SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fará três novos mutirões de avaliação pré-cirúrgica neste sábado (08/10). No total, serão 102 munícipes atendidos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga e de São Carlos, em mais uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado.
No caso das cirurgias de hérnia inguinal, 50 são-carlenses serão contemplados nesta etapa. Estas pessoas já foram contatadas pela Secretaria Municipal de Saúde e farão a retirada de seus encaminhamentos nesta sexta-feira (07/10), recebendo também as orientações dos servidores da pasta quanto aos trâmites operacionais e o fluxograma para realização do procedimento, que ainda contará, antes da marcação da cirurgia, com a execução de exames pré-operatórios.
Na mesma data, também serão assistidos outros 29 pacientes que aguardam por cirurgia oftalmológica de catarata. Estas pessoas, por sua vez, já foram uma vez para o AME Taquaritinga e agora retornam para passar com o anestesista, preparando-as em definitivo para a realização da cirurgia.
É importante destacar que, em ambos os casos, a Prefeitura de São Carlos disponibiliza transporte aos munícipes, implementando uma operação logística com um ônibus e três vans. Os pacientes com menos de 18 e mais de 60 anos têm direito a acompanhante, bem como aqueles que, porventura, apresentarem justificativa médica.
Além disso, mais 23 pessoas passarão por avaliação pré-operatória de cirurgia de varizes no AME São Carlos. Uma vez avaliados, estes pacientes serão encaminhados posteriormente para realizar a cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.
Para a secretária municipal de Saúde, Jôra Porfírio, as articulações com o governo do Estado têm auxiliado a reduzir a fila de cirurgias eletivas e, diretamente, gerado efeitos positivos na vida da população que aguarda pela realização destes procedimentos.
“Quando assumimos a Secretaria Municipal de Saúde, no final de junho, o prefeito Airton Garcia nos pediu atenção à questão das cirurgias eletivas e temos, dentro das nossas possibilidades, tentado reduzir esta fila. Somente nas parcerias com o governo do Estado, já encaminhamos quase 500 pessoas para avaliações pré-cirúrgicas fora do município e algumas delas já foram operadas, além de outros procedimentos realizados na Santa Casa de São Carlos e no Hospital Universitário conforme contratualizado. Sabemos que ainda não é o ideal, mas, aos poucos, temos conseguido reduzir algumas destas filas que se concentraram no município nos dois últimos anos em função da pandemia da COVID-19”, ressalta a secretária.