Qualificação pode preencher lacuna de falta de profissionais preparados no mercado, um dos pontos justificados por recrutadores na sobra de vagas
SÃO CARLOS/SP - Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil somou 11,9 milhões de desempregados no primeiro trimestre de 2022. Por outro lado, a União Geral dos Trabalhadores apontou que, nos últimos dois anos, 60% das vagas ofertadas nos mutirões do emprego, que reuniram grandes empresas, não foram preenchidas, e os principais motivos relatados por recrutadores na hora de atribuir as vagas foram dificuldades dos candidatos de se expressarem, falta de conhecimentos básicos em informática e poucos anos de estudo.
Para suprir essa demanda, os cursos técnicos são um caminho para quem deseja ingressar no mercado de trabalho de maneira mais rápida e efetiva. “Isso porque esse nível de formação possibilita um contato direto com a prática profissional, bem como proporciona bagagem para que o aluno possa atender às necessidades do mercado, sendo absorvido rapidamente. Em muitos casos, os estudantes conseguem emprego antes mesmo de finalizarem oficialmente o curso”, explica Leandro D’Arco, gerente do Senac São Carlos.
Ainda segundo o especialista, outro fator que torna os cursos técnicos atrativos é que servem de base para futuras graduações, principalmente pelo leque de conhecimento que proporcionam, facilitando o caminho para o curso superior. “A formação técnica desenvolve competências que são muito valorizadas, como olhar crítico, noção do mercado em que está inserido, senso de coletividade, liderança, conhecimento prático e teórico, inovação e atitude proativa. É uma modalidade que forma profissionais completos”, afirma Leandro.
O fotógrafo, Mauro Antônio Pozzi, é proprietário de um estúdio de fotografias em São Carlos e optou pela qualificação técnica em publicidade com objetivo de desenvolver competências para atuar de maneira mais assertiva no seu negócio, focando em resultados e na satisfação dos clientes. “Optei por essa modalidade de ensino, por propiciar uma qualificação rápida e focada na minha atividade profissional. Rapidamente, com o conhecimento adquirido, fui capaz de fazer intervenções que mudaram o meu posicionamento como profissional”, pontuou.
Para os interessados em aprimorar o conhecimento profissional, o Senac São Carlos está com inscrições abertas para qualificação técnica em diversas áreas como beleza e estética, bem-estar, comunicação e marketing, desenvolvimento social, saúde, gastronomia e alimentação, moda, entre outras.
Serviço:
Senac São Carlos
Local: Rua Episcopal, 700 – Centro, São Carlos/SP
Informações: https://www.sp.