fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Natureza dentro de casa: plantas garantem ambiente aconchegante e auxiliam na decoração

Natureza dentro de casa: plantas garantem ambiente aconchegante e auxiliam na decoração

Escrito por  Jan 11, 2022

Docente do Senac São Carlos orienta sobre como criar um projeto paisagístico e usar elementos naturais para compor o espaço

SÃO CARLOS/SP - O verde das plantas está cada vez mais presente em casas e apartamentos, propiciando aos moradores um clima acolhedor. A constatação é de Camila Postigo dos Santos, docente da área de design de interiores do Senac São Carlos. Isso porque, segundo ela, ao mesmo tempo que preenche espaços e torna a decoração mais interessante, a construção de um jardim pode trazer mais naturalidade à rotina, melhorar a qualidade do ar e favorecer a sensação de bem-estar. E para quem deseja ter um local destinado às plantas e flores, a docente orienta sobre o cultivo e o planejamento de espaços verdes.

Os primeiros passos, conforme indica Camila, são definir o local e o tamanho do jardim, pensar na posição do sol em relação ao terreno, para que as plantas recebam a quantidade adequada de luz natural, pesquisar as melhores espécies para o ambiente, além de entender o pH do solo e a disponibilidade de água. “Os jardins podem servir como espaços de lazer, área de estar ou apenas ser um lugar contemplativo. O importante é definir o que se espera desse ambiente”. A profissional reforça também a importância de saber o que é viável, o que cabe no local e o que condiz com a necessidade de uso.

É preciso ainda escolher as espécies mais adequadas para cada ambiente, compreendendo se elas ficarão em espaços fechados ou ao ar livre. “Não se esqueça que um jardim necessita de cuidados diários para se manter saudável”, pontua a docente do Senac. “E a definição do tamanho do jardim será fundamental, pois, a partir do local disponível, é possível dimensionar a quantidade dos demais insumos (mudas, adubos, ferramentas) e definir como será o projeto paisagístico”.

Camila também explica que, em um lugar onde não há terra ou pouco espaço, os vasos são uma ótima opção. Entretanto, é importante atentar-se para o uso de espécies que sejam adequadas para essa forma de plantio. Uma vantagem da alternativa é que esses recipientes podem ser reposicionados facilmente e são encontrados em diversas cores, tamanhos, formas e texturas.

Outra possibilidade para quem deseja unir a funcionalidade dos vasos com o poder medicinal de algumas espécies é apostar em plantas com qualidades fitoterápicas ou medicinais. “A maioria delas também são usadas em temperos, como o alecrim, manjericão, hortelã, babosa e a melissa, todas com dupla utilidade e que se adaptam bem em vasos”, ressalta.  

 

Aprendizado

           Para quem pretende conhecer mais sobre o assunto e as técnicas de plantio, o Senac São Carlos está com inscrições abertas para os cursos do Senac Online - ao vivo: Horta Orgânica Caseira, entre outros. Para mais informações e inscrições, acesse ao Portal Senac: https://www.sp.senac.br.

 

Serviço:

Senac São Carlos

Local: Rua Episcopal, 700 – centro, São Carlos/SP

Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.