SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar (DGCH), firmou parceria com o Hospital do Coração (HCOR), de São Paulo, com benefícios técnicos/práticos e recebeu novos notebooks e aparelhos de Eletrocardiograma (ECG) para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) dos bairros Cidade Aracy, Vila Prado e Santa Felícia.
O aparelho para exames de ECG proporciona mais celeridade na assistência aos pacientes de urgência cardíaca assistidos nas UPAS e a cessão de mais aparelhos foi viabilizada pelo projeto “Boas Práticas na Atenção em Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”, implantado nas unidades com objetivo principal de qualificação do atendimento às urgências cardiovasculares por meio da realização da Tele-eletrocardiografia, Teleconsultoria Cardiológica e capacitação quanto ao manejo das principais urgências cardiovasculares.
O ECG é destinado à assistência de pacientes que chegam com dor torácica, sendo referência para esse atendimento. As UPAS de São Carlos já tinham eletrocardiogramas, porém com essa parceria, recebeu novos equipamentos, além da assistência para diagnóstico.
Agora é possível que a partir do exame os médicos do HCOR gerem um laudo em poucos minutos, diagnosticando se o paciente necessita de intervenção imediata, como o cateterismo. Caso precise, o paciente é encaminhado de imediato a Santa Casa para que seja realizado o procedimento coronariano.
O DGCH informou, ainda, que no último dia (06/10) foi realizado o treinamento com os responsáveis técnicos de enfermagem de cada UPA. A capacitação reuniu Apoio ao diagnóstico – Tele-ECG; Apoio à decisão clínica – Tele consultoria cardiológica; Sessões de Aprendizagem Virtual às equipes das unidades participantes conforme descrição na metodologia; Implementação e Monitoramento das Diretrizes de Síndrome Coronariana Aguda.
A diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar da SMS, Daniele Robles Antoneli, ressaltou que os novos aparelhos já estão em funcionamento e destacou o benefício do projeto. “O maior benefício é a qualificação dos profissionais, pois o HCor é um hospital especializado em doenças cardiovasculares. Com essa parceria todo esse conhecimento está sendo transferido para as nossas UPAS. Com consultoria o atendimento é mais assertivo e tranquiliza a equipe, porque quando se trata de doenças cardiovasculares o tempo é importante para salvar vidas”, alertou Daniele Antoneli.