As pessoas já podem enviar as perguntas relativas ao cardápio nutricional adequado aos idosos com demência
SÃO CARLOS/SP - A nutricionista coordenadora do Departamento de Nutrição da UNICEP, Valéria Cristina Schneider, irá apresentar dicas e maneiras de oferecer a boa nutrição que favorece o processo do envelhecimento saudável e ainda focar nos itens adequados à dieta de pessoas com demência.
“A preocupação com o envelhecimento faz com que o ser humano busque cada vez mais mudanças em seus aspectos fisiológicos para tornar este processo mais saudável e melhorar a qualidade de vida. A doença de Alzheimer é um distúrbio neurodegenerativo ligado ao processo de envelhecimento. A nutrição pode ter prováveis efeitos benéficos sobre a Doença de Alzheimer interferindo em sua melhora ou na sua progressão", afirmou Valéria.
Hoje, às 19 horas, Valéria participará da reunião virtual da ABRAz (link para acesso: https://meet.google.com/ubp-ffdf-jdm) para atender as demandas dos familiares e cuidadores sobre a nutrição de pessoas com demência.
Você pode antecipar a sua pergunta por meio dos nossos canais de comunicação: Facebook: facebook/Abrazsaocarlos; Instagram: instagram/abrazsaocarlos; WhatsApp: (16) 99601-9075; E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A proposta do encontro, segundo a terapeuta ocupacional e coordenadora científica da ABRAZ São Carlos, Ana Cláudia Trombella Barros, é trocar informação em uma roda de conversa interativa e esclarecedora. “A proposito é levar as boas práticas no cuidado das pessoas com demência aos cuidadores. E da mesma forma, entregar ferramentas que possam aliviar a sobrecarga de quem cuida de pessoas com demência”.
Antes da pandemia do novo coronavírus as reuniões eram presenciais, entretanto nem todos os cuidadores tinham esse tempo para participar. Com o distanciamento social e a suspensão das reuniões presenciais, foram ativados os canais virtuais. Contudo, nem todas as pessoas têm intimidade com as novas tecnologias, o que limita o acesso ao conteúdo das reuniões online.
Nesse sentido, surgiu o projeto ABRAz Responde no rádio para atingir um público maior de cuidadores. “Este formato é uma maneira de se tirar dúvidas que surgem no dia a dia com o idoso com demência e receber essa resposta de um profissional que atua na área com conhecimento para poder orienta-los”, disse Ana Cláudia.
A ABRAz tem como missão levar informação e orientação para as famílias e cuidadores da pessoa com demência, para aliviar a sobrecarga do cotidiano e oferecer elementos para melhorar qualidade de vida.