fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Embrapa tem 31 pesquisadores entre os mais citados do mundo

Embrapa tem 31 pesquisadores entre os mais citados do mundo

Escrito por  Maio 22, 2026

Sete cientistas fazem parte das unidades da Embrapa em São Carlos –Instrumentação e Pecuária Sudeste

 

SÃO CARLOS/SP - O número de pesquisadores da Embrapa presentes no ranking internacional da Research.com cresceu 25% em relação a 2025, passando de 24 para 31 cientistas reconhecidos entre os mais citados do mundo em oito áreas de atuação (confira os nomes em quadro abaixo). O estudo avaliou 26 disciplinas científicas de mais de 70 países. Dos 31 cientistas, sete são das unidades de São Carlos – Embrapa Instrumentação e Embrapa Pecuária Sudeste.

Na área de Ciência de Materiais, há dois pesquisadores da Embrapa Instrumentação - Luiz Henrique Capparelli Mattoso e Caue Ribeiro, que também é destaque em Química. Já na área de Engenharia e Tecnologia está Daniel Souza Corrêa.

Os quatro pesquisadores da Embrapa Pecuária Sudeste são Ana Carolina Chagas, Luciana Regitano, e Maurício Alencar, na área de Ciências Animais e Veterinária; e, José Ricardo Pezzopane, em Ciência de Plantas e Agronomia.

Para classificar os cientistas, foi utilizado o indicador denominado Discipline H-index (D-index), que considera o número de artigos e a quantidade de citações para cada área avaliada. Para fazer a seleção, foram combinados dados bibliométricos de várias fontes, incluindo OpenAlex e CrossRef. As informações foram coletadas em novembro de 2025 e abrangeram somente pesquisadores ativos, com publicações nos últimos cinco anos.

O ranking avaliou 175.448 pesquisadores em nível global, selecionados a partir de fontes de dados bibliométricos. Os requisitos consideram também prêmios, bolsas e reconhecimentos acadêmicos outorgados pelas principais instituições de pesquisa e agências governamentais.

Segundo a plataforma Research.com, o objetivo do estudo é apontar os principais especialistas em áreas específicas de conhecimento de diferentes países e, assim, inspirar jovens acadêmicos em todo o mundo, enfatizando temas de impacto para a ciência atual e tendências para o futuro.

A participação da Embrapa

A Embrapa ainda participa do ranking na área de Ciência de Plantas e Agronomia, Mariangela Hungria, Robert Boddey, Segundo UrquiagaBruno José Rodrigues AlvesJosé Ivo BaldaniVeronica Massena ReisMaria Fatima Grossi de SáMarcos Deon Vilela de ResendeSergio Miana de Faria, Miguel Borges, Rosana Pereira VianelloValeria Pacheco Batista EuclidesEder Jorge de Oliveira, Jose Renato Boucas Farias. Mariangela Hungria é citada também na área de Microbiologia e Valéria Euclides, na de Ciências Animais e Veterinária.

Na área de Ciências Animais e Veterinárias também estão os cientistas Marcos Tavares Dias,  Samuel PaivaMarcos Vinícius SilvaValeria Pacheco Batista Euclides e Gherman Araújo.

A área de Ecologia e Evolução no Brasil tem três pesquisadores relacionados: George BrownMarcelo Simon e Aldicir Scariot.

A área de Ciências Ambientais faz menção a dois pesquisadores: Joice Ferreira e Mateus Batistella.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.