SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, através da Fundação Pró-Memória e com o apoio da Associação São-Carlense de Ferreomodelismo (ASCFer) realiza no sábado (28/09) e no domingo (29/09), a partir das 10h, na Plataforma da Estação Ferroviária, o 15º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos.
Com entrada franca, o evento faz parte do calendário oficial do município desde 2008, por meio da Lei 14.523/08, e traz exposições de maquetes, tendas com produtos relacionados ao ferreomodelismo e área de alimentação.
Nesta edição terá a tradicional exposição de maquetes representativas, tendo a maquete principal, montada pela ASCFer com 56 metros de comprimento e com a imagem da Estação Ferroviária de São Carlos, além de outras maquetes de várias cidades como São Paulo, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Santa Rita do Passa Quatro.
Além das maquetes, este ano o espaço vai reunir 19 lojistas especializados, praça de alimentação e área kids, uma festa que recebeu em edições anteriores mais de dois mil visitantes em cada dia.
O Ferreomodelismo é considerado um dos hobbies mais antigos do mundo, surgiu no auge do transporte ferroviário. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta do ano de 1830, por artesãos da Alemanha. No Brasil, onde a ferrovia impulsionou o surgimento de inúmeras cidades, principalmente no interior de São Paulo, o ferreomodelismo contribuiu para a manutenção de sua memória, já que o transporte de passageiros não acontece mais, com exceção de passeios turísticos.
“Agradecemos as importantes parcerias e apoios recebidos, venham prestigiar o 15º Encontro de Ferreomodelismo, um evento promovido anualmente pela Fundação Pró-Memoria e a ASCFer. Teremos várias maquetes de São Carlos e de outras cidades do Estado, lojistas especializados, área de alimentação, espaço kids e a tradicional visita a Maria Fumaça que está exposta na plataforma da Estação. É uma honra poder cuidar de todos os detalhes e preparar com muito carinho mais uma edição desse evento tão esperado pelos moradores da cidade e da região”, disse Bel Lima, presidente da Fundação Pró-Memória de São Carlos.