As Abayomis são símbolo de resistência das mulheres africanas
SÃO CARLOS/SP - A Semana Senac de Leitura chega em sua 8ª edição neste ano com o tema Biografia: a construção de identidades locais e suas conexões. O evento, que começa hoje, 23/10, e segue até 28/10 com programação repleta de atividades em diversas unidades da instituição, foi criado em 2016 para fortalecer e ampliar a comunidade leitora, fomentando a cultura literária em todas as esferas sociais e impactando positivamente os índices educacionais.
Entre as atrações da programação para o Senac São Carlos, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre as Abayomis, feitas de tecido, as bonecas chegaram ao Brasil com os negros escravizados, que vieram da África. O termo quer dizer “encontro precioso”. As mães rasgavam um pedaço de tecido de suas roupas e faziam as bonecas para que as crianças saíssem um pouco daquele cenário, acalentando-as durante as viagens a bordo dos navios. Na década de 1980, Lena Martins, artesã nascida em São Luís do Maranhão, começou a fazer as bonecas como forma de conscientização. “Essa atividade com bonecas Abayomi, que são pretas e feitas de pano, é muito interessante. O objetivo é ensinar os participantes a confeccionarem suas próprias bonecas e criar histórias para elas. Além disso, serão exploradas suas origens e significados culturais”, explica Karla Caroline dos Anjos Barbosa, bibliotecária do Senac São Carlos.
A abertura oficial do evento ocorre no dia 23/10, das 15h às 17h, no Senac São Bernardo do Campo, com a participação de Dona Jacira, escritora e mãe dos artistas Emicida e Fióti, e de Renan Inquérito, rapper e poeta. A dupla vai compartilhar suas histórias e a relação deles com a palavra por meio de uma live transmitida ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube. A Semana contará também com a tradicional Feira de Troca de Livros e Gibis em todas as unidades participantes.
Veja abaixo a programação da Semana Senac de Leitura no Senac São Carlos:
Bonecas Abayomi e os perigos de uma história única
Na atividade, os participantes vão aprender a confeccionar as bonecas, criar suas próprias histórias e conhecer as origens e significados culturais delas.
Dia: 25/10
Horário: 14h às 15h30
Gratuito
Feira e troca de livros de literatura
Os livros devem estar bem conservados e não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político, religioso, dicionários, enciclopédias e outros.
Dias: 17/10 a 28/10
Horário: 8h às 21h
Aberta ao público.
Exposição sobre Jorge Amado
Nascido na Bahia, em 1912, é reconhecido por sua contribuição à literatura brasileira e internacional. Na exposição, os visitantes terão a oportunidade de se familiarizar com romances emblemáticos, como ‘Gabriela, Cravo e Canela’ e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’. Além de celebrar Jorge Amado, a exposição também destaca seu compromisso com a justiça social e os direitos humanos.
Dias: 23/10 a 28/10
Horário: 8h às 21h
Gratuito
Minha vida numa rima
Nessa oficina, os participantes vão aprender a rimar as palavras, além de dar vida às suas experiências, sonhos e desafios por meio da música.
Dia: 24/10
Horário: 15h30 às 17h30
Gratuito
Roda de conversa - Decolonialismo de povos originários
Neste bate-papo será explorado o tema com empatia e respeito, desvendando como a história dos povos originários foram distorcidas e mal contadas ao longo dos anos, impactando profundamente a vida dos indígenas. Com a participação dos palestrantes indígenas: Luciana dos Santos, Alessandro dos Santos e Taylane Gomes, além do pesquisador Gabriel Zissi Peres Asnis.
Dia: 26/10
Horário: 14h às 17h
Gratuito
Serviço:
Evento: Semana Senac de Leitura
Data: 23/10 a 28/10
Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos/SP