fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
São Carlos não registra caso de febre maculosa desde 2021

São Carlos não registra caso de febre maculosa desde 2021

Escrito por  Jun 18, 2023

SÃO CARLOS/SP - São Carlos não registra caso confirmado de febre maculosa desde 2021. Dados do Departamento de Vigilância em Saúde apontam o registro de 12 casos suspeitos desde 2020 e 1 confirmado com óbito em 2021, caso importado de um morador que viajou para a cidade de Mogi Mirim.
Segundo o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável, com formas clínicas leves e formas graves e elevada taxa de letalidade. A doença é causada por duas bactérias do gênero Rickettsia e a transmissão ocorre por picada do carrapato estrela, conhecido como micuins. A febre maculosa não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa por contato.
Denise Braga, chefe de Seção da Vigilância em Saúde, explica que a notícia de casos de febre maculosa, com óbitos na região de Campinas tem causado preocupação na população.
“A doença é uma infecção febril que pode ser grave e levar a morte se não for diagnosticada e tratada a tempo. Entre junho e novembro é o período de reprodução do carrapato estrela, ocorrendo o risco de transmissão através da picada. Esse carrapato pode ser encontrado em gramados, pastos, beira de lagoas, córregos e rios, em locais frequentados por capivaras, cavalos e animais silvestres. Os sintomas da febre maculosa surgem entre 2 a 14 dias depois da picada do carrapato. Se a pessoa apresentar sintomas em até 15 dias após o deslocamento a esses locais deve procurar o atendimento médico o mais rápido possível para fazer o diagnóstico precocemente e iniciar o tratamento”, orientou. 
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando parada respiratória.
Vale ressaltar que todo caso de febre maculosa é de notificação obrigatória às autoridades locais de saúde e, portanto, deve iniciar a investigação epidemiológica em até 48 horas após a notificação, avaliando a necessidade de adoção de medidas de controle pertinentes.
No surgimento dos sintomas a população deve procurar atendimento médico, para evitar o agravamento do quadro. O tratamento é realizado com antibiótico específico (com prescrição médica). 
A prevenção deve ser feita evitando o contato com o carrapato quando estiver em um local de contágio e fazer o uso de roupas claras e compridas para ajudar a identificar o carrapato, usar calçados fechados ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas, usar repelentes de insetos; verificar se os animais de estimação estão com carrapatos; e se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remover com uma pinça sem apertar ou esmagar, puxando com cuidado e firmeza. Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença.

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.