SÃO CARLOS/SP - A cuidadora e presidente da ONG ‘Patinhas Carentes do Jd. Zavaglia’, Dora, entrou em contato conosco para pedir ajuda para mais um animalzinho, desta vez um gato que foi atacado por um cão, no Bicão, em São Carlos.
Segundo Dora, o ataque foi no último dia 13 de dezembro, e ela ao ajudar levou o gato em estado grave e levou para uma clinica veterinária, onde foram feitos exames e o gato com nome Francisco, testou positivo para FIV, está com os rins enormes e com trauma na costela.
Dora disse ainda que Francisco teve o pescoço mastigado pelo cão e não estava conseguindo se alimentar sozinho e teve que passar sonda esofágica para ele se alimentar.
“Estou fazendo rifa pra angariar fundos para manter o gatinho internado. Qualquer valor ajuda muito. Só consigo continuar meu trabalho com os bichinhos com a ajuda de todos vocês” desabafou a cuidadora.
COMO AJUDAR?
Faça um Pix de qualquer valor ou adquira Nomes da Rifa.
Pix-CPF 34842537892
Pix-celular 16-991680063
Compartilhem esse POST com seus amigos e familiares que possa estar ajudando o Francisco
O QUE É FIV?
A FIV é composta por três fases e pode ser assintomática.
Na primeira fase, a aguda, o animal apresenta febre e aumento de seus linfonodos. No entanto, eles logo cessam, desaparecendo por meses ou anos.
Já na segunda fase, que é a assintomática, o sistema imunológico consegue neutralizar a atividade do vírus por um período.
No entanto, o vírus vai destruindo os linfócitos (células que protegem o organismo contra doenças, infecções e alergias) aos poucos.
Os sintomas da FIV aparecem na terceira fase da doença, e geralmente são:
- Infecções;
- Lesões de pele;
- Infecção generalizada (Sepse);
- Doenças secundárias, que podem afetar gengivas, boca, trato digestivo e urinário.
Nesta fase, os gatos correm risco de desenvolver algum câncer e o risco de morte é maior.