa famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não recebem Bolsa Família e que possuem renda mensal per capita de até R$ 178,00. Em São Carlos 2 mil famílias têm direito a receber o Vale Gás do Governo do Estado.
Para saber se a pessoa terá direito ao auxílio, basta acessar o endereço eletrônico www.valegas.sp.gov.br e preencher o número do NIS para consultar se está elegível para receber o benefício. Quem não tiver acesso à internet, pode pedir informações no CRAS próximo à residência.
“É importante que o munícipe mantenha os dados de cadastro do Portal Bolsa do Povo sempre atualizados. É através dessas informações que os governos conseguem entrar em contato para enviar detalhes e informações complementares sobre os benefícios. Por isso, é fundamental manter os dados sempre atualizados”, ressalta Vanessa Barbuto.
Na segunda-feira (22/11) também foi sancionada pela Presidência da República a lei que cria um vale gás federal. Pelo programa metade do preço do gás de cozinha será subsidiado a famílias de baixa renda por cinco anos. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União. A lei que cria o programa "Gás para os Brasileiros" vai beneficiar a população que está inscrita nos programas sociais do Governo Federal. O subsídio de no mínimo 50% valerá para a compra do botijão de 13 quilos a cada dois meses. O município está aguardando maiores informações sobre este programa.