fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Pesquisadora do CDMF se destaca com pesquisa em produção de hidrogênio

Escrito por  Abr 02, 2022
Artigo integra edição "Mulheres na Ciência" do Journal of The Electrochemical Society

 

SÃO CARLOS/SP - A pesquisadora Marina Medina, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisadora vinculada ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), é a primeira autora do artigo "The Substrate Morphology Effect for Sulfur-Rich Amorphous Molybdenum Sulfide for Electrochemical Hydrogen Evolution Reaction", publicado recentemente no periódico Journal of The Electrochemical Society. O artigo faz parte da edição especial "Mulheres na Eletroquímica" do periódico, em alusão ao mês das mulheres.
A pesquisa parte da premissa de que o sulfeto de molibdênio amorfo (MoSx) é um material promissor e de baixo custo relativo para ser utilizado como catalisador na produção de hidrogênio (H2) pela eletrólise da água. Diante disso, entre os possíveis métodos para a preparação deste material, a eletrodeposição se destaca como uma técnica rápida, relativamente simples e que pode ser realizada em apenas uma etapa, em condições ambientes de temperatura e pressão.
Medina conta que a literatura dá destaque à utilização de substratos condutores para a preparação do MoSx, no entanto, os semicondutores também podem ser utilizados com tal finalidade. Diante disso, no trabalho relatado no artigo, os pesquisadores utilizaram o TiO2 (dióxido de titânio) investigando o efeito da morfologia deste substrato no padrão de crescimento do MoSx por eletrodeposição.
Os resultados apresentados, segundo Medina, indicaram que a utilização de TiO2, na forma de nanotubos, favoreceu o aumento da quantidade e disponibilidade dos sítios ativos de enxofre no MoSx, os quais são fundamentais para o melhor desempenho catalítico do material durante a produção de H2.
"É importante salientar que este trabalho contribui tanto para enfatizar a importância do estudo do substrato utilizado no depósito de materiais, quanto para a utilização desta mesma abordagem com outros catalisadores de interesse", conclui a pesquisadora.
Também são autores do artigo os pesquisadores Patricia G. Corradini, do Instituto Federal Fluminense (IFF), Juliana F. de Brito, Hugo Leandro Sousa Santos e Lucia Helena Mascaro, da UFSCar. A pesquisa também contou com apoio do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE).
Mais informações e o artigo podem ser acessados no site do CDMF (https://bit.ly/3iy2mVq).

CDMF
O CDMF, sediado na UFSCar, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.