Evento visa estimular reflexões acerca dos 50 anos da Universidade e da vida e obra do sociólogo Florestan Fernandes
SÃO CARLOS/SP - Nos dias 29 e 30 de outubro, a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA), com o apoio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza o VI Seminário de Política de Informação e Memória: 50 anos da UFSCar e Centenário de Florestan Fernandes. O evento online pretende estimular reflexões acerca da história da Instituição e também da vida e obra do sociólogo Florestan Fernandes, cuja biblioteca particular foi adquirida pela Universidade em 1996.
Ao longo dos dias, serão realizadas três mesas-redondas, que irão rememorar a história das bibliotecas nos quatro campi e a relevância do acervo de Florestan Fernandes para a UFSCar e pesquisadores de todo o mundo, uma vez que o seu pensamento permanece vivo por meio de suas obras. No dia 29 de outubro, das 14 às 16 horas, acontece a primeira mesa, intitulada "Resgatando a história das bibliotecas da UFSCar", que terá a participação das primeiras servidoras das bibliotecas de cada campus da Universidade.
A segunda mesa ocorre no dia 30, das 9 às 11 horas, e abordará "A importância dos arquivos pessoais dentro das instituições públicas". A atividade conta com especialistas da área de arquivos, enfocando especialmente os arquivos pessoais. Por fim, no mesmo dia, das 14 às 16 horas, será a terceira mesa-redonda, com o tema "A relevância do acervo de Florestan Fernandes para a UFSCar", e receberá pesquisadores do Fundo Florestan Fernandes, o jornalista e filho do sociólogo, Florestan Fernandes Júnior, e o ex-reitor da UFSCar e responsável pela vinda do acervo de Florestan para a UFSCar, professor Newton Lima Neto.
As inscrições são gratuitas, abertas a todas as pessoas interessadas e devem ser feitas em https://umma2020.faiufscar.com