Evento reúne a cultura afro para valorizar a autoestima da comunidade
SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 12, na Praça XV, a população de São Carlos poderá conhecer, apreciar e adquirir produtos com representatividade negra confeccionados por artesãos da cidade de São Paulo, Limeira, Jaú e Araraquara na 1ª edição da Feira Cultural Afro Estima.
O evento faz parte das comemorações ao Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares – 20 de novembro, instituído oficialmente pela Lei n. 12.519, e tem o apoio da Prefeitura de São Carlos em parceria com o Conselho da Comunidade Negra, Instituto Cultural Janela Aberta, Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos e Uniarte.
“A Feira Cultural Afro Estima tem como principal meta reverenciar a estima da comunidade negra e despertar o interesse de empreendedores na criação de produtos com identidade visual afro étnica”, disse Celma Felipe – idealizadora e organizadora da Feira.
Expositores - Participam desta primeira edição apenas artesãos cujo trabalho tenha como temática a cultura afro em consonância com a proposta do evento. Confira alguns dos expositores:
- Serigne Dieye, empreendedor em vestuário e trajes de gala em tecidos africanos, foi inspirado pelo pai que é costureiro no Senegal. Dieye conhece e divulga a simbologia de cada traje e acessório que produz.
Valmir da Costa - “Arte que Brilha” está no mercado desde 2012. Utilizando o PVC como matéria prima para suas peças, Valmir da Costa cria de forma sustentável, silhuetas femininas, luminárias, estátuas, quadros e relógios, decorados com retalhos de Ankara.
Jozi Belizário - Em 2017 a educadora Jozi Belizário, ao perceber a ausência de representatividade no comércio de bonecas, criou Aneesa Bonecas Negras para o desenvolvimento da autoestima e seus efeitos na educação infantil.
Corujinha Brinquedos - Reúne brinquedos educativos, jogos africanos, livros infantis com protagonistas e de escritores negros, que não são encontrados com facilidade, proporcionando a oportunidade de consumir e desenvolver entretenimento infantil.
Raquel Quetsia - Tsia Afro, marca da artesã são-carlense Raquel Quetsia, produz e comercializa bolsas 100% artesanais utilizando-se da beleza de estampas africanas.
José Luiz Teixeira - Resultados da criação intuitiva do escultor José Luiz Teixeira, de São Carlos, tambores, esculturas e artesanato serão expostos e comercializados nesta primeira edição da Feira.