Com um investimento de R$ 14,5 milhões, o projeto visa melhorar a mobilidade urbana e garantir a segurança de motoristas e pedestres
SÃO CARLOS/SP - A partir deste sábado (30), às 7h, o trânsito será liberado na nova alça rodoviária de São Carlos (SP), uma obra muito aguardada pelos moradores que promete facilitar o fluxo de veículos na região. Concluída pela Rumo, maior operadora de ferrovias do país, em parceria com a Prefeitura de São Carlos, a alça conecta a Rua General Osório ao Viaduto 4 de Novembro. O projeto, que teve duração de 12 meses e um investimento de R$ 14,5 milhões, é parte das 20 obras em andamento na Malha Paulista, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento da infraestrutura logística do estado.
A alça rodoviária tem 99,8 metros de comprimento e 6,7 metros de altura. Ela foi projetada para oferecer uma nova alternativa de acesso à população, contribuindo significativamente para o fluxo de transporte na região. A construção gerou 46 empregos diretos e 22 indiretos, reforçando o papel da concessionária como propulsora de empregos e oportunidades nas localidades onde atua.
São Carlos, um importante polo econômico e tecnológico, tem mais de 250 mil habitantes e se destaca pelo seu parque industrial e por abrigar instituições de ensino superior. Giana Custódio, gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, destaca a relevância da obra para o município. “Essa entrega demonstra o nosso compromisso em melhorar a mobilidade e a segurança na cidade, oferecendo uma infraestrutura moderna que facilitará o transporte de cargas e o trânsito de pessoas, gerando impactos positivos tanto para a economia quanto para a qualidade de vida da população local”, afirma.
“A atuação da Rumo na reforma do viaduto e na construção da alça de acesso mostra que quando a iniciativa privada e Prefeitura trabalham juntas, quem ganha é o cidadão. As parcerias são uma alternativa para a resolução de problemas na cidade”, ressalta o prefeito de São Carlos, Airton Garcia.
Sobre a Rumo - A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.